5 de Julho de 2012

JOÃO FIGUEIREDO - PINTURA - LISBOA -PORTUGAL






140.JPG

 
João Figueiredo nasceu em Lisboa em 1970. No seu percurso académico estão incluídos vários anos dedicados ao estudo de História de Arte e um curso de cinema de animação na Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciou-se em Design em 1993, pelo IADE. Frequentou o Ar.Co.

Trabalhou vários anos em publicidade e design, tendo sido responsável pela direcção artística de várias publicações e autor de inúmeras capas de autores do sucesso. Desde Vasco Graça Moura Leonor Xavier e Margarida rebelo Pinto entre muitos outros.

Em 2000, aparecem as suas primeiras naturezas-mortas na exposição "Mortas por Natureza" patrocinada, pelo BCP. Um ano depois, apresentou "Frutos Proibidos". Foi galardoado com o "Prémio Nadir Afonso" em 2004, na FACE - Feira de Arte Contemporânea do Estoril. Escolhido pelo próprio pintor. Nesse mesmo ano, a fase das naturezas mortas termina com "Lilliput Chamber" com o apoio do Barclays Bank.

Desde 2005 que desenvolve projectos de reinterpretação de obras clássicas. Tendo apresentado “Retratos da memória” em Lisboa no Grémio literário com o apoio BPN, “Renascimento do retrato” na Bienal Internacional de Arte contemporânea de Florença. Valendo-lhe uma critica de destaque na “Nova Iorque Arts Magazine”. “Again for the first time” no Ministério das Finanças em Lisboa em 2006.

Durante a sua carreira foi nomeado para várias prémios, como o “Prémio Vespeira” ou “Prémio Artur Bual”, e “Bienal de Cerveira”, recebendo em 2005 a menção honrosa do “ Prémio D. Fernando II”. Internacionalmente contam-se as presenças na BIACF Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença e na GARF - Glasgow Art Fair. No final de 2006 apresentou em Londres “Less is more” na Zizi Gallery.

No âmbito dos festejos das 7 maravilhas realizado em Lisboa, apresenta o projecto, “SEVEN – From Past to Pop” no Museu da Cidade de Lisboa, sendo uma dessas obras galardoada com a menção honrosa no “III Premio de Arte Erótica”. No porto, e no final de 2007 apresenta o seu primeiro trabalho em fotografia, “D-TALES”.

Em 2008, uma interpretação do retrato da segunda mulher de D. Pedro I do Brasil é oferecida pelo Primeiro-Ministro ao Reis da Suécia, pela ocasião da sua Visita de Estado a Portugal. Esta obra fez parte integrante da Exposição “Era um a vez em… 1808-908” no Ministério das Finanças.

2010 segue se com a primeira exposição na Câmara dos Azuis “dont tell me the Truth”. Duas exposições fora do pais estão agendadas com destaque para a PT- WOMAN-A TRIBUTE  a ser apresentada em Tóquio. Uma exposição reflexiva que pretende homenagear a mulher portuguesa. Com interpretações de retratos desde a rainha St. Isabel ate a Amália Rodrigues.





Beauty is nothing other than the promise of happiness.” Stendhal

"BROKEN PROMISE"
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
27 X 253,5 cm Assinado e datado de 2010
Sobre “Amelia de Beauharnais”de autor desconhecido






HOLLOW PROVOCATION”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “The calling” de Henry Shaffer





“BOUCING DANGER”
“BOUCING DANGER”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “A fuga” de Ben Nicholson





“COEUR INVERSÉ”
“COEUR INVERSÉ”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico 42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Maddona” de Gruber






“DARK SHYNESS”
“DARK SHYNESS”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Boudoir” de autor desconhecido






“FALLING TRIBUTE”
“FALLING TRIBUTE”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Diana” de Louis Blanchard






“KIDNAPED BEAUTY” I
 KIDNAPED BEAUTY” I
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
Tríptico 27 X 253,5 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Les oreads” de Bouguereau






“KIDNAPED BEAUTY” II
“KIDNAPED BEAUTY” II
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
Tríptico 27 X 253,5 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Les oreads” de Bouguereau






“KIDNAPED BEAUTY” III
KIDNAPED BEAUTY” III
“KIDNAPED BEAUTY”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
Tríptico 27 X 253,5 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Les oreads” de Bouguereau






“LOST PROMISE”
“LOST PROMISE”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Nanie” de Alice Neal






“PLAYING INTIMICY”
“PLAYING INTIMICY”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “A cortesã” de autor desconhecido






“PUPPETRY OF SEDUCTION”
“PUPPETRY OF SEDUCTION”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Diana” de Louis Blanchard






“THE ONE WHO COULD NOT BE”
THE ONE WHO COULD NOT BE”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Lady and the child” de Maurice Utrillo






 “TRADING INNOCENCE”
TRADING INNOCENCE”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “A leitura” de Fritz von Udhe






“WEB OF CROSSES”
WEB OF CROSSES”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Madonna” seguidor de Guido Reni






“WRONG PROFILE”
“WRONG PROFILE”
Técnica mista sobre fotografia colada em alumínio e acrílico
42 X 27 cm Assinado e datado de 2011
Sobre “Shame” de Jorgen Nash







Colecções:

Seguradora GAN
Millennium BCP
Câmara Municipal de Loures
Barclays Bank
Fundação Mário Soares
Banco BPN
Aeroporto de Lisboa, Nave
Grupo Espírito Santo, Hotéis Tivoli
Ministério das Finanças
Câmara Municipal de Sintra
Palácio Real de Estocolmo
Embaixada de Portugal no Principado de Andorra
Governo da Província do Huambo, Angola
Embaixada de Portugal em Tóquio

Países onde está representado:  Angola, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Noruega, Principado de Andorra, Reino Unido, Suécia e Suíça.





LOOK inTO ME"
De 31 de Maio a 21 de Junho 2011 THE BRIDGE GALLERY - Lisboa 



AWAY FROM ME
AWAY FROM ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








BEYOND ME
BEYOND ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








 DEFINE ME
DEFINE ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011










INSIDE ME
INSIDE ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011









LOOK INTO ME
LOOK INTO ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








NOT ALL OF ME
NOT ALL OF ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








  OVER ME
OVER ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011









 PANDORA AND ME
PANDORA AND ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








 READ ME
READ ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








SPOIL ME
SPOIL ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011







 TRY ME
TRY ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011






 WEAR ME
WEAR ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








 YOUR EYES AND ME
YOUR EYES AND ME
Técnica mista sobre Impressão Lambda em alumínio
60 cm diâmetro • assinado e datado de 2011








Individuais (selecção):

Junho 2010 • “Imatges de la memoria” • Galeria Art el Set • Andorra

Março 2010 • “Dont tell me the truth” • Galeria Câmara dos Azuis • Lisboa, Portugal

Novembro 2009 • “Amantes de Portugal” • Galeria ARTE IN • Lisboa, Portugal

Maio 2009 • “Back To The Palace” • Palácio Pombal • Lisboa, Portugal

Dezembro 2008 • “Era uma vez em… 1808 1908” • Ministério das Finanças • Lisboa, Portugal

Novembro 2007 • “D-Tales” • Galeria Solar de St. António • Porto, Portugal

Outubro 2007 • “Recent Works” • Schloss Korb Gallery • Bolzano, Itália

Julho 2007 • “SE7EN - from Past to Pop” • Museu da Cidade • Lisboa, Portugal

Dezembro 2006 • “Less is More” • Zizi Gallery • Londres, Reino Unido (apoio simmons & simmons)

Abril 2006 • “Again For The First Time” • Ministério das Finanças • Lisboa, Portugal

Novembro 2005 • “Rinascimento d’Il Ritrato” • Hotel Tivoli • Porto, Portugal

Maio 2005 • “Retratos da Memória” • Grémio Literário • Lisboa, Portugal (apoio BPN)

Dezembro 2004 • “Reflexos” • Galeria La Villa • Estoril, Portugal

Novembro 2004 • “Lilliput Chamber” • Galeria Arte Privada • Lisboa, Portugal (apoio Barclays Bank)

Novembro 2003 • “Frutos Proibidos” • Galeria Arte Privada • Lisboa, Portugal, Juntamente com Jacinto Luis

Abril 2002 • “Per(as)pectivas” • Galeria Artes e Artes • Lisboa, Portugal

Dezembro 2001 • “Mortas por Natureza” • Galeria Alcântara-Studio • Lisboa, Portugal (apoio Oni )

Novembro 2000 • “3 Séculos 2 Pinturas” • Galeria Alcântara-Studio • Lisboa, Portugal (apoio MillenniumBCP)






TRABALHOS RECENTES - 2010
Waiting for a name"
Técnica mista • 38 x 25,5 cm
Sobre “retrato de senhora”
De Leonardo Da Vinci







“THE FIRST ENGLISH MYSTERIOUS LADY”
THE FIRST ENGLISH MYSTERIOUS LADY”
Técnica mista •70 x 53 cm
Sobre Retrato de Senhora
Autor desconhecido






“LUNAR SIDE”
“LUNAR SIDE”
Técnica mista • 50 x 43 cm
Sobre Retrato de Senhora
Autor desconhecido






“GLASS INTROSPECTION”
“GLASS INTROSPECTION”
Técnica mista • 45 x 38 cm
Sobre Retrato de Senhora
Autor desconhecido







 “DONT LET ME GO”
DONT LET ME GO”
Técnica mista • 39,5 x 32 cm
Sobre Retrato de Senhor
Autor desconhecido







“OCULAR PERCEPTION”
OCULAR PERCEPTION”
Técnica mista •45 x 37 cm
Sobre Retrato de Senhor
Autor desconhecido







“FACIAL SIMULACRUM”
“FACIAL SIMULACRUM”
Técnica mista • 26 x 22 cm
Sobre Retrato de Senhora
Autor desconhecido







"Flower Iniciation"
Técnica mista • 105 x 77 cm
Sobre Retrato de senhora
Autor desconhecido







“THE 666 CHILDREN”
THE 666 CHILDREN”
Técnica mista •38 x 25,5 cm
Sobre Retrato “Madonna”
De Leonardo Da Vinci






“THE HAND OF EGO”
THE HAND OF EGO”
Técnica mista • 38 x 50,5 cm
Sobre “A virgem do rochedo”
De Leonardo Da Vinci








"loose Soul"
Técnica mista • 38 x 50,5 cm
Sobre “A senhora do arminho”
De Leonardo Da Vinci






“DOBLE MUM”
“DOBLE MUM”
Técnica mista •38 x 25,5 cm
Sobre Retrato “Madonna”
De Leonardo Da Vinci







Inner Hollowness"
Técnica mista • 38 x 25,5 cm
Sobre “A virgem do rochedo”
De Leonardo Da Vinci







"Empty as can be"
Técnica mista • 38 x 25,5 cm
Sobre “Anunciação”
De Leonardo Da Vinci







"Less important"
Técnica mista • 38 x 25,5 cm
Sobre “Mona Lisa”
De Leonardo Da Vinci







"Fake Widow"
Técnica mista •100 x 76 cm
Sobre Retrato de Madame Stael
by Francois Gerard
Chateau de Versailles, France








Pearly left-overs"
Técnica mista •98 x 79,5 cm
Sobre Retrato de senhora
Cornelis Jonson van Ceulen (1593-1661)








"LAP top"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Retrato de Senhor”
De Ingres








As folhas e a sala"
Técnica mista •29 x 25 cm
Sobre “Retrato de senhor”
De Ingres







ARTCOM 1
ARTCOM 1
Técnica mista • 70 x 50 cm
Sobre “Retrato imperatriz Amelia”
De autor desconhecido

Troféu ARTCOM ´10






ARTCOM 2
ARTCOM 2
Técnica mista • 70 x 50 cm
Sobre “Retrato imperatriz Amelia”
De autor desconhecido

Troféu ARTCOM ´10







The queen and the Macaw"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre Retrato da Rainha Catarina de Bragança









Playing Mamma"
Técnica mista •29 x 25 cm
Sobre “Madonna e menino”
De Rafael







Femina Box
Femina Box
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Madame Moitissier”
De Ingres








"Game Catch"
Técnica mista •29 x 25 cm
Sobre “Madame Pancouke”
De Ingres








Complet masked for her"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Duque de Urbino”
De Piero Della Francesca









Falling Into..."
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Senhora com véu”
De Rafael








Femina Desiving"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Banho Turco”
De Ingres






Complete masked fo him
Complete masked fo him
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre “Duquesa de Urbino”
De Piero della Francesca








"Seated Sin I"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre Retrato de Papa Júlio II
De Rafael







"Seated Sin II"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre Retrato do Papa Leo X
com Cardeais Giulio de Medici e Luigi de Rossi
De Rafael








Seated sin III"
Técnica mista • 29 x 25 cm
Sobre Retrato de Cardinal
De Rafael







Colectivas (selecção):

Junho 2010 • PT WOMAN A TRIBUTE • Eye of Gyre Gallery, Tokyo, Japão

Outubro 2009 • Autumn Exhibition • Blackheath Gallery, Londres, Reino Unido

Agosto 2007 • “XIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira” • V. N. Cerveira, Portugal

Fevereiro 2007 • Arte Madrid 2007 • Madrid, Espanha

Maio 2006 • “Glasgow Art Fair 2006” • Glasgow, Escócia

Dezembro 2005 • “Biennale Internazionale del´Arte Contemporanea” • Florença, Itália

Setembro de 2005 • “IX Prémio D. Fernando II” • Espaço Cultural S. Domingos • Sintra, Portugal

Agosto de 2005 • “XIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira” • V. N. Cerveira, Portugal
Julho de 2005 • “Prémio Vespeira” • Câmara Municipal do Montijo • Montijo, Portugal

Fevereiro 2005 • “Estoril Arte” • Galeria Arte In • Centro de Congressos do Estoril • Cascais, Portugal
Fevereiro 2005 • “Prémio Artur Bual” • Câmara Municipal da Amadora • Amadora, Portugal

Dezembro 2003 • “Estoril Arte” • Galeria Arte Urbana • Centro de Congressos do Estoril • Cascais, Portugal
Março 2002 • “Winter Festival” • Thirteen Floor Gallery • Chicago, EUA






PT WOMAN A TRIBUTE
EYE OF GYRE GALLERY 7TH to 13th JUNE 2010 TOKYO - JAPAN

At Five with the fork
At Five with the fork
"AT FIVE WITH A FORK" (2007)
113 x 92 cm
After a portrait of Queen Catarina de Bragança (1638-1705), by Sir Peter Lely
Private collection, Lisbon






Cold Mimi
Cold Mimi
"COLD MIMI" (2008)
125 x 80 cm
After a portrait of Queen Augusta Victoria (1890-1966), by Philip de Lászlo
Private collection, Azeitão






Ephemeral Lover
Ephemeral Lover
"EPHEMERAL LOVER" (2009)
80 x 60 cm
After a portrait of King Pedro V (1837-1861), by José Rodrigues







Ephemeral Queen
Ephemeral Queen
"EPHEMERAL QUEEN” (2008)
80 x 60 cm
After a portrait of Queen Estefania (1837-1859), by Karl Sohn
Private collection, Lisbon







Flag Lady
Flag Lady
"THE FLAG LADY" (2008)
106.5 x 90 cm
After a portrait of Queen Leopoldina (1797-1826), by Josef Kreutzinger
Private collection, Lisbon






Folded to marry
Folded to marry
"FOLDED TO MARRY" (2006)
51 x 41.5 cm
After a portrait of Queen Catarina de Bragança (1638-1705), by Dirk Stoop
Private collection, Lisbon






Holy courtesan
Holy courtesan
"HOLY COURTESAN" (2006)
153 x 85 cm
After a portrait of Queen Santa Isabel (1271-1336), by Zurbarán
Private collection, Lisbon







Looking for  portrait
Looking for portrait
"LOOKING FOR A PORTRAIT" (2006)
113 x 92 cm
After a portrait of Empress Isabel (1503-1539), by Titian
Private collection, Lisbon







LOVE LEGEND
LOVE LEGEND
"LOVE LEGEND" (2009)
75 x 100 cm
Representation of Queen Ines de Castro death (1320-1325)
After the painting “The death of Lucretia”, by Gavin Hamilton
Private collection, Lisbon







Mistery with a profile
Mistery with a profile
“MYSTERY WITH A PROFILE “ (2007)
92 x 61 cm
After a photo of the fado diva Amália Rodrigues (1920-1999), by an unknown author
Private collection, Lisbon







Musica queen
Musica queen
"MUSIC QUEEN" (2006)
90 x 74 cm
After a portrait of Queen Maria Barbara of Braganza (1711-1758), by Domenico Duprá
Private collection, Lisbon







primadonna II
primadonna II
“PRIMADONNA II” (2009)
127,5 x 95,5 cm
After a portrait of Queen Maria I
by an unknown author
Author Collection, Lisbon







Queen with a purpose
Queen with a purpose
"QUEEN WITH A PURPOSE" (2008)
80 x 60 cm
After a portrait of Queen Maria Isabel of Spain (1797-1818), by Vicente Lopez y Portaña
Ministry of Finances, Lisbon






Spanish Plot
Spanish Plot
"SPANISH PLOT" (2008)
91 x 75 cm
After a portrait of Queen Carlota Joaquina (1775-1830), by an unknown author
Private collection, Lisbon







The Last
The Last
"THE LAST" (2009)
109,8 x 81 cm
After a portrait of Queen Amelia de Orleans
By, Victor Corcos, 1905
Portuguese Embassy, Tokyo, Japan






Prémios: 

“ART.COM Cascais” • 1º Prémio • Câmara Municipal de Cascais • Cascais, Portugal

“III Prémio Arte Erótica 2007” • Menção Honrosa • Câmara Municipal de Gondomar • Gondomar, Portugal

“IX Prémio D. Fernando II 2005” • Menção Honrosa • Câmara Municipal de Sintra • Sintra, Portugal

“Prémio Nadir Afonso 2004” • Prémio para a melhor obra de um jovem artista, atribuído por um Júri presidido

                                                             pelo Arqt.º Nadir Afonso • Feira de Arte Contemporânea do Estoril • Cascais, Portugal





"IMATGES DE LA MEMORIA"
Galeria Art el Set - 2 de Junho a 10 de Julho - Principado de Andorra

Chastity, Beauty and Love
Chastity, Beauty and Love
Técnica mista 29 x 25 cm





Bouncing head
Bouncing head
Técnica mista 29 x 25 cm 





Fake reality
Fake reality
Técnica mista 29 x 25 cm





Mech-Mother
Mech-Mother
Técnica Mista 29 x 25 cm





Queen of arts
Queen of arts
Técnica Mista 29 x 25 cm




Seduction Box
Seduction Box
Técnica Mista 29 x 25 cm

 


 
Sorrow Stand
Sorrow Stand
Técnica Mista 29 x 25 cm

 


 

The Desire
The Desire
Técnica Mista 29 x 25 cm



 
The reformer
The reformer
Técnica Mista 29 x 25 cm

 


 Music Queen II
Music Queen II
Técnica mista 74 x 56 cm





 
 DON´T TELL ME THE TRUTH
Câmara dos Azuis - 9 de Março a 10 de Abril de 2010

.
“DON’T TELL ME THE TRUTH”
Técnica mista • 75 x 65 cm
Sobre Auto –retrato com amigo
De Rafael Sanzio 1483-1520




 

 Self Dramatica
Self Dramatica
Técnica mista 82 x 74,5 cm





Deep into tyhe unknown
Deep into tyhe unknown
Técnica mista 80 x 65 cm





 Grabed by the past
Grabed by the past
Tecnica mista 94 x 77 m





 Puppet personality
Puppet personality
Técnica mista 80 x 60 cm





 THE ARISTOCRATIC FLIRT
THE ARISTOCRATIC FLIRT
Técnica mista 90 x 70 cm





 RULER MADNESS
RULER MADNESS
Técnica mista 92 x 78 cm





 IT SEEMS TO BE
IT SEEMS TO BE
Tècnica mixta 92 x 78 cm






 AS YOU WISH
AS YOU WISH
Técnica mista 92 x 72,5 cm



 

 THE STUBBORN
THE STUBBORN
Técnica mista 92 x 72,5 cm




Em 2000, aparecem as naturezas-mortas na exposição "Mortas por Natureza" patrocinada pelo MillenniumBCP. Em 2001 apresenta "Frutos Proibidos".  Em 2004, é galardoado com o "Prémio Nadir Afonso", na FACE - Feira de Arte Contemporânea do Estoril. Nesse mesmo ano, a fase das naturezas-mortas termina com "Lilliput Chamber" com o apoio do Barclays Bank.


 Desde 2005, contando com a parceria inédita, improcedente e exclusiva da Swarovski, desenvolve projectos de reinterpretação de obras clássicas, apresentando “Retratos da Memória” em Lisboa no Grémio Literário, com o apoio BPN; “Renascimento do Retrato” na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, valendo uma crítica de destaque na “New York Arts Magazine”. Em 2006: “Again for the first time”, no Ministério das Finanças; Presença em Florença na BIACF - Bienal Internacional de Arte Contemporânea; Em Glasgow na GARF - Glasgow Art Fair; Em Londres na Zizi Gallery “Less is more”.


Em 2007, no âmbito das “7 Maravilhas”, projecto “SEVEN – From Past to Pop”, no Museu da Cidade de Lisboa, em que uma das obras é galardoada com a menção honrosa no “III Prémio de Arte Erótica”; No Porto apresenta o primeiro trabalho de fotografia, “D-TALES”.


Em 2008, uma interpretação do retrato da segunda mulher de D. Pedro I do Brasil é oferecida pelo Primeiro-Ministro ao Reis da Suécia, pela ocasião da sua Visita de Estado a Portugal. Esta obra fez parte integrante da Exposição “Era um a vez em… 1808-908” no Ministério das Finanças.


2010 inicia-se com internacionalização desta vez na Ásia onde apresenta, a convite da Embaixada Portuguesa em Tóquio o projecto PT WOMAN A TRIBUTE, onde são apresentados retratos de mulheres portuguesas, desde a Rainha Santa Isabel até à diva do fado Amália Rodrigues.





.
“SILVER STRENGTH”
Técnica mista • 96 x 78,5 cm
Sobre Retrato de Senhora
De autor desconhecido
“IRON BETRAYAL”
Técnica mista • 96 x 78,5 cm
Sobre Retrato de Jovem
De Pieter Nason 1612-1689





 
.
“POUVEZ-VOUS M´ AIMER ?”
Técnica mista • 79,5 x 69 cm
Sobre Retrato da Rainha Luisa Ulrika
De Gustaf Lundberg 1695-1786
“FLAMBOYANT CES´T MOI”
Técnica mista • 79,5 x 69 cm
Sobre Retrato de Senhor
Autor russo desconhecido



 

.
THE PRINCESS OF BABYLON”
Técnica mista • 158 x 111 cm
Sobre Retrato alegórico de uma princesa, 1755
De Nicolas Largillier
“AMAZAN DEVOTION”
Técnica mista • 158 x 111 cm
Sobre Retrato de George Desmarèes
De Per Krafft 1724-1793



 
.
THE MASTER”
Técnica mista • 56 x 33 cm
Sobre Retrato de Gerda Vult
De Richard Bergh 1858-1919
“THE BELIEVER”
Técnica mista • 56 x 33 cm
Sobre Retrato de Freddik Vult
De Richard Bergh 1858-1919





 

RAINHAS E AMANTES DE PORTUGAL"
GALERIA ART IN . LISBOA
“A ROYAL LOVER”
Técnica mista • 140 x 70 cm
Eulália de Borbón e D. Carlos I
Sobre:
“Madame Charles Max”, 1896
Boldini, Giovanni (1842-1931)
Óleo sobre tela
Museé D´Orsay, Paris






“ACT OF LOVE”
Técnica mista • 80 x 70 cm
Inês Calderón e D. Filipe III de Portugal
“La calderona”
Autor desconhecido
Óleo sobre Tela
Descalzas reales, Madrid




 

 “ECLESIASTIC LUST”
Técnica mista • 82 x 60 cm
Madre Paula e D. João V
Sobre:
Santa Clara segurando um ostensório
Luyckx or Leux, Frans (1604-68)
Óleo sobre cobre
Colecção privada




 

THE ROYAL FAKE”
Técnica mista • 70 x 50 cm
Gaby Deslys e D. Manuel II
Fotografia de Gaby Deslys
Colecção Privada




 

“LOVE LEGEND”
Técnica mista • 75 x 100 cm
D. Inês de Castro e D. Pedro I
Sobre:
“A morte de Lucrécia”
Hamilton, Gavin (1723-98)
Óleo sobre tela
Museu do Prado, Madrid





 

THE ARISTOCRAT FLIRT”
Técnica mista • 90 x 70 cm
Anne Armande du Vergé e D. Pedro II
Sobre :
Retrato da Duquesa de Northumberland
Kneller, Sir Godfrey (1646-1723)
Óleo sobre tela
Colecção Privada





 

“TROPICAL PASSION”
Técnica mista • 85 x 70 cm
Domitíla de Castro e D. Pedro IV
Sobre:
Canzi, August (1808-1886)
Óleo sobre tela
Nicolas M. Salgo Collection, EUA





 

Back To The Palace"
Palácio Pombal - Lisboa - 5 a 29 de Maio de 2009
“Bohemian Exaltation”
Bohemian Exaltation”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Retrato de Philipe Rivière
1805
Óleo sobre tela, 116 x 89 cm
Musée du Louvre, Paris, França




 

“Devotion to Sin”
Devotion to Sin”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
The Virgin with the Host
1852
Oleo sobre tela 40 x 32 cm
Pushkin Museum, Moscovo, Rússia




 

“Pandora’s Boxes”
Pandora’s Boxes”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Venus Anadyomene
1856
Óleo sobre tela, 83 x 163 cm
Musée Conde, Chantilly, França




 

“Pilgrim to love”
Pilgrim to love”
Técnica mista • 88 x 60 cm
Mademoiselle Caroline Riviere
1805
Óleo sobre tela, 100 x 70 cm
Musée Louvre, Paris, França




 

“Portraying Destiny”
“Portraying Destiny”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
Madame de Senonnes
1814-16
Óleo sobre tela, 106 x 84 cm
Musee des Beaux-Arts, Nantes, França







“Psycho impossibility”
Psycho impossibility”
Técnica mista • 86 x 69 cm
Madame Henri-Philippe-Joseph Panckouke
1811
Óleo sobre tela, 93 x 68 cm
Musée du Louvre, Paris, França
 







“Round Ménage”
 “Round Ménage”
Técnica mista • 79 x 79 cm
O banho Turco
1863
Óleo sobre tela, diam. 198 cm
Musée du Louvre, Paris, França







“Sex-Duality”
Sex-Duality”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Edipo e a Esfinge
1808-25
Óleo sobre tela, 189 x 144 cm
Musée du Louvre, Paris, França
 






“Space Flirting”
“Space Flirting”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
Princesa de Broglie
1851-53
Óleo sobre tela, 121 x 91 cm
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA
 







“Superlative Mask”
Superlative Mask”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Charles Cordier
1811
Óleo sobre tela, 90 x 69 cm
Louvre, Paris, França








“The Un-source”
The Un-source”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
The Source
1856
Óleo sobre tela, 83 x 163 cm
Musée d'Orsay, Paris, França








“Beauty, Strength and Wisdom”
Beauty, Strength and Wisdom”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
Madame Marcotte de Sainte-Marie
1826
Óleo sobre tela, 93 x 74 cm
Louvre, Paris, França








“Glowing Shyness”
“Glowing Shyness”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Madame Ingres
1859
Óleo sobre tela, 89 x 76 cm
Óscar Reinhart Collection, Winterthur








“Just Like the Miracle”
Just Like the Miracle”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Madame Moitessier
1851
Óleo sobre tela, 157 x 100 cm
National Gallery of Art, Wahinghton








“My Love as Gone”
My Love as Gone”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
A banhista
1864
Óleo sobre tela, 146 x 97 cm
Musée du Louvre, Paris, França
 







“Round Puppetry”
Round Puppetry”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
Françoise Poncelle, Madame Jacques Louis Leblanc
1823
Óleo sobre tela, 93 x 74 cm
Metropolitan Museum , Nova Iorque, EUA








“Sublime Character”
Sublime Character”
Técnica mista •28,7 x 22 cm
Madame Devaucay
1807
Óleo sobre tela, 29 x 23.5 cm
Musee Bonnat, Bayonne, França








“The Deceiving Courtesan”
The Deceiving Courtesan”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
A Grande Odalisca
1814
Óleo sobre tela, 91 x 162 cm
Musée du Louvre, Paris, França







“The Feast of Ament”
The Feast of Ament”
Técnica mista • 75 x 93 cm
Odalisca e o escravo
1842
Óleo sobre tela, 76 x 105 cm
Fogg Art Museum, Harvard University Art Museums, EUA

 





“The Self Puppet”
“The Self Puppet”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Retrato de Madame Moitessier
1856
Óleo sobre tela, 120 x 92 cm
National Gallery, Londres, Reino Unido




 

“Your Gracious Madness”
Your Gracious Madness”
Técnica mista • 28,7 x 22 cm
Retrato de Napoleão
1806
Óleo sobre tela, 259 x 162 cm
Musée de l'Armée, Paris, França









Era uma vez em... 1808 l 1908
Ministério das Finanças, Lisboa, Dezembro 2008
Laurus Nobilis
Laurus Nobilis
Técnica mista • 132 x 90 cm
“Retrato de D. João VI”
De Albertus Jacob Frans Gregórius
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa





 
Spanish Plot
Spanish Plot
Técnica mista • 91 x 75 cm
“Retrato da Rainha Carlota Joaquina”
De autor desconhecido
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa



 

Primadonna
Primadonna
Técnica mista • 123 x 91,5 cm
“Retrato da Rainha Dona Maria I”
De autor desconhecido
Palácio das Necessidades,
Ministério dos Negócios Estrangeiros




 

The Unfit
The Unfit
Técnica mista • 91 x 72 cm
“Retrato de D. João VI”
Atribuído a Domingos Sequeira
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa




 

Son of the revolution
Son of the revolution
Técnica mista • 150 x 89 cm
“Retrato de Napoleão Bonaparte”1812
De Jacques Louis David (1748-1825)
Kress Collection, Washington,
Estados Unidos da América




 

L`Embassadeur et la petite peste
L`Embassadeur et la petite peste
Técnica mista • 112,5 x 89 cm
“Retrato do General Junot
e Duquesa de Abrantes”
De Marguerite Gerard (1761-1837)
Johnny van Haeften Gallery, Londres, Reino Unido




 

Two Headed England
Two Headed England
Técnica mista • 119 x 89 cm
“Retrato do Duque de Wellinghton”
De Sir Thomas Lawrence (1769-1830)
Apsley House, The Wellington Museum, Londres, Reino Unido




 

The Liberator
The Liberator
Técnica mista • 114 x 89 cm
“Retrato do Imperador D. Pedro I”
De Henrique José da Silva (1772-1834)
Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, Brasil



 

Flag Lady
Flag Lady
Técnica mista • 106,5 x 90 cm
“Retrato de Dona Leopoldina”
De Josef Kreutzinger (1751/7-1829)
Schloss Schonbrunn, Viena, Áustria




 
Rose of the Empire
Rose of the Empire
Técnica mista • 99 x 75 cm
“Retrato de Dona Amélia de Beauharnais”
De autor desconhecido
Residência oficial do Embaixador do Brasil, Lisboa




 

The absolut plot
The absolut plot
Técnica mista • 99,5 x 82,5 cm
“Retrato De D. Miguel de Bragança”
De autor desconhecido
Turf Club, Lisboa




 

The last
The last
Tecnica mista • 109,5 x 89,5 cm
“Retrato do Emperador D. Pedro II”
de Luis de Miranda Pereira Visconde de Menezes (1820-78)
Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, Brasil




 

The Good Mother
The Good Mother
Técnica mista • 109 x 84 cm
“Retrato de Dona Maria II”
Escola Inglesa, ao estilo de Sir Thomas Lawrence
Palácio das Necessidades, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lisboa




 

King os Arts
King os Arts
Técnica mista •130 x 70 cm
“Retrato do Rei Dom carlos I”
De José Malhoa, 1890
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa




 

Mater Dolorosa
Mater Dolorosa
Técnica mista • 93 x 73 cm
“Retrato da Rainha Dona Amélia”
De Victor Corcos, 1905
Museu dos Coches, Lisboa






The Forgotten
The Forgotten
Técnica mista • 110 x 69 cm
“Retrato de D. Luis Filipe”
De autor desconhecido
Turf Club, Lisboa







The betrayed
The betrayed
Técnica mista • 110 x 74 cm
“Retrato de D. Manuel II”
De Henrique Medina
Fundação Casa de Bragança, Vila Viçosa



 

Cold Mimi
Cold Mimi
Técnica mista • 125 x 80 cm
“Retrato de D. Augusta Victoria”
De Philip de László
Colecção Conde Karl Robert Douglas, Suíça







Obras /2008
Ephemeral Queen
Ephemeral Queen
Técnica mista • 80 x 60 cm
“Rainha D. Estefânia”
Óleo sobre tela, 68 x 37 cm
Palácio Nacional da Ajuda




 
Matter
Matter
Técnica mista • 98,5 x 68,5 cm

“Retrato de Senhora” de Fra Fillipo Lipi
Galerias Uffizi



 

O limiar do Chique
O limiar do Chique
Técnica mista • 54 x 63 cm
“Hortense de Beauharnais”
Óleo sobre tela, 70 x 49 cm, 1808
De Anne-Louis Girodet-Trioson
Rijksmuseum, Amsterdão






Visita oficial Reis da Suécia
Presente oficial do Primeiro Ministro aos Reis da Suécia, 2008
The Imperial Rose of an Order
The Imperial Rose of an Order
Tecnica mista
125 x 90 cm
"Retrato de D. Amelia de Beauharnais"
óleo sobre tela 74 x 61 cm
de autor desconhecido
Palacio Nacional de Queluz







 
"D-TALES digital tales"
Galeria Artes no Solar de Stº António, Porto, 2007
“Missing Lady”
“Missing Lady”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
42 x 56 cm
In “Missing Piano” de “Retratos da memória” 2005




 

"A Drink for Lisa"
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada
42 x 57 cm
In "Cherrylisa" de "Retratos da memória" 2005





 
"Apple game"
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada
42 x 56 cm
In "Barock Socker" de "Retratos da memória" 2005
 


 

"Cherry Neck"
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada
57 x 42 cm
In "Cherry Necklace" de "Retratos da memória" 2005
 


 

"Cupid Legs"
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada
42 x 56 cm
In "Barock Socker" de "Retratos da memória" 2005




 

"Love has a secret"
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada
42 x 31 cm
In "Cherry Necklace" de "Retratos da memória" 2005



 

“Faith”
Faith”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
42 x 57 cm
In “Embassadors of destiny” de “Renascimento do retrato” 2006
 



 

“Galatea Behind”
Galatea Behind”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
57 x 42 cm
In “Sliced Galatea” de “Retratos da memória” 2005
 




 
“Kiss my hand”
Kiss my hand”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
42 x 59 cm
In “Embassadors of destiny” de “Renascimento do retrato” 2006



 

“Lust”
“Lust”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
33 x 50 cm
In “Capitulation of Eve” de “Again for the first time” 2005
 



 
“Ninfa Distortion”
Ninfa Distortion”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
59 x 90 cm
In “Ninfimas” de “Again for the first time” 2006
 



 
“Pillow Talk”
“Pillow Talk”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
56 x 42 cm
In “Sliced Odalisque “Retratos da memória” 2005




 

“Reflecting”
“Reflecting”
Impressão digital em papel fotográfico, intervencionada,
28 x 42 cm
In “Regret” de “Again for the first time” 2006




 

"Seven - From Past to Pop"
Museu da Cidade, Lisboa, 2007
“Outer Sinner”
Outer Sinner”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“São Sebastião”
Giovanni Mansuetti (1485-1527)
Óleo sobre madeira, 84 x 92 cm. C. 1490 - Galeria da Academia, Veneza, Itália

“Inner Sanctum”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato de Robbie Williams”
De AllPosters - Autor desconhecido
2005
São Sebastião (França, 256 - 286) Foi mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino. De acordo com Actos apócrifos, Sebastião era um soldado que se teria alistado no exército romano por volta do ano de 283 da nossa era. Diocleciano, ignorando tratar-se de um cristão, designou-o capitão da sua guarda pessoal a Guarda Pretoriana. Cerca de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas: que se tornaram uma constante na sua representação.



 
“Alter-Ego”

Alter-Ego”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato de Madame Moitessier”
Jean Auguste Ingres
(1471-1528)
Óleo sobre tela, 120 x 92 cm. C. 1856 - National Gallery, Londres, Reino Unido

“Super -Ego”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato de Audrey Hepburn”
Fotograma do filme “Breakfast at Tiffany's”
De Blake Edwards
1961
 Marie-Clotilde-Inès de Foucauld Nasceu em 1821 e casou com Sigisbert Moitessier, um abastado banqueiro. Marie-Clotilde, mulher frívola e de excessos tinha na sociedade de então uma imagem de mundana. Era conhecida pelas contínuas festas que oferecia e foi detentora de grande e valiosa colecção de jóias. Quando Moitessier em 1844 lhe pediu que pintasse a sua mulher, Ingres recusou. Quando a conheceu rendeu-se à sua beleza e aceitou pintar madame Moitessier. O retrato foi deixado inacabado, até 1851, quando finalmente se decidiu a terminá-lo. O retrato é influenciado pela arte do Renascimento. Tal poderá sugerir que para Ingres, a madame Moitessier representava o ideal da beleza clássica. Um retrato de Ticiano, na National Gallery, Londres, poderá ter sido a fonte de inspiração para a execução do perfil reflectido num espelho. Apesar da superioridade da obra, Ingres acreditava que o retrato era uma forma de arte menos elevada. Alter ego pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa. Para a psicologia, o alter-ego é um outro eu automático. Super ego é inconsciente, é a censura que a sociedade e a cultura impõem, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão. 


 

 
“Dissecting beauty”
“Dissecting beauty”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Nascimento de Venus”
Sandro Botticelli (1444-1510)
Auto-retrato com 28 anos
Óleo sobre madeira, 278 x 172 cm. C. 1485
Galerias Uffizi, Florença, Itália

Nascimento de Vénus A pintura representa Vénus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega. No quadro, a deusa numa concha, é empurrada para a margem pelos Ventos de Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Especialistas argumentam que a nudez da deusa não representa a paixão terrena, carnal, mas sim a paixão espiritual. A obra, já considerada pagã, foi pintada numa época em que a grande parte da produção artística era dedicada a temas religiosos. Chega por isso a ser surpreendente que tenha escapado às fogueiras de Savanarola, onde foram consumidas outras obras de Botticelli. O pescoço é por ventura demasiado longo e o ombro esquerdo posiciona-se num ângulo anatomicamente improvável. Desconhece-se se tais detalhes constituíram erros artísticos ou criação artística...


 

“Who Am I”

Who Am I”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Auto retrato”
Duerer, Albrecht (1471-1528)
Auto-retrato com 28 anos
Óleo sobre madeira, 67 x 49 cm. C. 1500 - Alte Pinakothek, Munique, Alemanha

“Unveiling Me”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato de Beckham” de Edward Burens para
Campanha Publicitária Diesel
2005

Albrecht Dürer (Nuremberga, 1471 —1528) Nascido na Alemanha, Dürer ficou conhecido como gravador, pintor e ilustrador. Em 1512 é nomeado pintor de corte de Maximiliano I da Germânia. Em 1520, depois da morte do imperador, parte para os Países Baixos, tendo visitado numerosas cidades do Norte e conhecido pintores e homens de Letras, entre os quais Erasmo de Roterdão. Nos últimos anos da sua vida, em Nuremberga, trabalhou em tratados teóricos, já que os seus interesses, comungando do espírito humanista do Renascimento, abrangiam vários campos: a matemática, a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação. 



 

“Profiling a Mystery”

Profiling a Mystery”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato da Duquesa de urbino”
Piero Della Francesca
(1471-1528)
Óleo sobre madeira, 67 x 49 cm
Galerias uffizi, Florença, Itália

“Mystery with a profile”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato de Amália Rodrigues”
Autor desconhecido
Gentilmente cedida pelo Museu do Teatro
1967


Duquesa de Urbino, Battista Sforza A mulher renascentista dedica grande atenção à sua beleza, dando particular destaque ao cabelo. Esta era uma arte refinada, sobretudo em Veneza, onde um louro, com laivos de vermelho, era especialmente apreciado. Para exaltá-la, juntavam-lhe preciosas jóias, também elas, criadas segundo cânones de harmonia, proporção e decoro. O Renascimento é um período de empreendimento e grande actividade para a mulher. Na vida de corte dita as leis na moda, adequa-se ao fausto imperante, mas não se esquece de cultivar a sua mente, participando activamente nas belas artes; tem capacidades discursivas, filosóficas e polémicas. Battista Sforza é exemplo disso. A sua representação em perfil passa pela afirmação do seu poder como mulher e ser humano; tal como na numismática contemporânea, também aqui o perfil funciona como símbolo da sua individualidade, e grandeza social


 

“Love, Portraying Himself”
“Love, Portraying Himself”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Pigmalião e Galateia”
Jean-Leon Gerome (1824-1904)
Óleo sobre tela, 67 x 49 cm
Vesoul, Paris, França

“Self-Love-Portrait”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Retrato do Autor”
De Pedro Correia da Silva
2007
 
 Lenda de Pigmalião e Galateia O poeta romano Ovídio nas suas Metamorfoses conta a história de um escultor, chamado Pigmalião, que fez uma estátua de marfim de uma mulher onde tentou representar o ideal da beleza e de todas as virtudes femininas; a esta deu o nome de Galateia. Pigmalião conferiu à sua obra tal beleza que acabou por se apaixonar loucamente por ela. Perdido de amores pela escultura, Pigmalião pediu aos deuses que insuflassem vida àquele corpo de marfim e o transformassem numa mulher de carne e osso. Vénus ouviu os seus pedidos e, enternecida, decidiu conceder o desejo ao escultor. A história de Pigmalião inspirou numerosos artistas. O compositor barroco francês Jean-Philippe Rameau escreveu uma ópera com esse nome que é considerada a sua obra prima. O pintor francês Jean-Léon Gerome pintou o momento da transformação num quadro famoso e o irlandês George Bernard Shaw escreveu uma peça intitulada Pigmalião. O cinema viria a adaptar esta peça em 1964 pela mão de George Cukor, que adaptou a versão musical, conhecida por My Fair Lady. O filme, transformou-se num clássico e ganhou oito Óscares.



 

“A Puppet-Madonna Caring”
A Puppet-Madonna Caring”
Técnica mista sobre Ready-made em platex,
92x61 cm
“Madonna com menino e Anjos”
Fra Filippo Lippi (1457-1465)
Tempera sobre madeira, 95 x 62 cm. C. 1500 - Galerias Uffizi, Florença, Itália

A Virgem e o Menino A Virgem e o Menino são o ícone central do cristianismo. A sua mais antiga representação poderá ser a pintada nas catacumbas de Priscilla em Roma. Ali, a Virgem aparece sentada com o Menino ao colo, enquanto dirige o olhar para o espectador. Durante os séculos XII e XIII com a crescente veneração pela Nossa Senhora, surgiu também uma maior variedade de formas para A representar. Das várias representações iconográficas desenvolvidas ao longo dos tempos, esta surge como um clássico. Aqui, a Virgem aparece entronizada com vestes de pérolas com o Menino ao colo estendendo a mão para oferecer a sua bênção




 

12 Chapters"
Galeria Vol, Serpa, 2006
Lc 2 15-16
Lc 2 15-16
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Madonna and child"
by Leonardo Da Vinci



 

Lc 1 26-28-31
Lc 1 26-28-31
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"St Catherine of Alexandria"
by Rafae



 

Gn3 1-2
Gn3 1-2
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of young man" by Leonardo Da Vinci



 


Gn 3 1-5
Gn 3 1-5
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of jane Seymour" by Holbein





 

Gn 2 18-19
Gn 2 18-19
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"A leda and the swan"
by leonardo Da Vinci




 

Ap 12 1-3
Ap 12 1-3
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portriat od man" by Rafel




 

Gn 1 1-5





Mt 2 13-17
Mt 2 13-17
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of Prince edward" by Holbein




 

Sab 4 1-6
Sab 4 1-6
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Miss Constable" by George Romney





 

Lc4 1-5
Lc4 1-5
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of man" by Holbein




 

Mt 14 6
Mt 14 6
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Lady of the Unicorn" by Rafael





 

Mt 27 19-20
Mt 27 19-20
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of Lais of Corintia" by Holbein




 

Mt 27 57-61
Mt 27 57-61
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of Madalena Doni" by Rafael



 

Mt 5 27-29
Mt 5 27-29
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Portrait of a lady with veil" by Rafael




 

Sab 1 12-18
Sab 1 12-18
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Nicolas Kratzer" by Hans Holbein





 
Sliced Seduction
Sliced Seduction
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"St. John Baptist" by Caravaggio




 

Sliced Seduction
Sliced Seduction
Técnica mista sobre papel
42 x 29,7 cm
"Amore vincit omnia" by caravaggio




 

Less is More"
Zizi Gallery, Londres, 2006
"The strongest will"
Técnica mista sobre ready-made
113 x 93 cm
"Queen Mary I" (1516-58) 1554
Óleo sobre tela
Sir Anthonis Van Dashorst (Antonio Moro), 1517
Prado, Madrid




 

La pregnant Ferroniere
La pregnant Ferroniere
Tecnica mista • 81x 61 cm
Retrato de Cecilia Gallerani
(Senhora com o arminho) 1483-90




 

Mrs Morley and Mrs Freeman"
Técnica mista sobre ready-made
133 x 93 cm
"Sarah, Duchess of Marlborough playing cards
with Lady Fitzharding, 1681"
Óleo sobre tela
Kneller, Sir Godfrey 1646-1723
Blenheim Palace, Oxfordshire



 

rest in pieces
rest in pieces
Tecnica mista • 61 x 81cm
“Venus” de Velásquez
National Gallery, Londres




 

"Rendez-vous"
Técnica mista sobre ready-made
31 x 23 cm
"Duas Senhoras no banho"
Óleo sobre madeira, 129 x 97 cm c. 1575-1600
Escola Fontainebleu, 1527-1594
Galeria Degli Uffizi, Florença




 

"Curious Fear"
Técnica mista sobre ready-made
31 x 23,5 cm
"Retrato de um homem"
Óleo sobre madeira, 86,6 x 66,4 cm c. 1529,
Maarten van Heemskerck, 1498-1574
Museu de Rijks, Amesterdão



 

"Fake Virgin"
Técnica mista sobre ready-made
45,5 x 37 cm
"A virgem em oração"
Óleo sobre tela, 73 x 58 cm c. 1640-50,
Sassoferrato, 1609-1685
National Gallery, Londres



 


Mr Flamboyant"
Técnica mista sobre ready-made
61 x 49,5 cm
"Mademoiselle Sallé"
Óleo sobre tela, 81 x 64 cm, 1753, de La Tour
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa



 


"Music Queen"
Técnica mista sobre ready-made
90 x 74 cm
"Maria Barbara de Braganza" (d. 1758) Rainha de Espanha
Óleo sobre tela
Dupra, Domenico, 1689-1770
Prado, Madrid




 

One mistress only"
Técnica mista sobre ready-made
65 x 51 cm
"Queen Elizabeth I"
Óleo sobre tela, 127 x 99 cm c. 1600, de autor desconhecido
National Portrait Gallery, Londres



 

"PC Marriage"
Técnica mista sobre ready-made
26 x 29 cm
"Retrato de Angélica e António Mongez"
Óleo sobre tela, de David, 1748-1825
Museu do Louvre, Paris



 

"Planned Seduction"
Técnica mista sobre ready-made
51,5 x 35 cm
"La Baigneuse de Valpinçon"
Óleo sobre tela, 140 x 95 cm c. 1808,
Ingres, 1780-1867
Museu do Louvre, Paris




 

Cupid Kissing the moon
Cupid Kissing the moon
Tecnica mista • 47 x 37 cm
“The First kiss”
Oleo sobre tela, 73 x 58 cm
Bouguereau William Adolphe, (1825-1905)
Musèe D´Orsay, Paris



 


At Five
At Five
tECNICA MISTA • 110 x 90 cm
“Retrato da rainha Catarina de Bragança”
(1638-1705)
Oleo sobre tela de Sir Peter Lely,
(Studio of.) c. 1665
Private Collection




 

Venus Recreation
Venus Recreation
Tecnica mista • 61 x 81 cm
“Nasciemento de Venus”
oleo sobre tela,
de Alexandre Cabanel (1824-1889)
Dorsay Museum, Paris



 

"Menos é Mais"
Galeria Fitares, Camara Municipal de Sintra, 2006
Warrior of love
Warrior of love
Técnica Mista • 35 x 20 cm
“Portrait of a lady”
Oil on wood 42 x 29 cm C. 1530
by Lucas Cranach, the elder, 1472-1553
Galeria degli Uffizi, Florence

 

 




 




 

Dilema
Dilema
Técnica mista • 39 x 29,5 cm
“Retrato de James de Rothschild”
Oil on panel, c. 1848, byIngres




 

Hidden Tears
Hidden Tears
Técnica mista • 34 x 27 cm
“Heating hands”
Oil on canvas 97 x 81 cm, c. 1650,
by César Boetius Van Everdingen, 1617-1678
Rijks museum, Amesterdam






 Hole in history
Hole in history
Técnica mista • 35 x 26,5 cm
“Portrait of Rembrandt Mother"
Oil on panel, C. 1630,
by Gérard Dou, 1613-1675






Lucrezia Pupettry
Lucrezia Pupettry
Técnica mista • 50 x 32 cm
“Portrait of Lucrecia Panciatichi”
Oil on canvas
by Agnolo Bronzino
Galeria Degli Uffizi, Florence






Masked by a tought
Masked by a tought
Técnica mista • 38,5 x 29,5 cm
“Madame Devouçay”
Oil on canvas, 75 x 57 cm C. 1807,
by Ingres, 1780-1867
Conde Museum, Chantilly








Red Emptiness
Red Emptiness
Técnica mista • 38,5 x 29 cm
“Madame Aymon”
Oil on canvas 57 x 47 cm C. 1806,
by Ingres, 1780-1867
Private Collection, Paris







Sneak Pick
Sneak Pick
Técnica mista • 87 x 54 cm
“Portrait of young girl”
Oil on wood, 44 x 32 cm, 1485,
by Domenico Ghirlandaio
Calouste Gulbenkian Museum, Lisboa






The plot
The plot
Técnica mista • 68 x 48 cm
“Portrait of young girl”
Oil on canvas, 76 x 57 cm, C. 1516
by Giuliano Bugiardini
Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon






Tiziano Wish
Tiziano Wish
Técnica mista sobre Ready-made • 36 x 51 cm
“Venus de Urbino”
Oleo sobre tela, 119 x 165 cm, c. 1538
Tiziano Vecellio (1488-1576)
Galleria degli Uffizi, Florença







Two Reasons
Two Reasons
Técnica mista • 34,5 x 26,5 cm
Oil on canvas 79,7 x 63,5 cm, c. 1515,
by Ticiano Vecellio, 1488-1576
Galeria Degli Uffizi, Florence







"Again For The First Time"
Ministério das Finanças, Lisboa, 2006

Capitulation of Eve
Capitulation of Eve
Técnica mista sobre ready-made em platex
121x91 cm
“Leda e o cisne” de Leonardo da Vinci






Looking for a portrait
Looking for a portrait
TIZIANO, Vecellio (1485/89-1576)
Imperatriz Isabel de Portugal -1548
Óleo sobre tela, 117 x 98 cm
Museo del Prado, Madrid





Holy Courtisan
Holy Courtisan
Técnica mista sobre ready-made em platex
153x85 cm
“Retrato Rainha Santa Isabel” de Zurbaran






Theofany
Theofany
Técnica mista sobre ready-made em platex
180 x 150 cm
Painéis de são Vicente de Nuno Gonçalves





Ephifany
Ephifany
Técnica mista sobre ready-made em platex
180 x 150 cm
Painéis de são Vicente de Nuno Gonçalves






Ninfimas
Ninfimas
Técnica mista sobre ready-made em platex 61x43 cm
“Piscina num harem” de Jean Leon Gerome






Table Dancer
Table Dancer
Técnica mista sobre ready-made em platex
81x61 cm
“Nascimento de Vénus” de Bouguereau






The Secret Memories
The Secret Memories
Técnica mista sobre ready-made em platex
51x36 cm
“Adão e Eva” de Lukas Cranach o velho







Almost Ready
Almost Ready
Técnica mista sobre ready-made em platex 74x91cm
“Retrato de Catarina de Bragança”
de Sir Peter Lely
Colecção Privada







Awakening
Awakening
Técnica mista sobre ready-made em platex
51x36 cm
“Baco” de Caravaggio







Bar coded Venus
Bar coded Venus
Técnica mista sobre ready-made em plate
91x121 cm
“Nascimento de Vénus” de Botticelli







Bon-Ace
Bon-Ace
(Jogo de cartas do séc. XVI com 4 cartas)
Técnica mista sobre platex • 44x32 cm
“Retrato de jovem” de Ghuirlandaio







Covered Seduction
Covered Seduction
Técnica mista sobre ready-made em platex
81x61 cm
“La Belle Ferroniere” de Da Vinci






Folded to marry
Folded to marry
Técnica mista sobre ready-made em platex
51 x 41,5 cm
“Catarina de Bragança” de Dirk Stoop






Half Sin
Half Sin
Técnica mista sobre ready-made em platex
82 x 71,5 cm
“Baco” de Caravaggio









Hiding from love
Hiding from love
Técnica mista sobre ready-made em platex
65x95 cm
“Homem na rocha” de Flandrin






Last Decision
Last Decision
Técnica mista sobre platex • 80 x60 cm
“Sir Thomas More” de Holbein






Lucrecia Borgia Punishment
Lucrecia Borgia Punishment
Mixed media on “ready-made” • 62 x 47 cm
“Portrait of Lucrecia Borgia” by Bronzino






Maskarade
Maskarade
Mixed media on “ready-made” • 70 x 50 cm
“Portrait of young lady” by Giuliano Bugiardini






Modern Venus
Modern Venus
Técnica mista sobre platex • 58 x 47 cm
“Cupido queixando-se a venus” de Cranach





Mr PHD
Mr PHD
Técnica mista sobre ready-made em platex
51x71 cm
Frederick Gustavus Burnaby” de James Tissot






Ola Maja II
Ola Maja II
Técnica mista sobre ready-made em platex
62x81 cm
“La Maja desnuda” de Goya







Osmoses
Osmoses
Mixed media on ready-made
34x49 cm
“Duke of Urbino” by Piero della Francesca






Prelude
Prelude
Técnica mista sobre ready-made em platex
36x51 cm
“Vénus e cupido” de Tizian






Regret
Regret
Técnica mista sobre ready-made em platex
58x47 cm
“Virgem em oração” de Sassoferato






Sensual Hollow
Sensual Hollow
“Sensual Hollow”
Técnica mista sobre ready-made em platex
69x99 cm
“Vénus de Urbino” de Tiziano






To be or not to be
To be or not to be
Técnica mista sobre ready-made em platex
50x70 cm
“Shakespeare” de John Taylor






waiting
waiting
Mixed media on “ready-made” • 65 x 47 cm
“Madonna and child” by Leonardo da Vinci





"O renascimento do retrato"
Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, 2005

return of maria
return of maria
Tecnica mista sobre ready-made
190 x 120 cm






"Trinity"
Técnica mista sobre ready-made
90 x 90 cm







"Memoria Historia"
Porto, 2005

and white
and white
Acrilico sobre ready-made
35 x 20 cm






Black and...
Black and...
Acrilico sobre ready-made
30 x 20 cm





Flattering Lady
Flattering Lady
Acrilico sobre tela
90 x 90 cm





Glimpse of a Perfect Lover
Glimpse of a Perfect Lover
Acrilico sobre ready-made
36 x 80 cm





La Bagneuse
La Bagneuse
Acrilico sobre ready-made
22 x 16 cm





Mockery of the Macaw
Mockery of the Macaw
Acrilico sobre ready-made
68 x 80 cm




The Climbers
The Climbers
Acrilico sobre ready-made
52 x 72 cm




Untrue Lover
Untrue Lover
Acrilico sobre ready-made
80 x 60 cm




"Renascimento do Retrato"
Hotel Tivoli, Porto, 2005

Enlacement
Enlacement
Técnica mista sobre platex
89,5 x 78,1 cm
“Senhora e criada” de Vermeer






In vino veritas
In vino veritas
Técnica mista sobre platex
73 x 58 cm
“Retrato de Sara Hessix” de Frans Hals



Playing Madonna
Playing Madonna
Técnica mista sobre platex
58 x 47 cm
“Virgem em oração” de Sassoferato





Virgin Venus
Virgin Venus
Técnica mista sobre platex
36 x 80 cm
“Venus” de Velasquez






Adams Redenption
Adams Redenption
Técnica mista sobre platex
81 x 53 cm
“Baptismo de Cristo” de Piero Della Francesca





Convinience Marriage
Convinience Marriage
Técnica mista sobre platex
90x70cm
“Casal Arnolfini” de Van Eyck






Dissecting Putti
Dissecting Putti
Técnica mista sobre platex
58 x 98 cm
“Amor e grinaldas de flores” de Maratta





Handled Catherine
Handled Catherine
Técnica mista sobre platex
73 x 58 cm
“Santa Catarina” de Van der Weyden





Lack Of Love
Lack Of Love
Técnica mista sobre platex
42 x 37 cm
“Retrato de jovem” de Ghuirlandaio





Lucrecia Borgia Punishment
Lucrecia Borgia Punishment
Técnica mista sobre platex
62 x 47 cm
“Retrato de Lucrecia Borgia” de Bronzino





Maskarade
Maskarade
Técnica mista sobre platex
70 x 50 cm
"Retrato de jovem” de Giuliano Bugiardini





Masked personality
Masked personality
Técnica mista sobre platex
60 x 45 cm
"Retrato de jovem” de Ghuirlandaio






Pear Profile
Pear Profile
Técnica mista sobre platex
100 x 67 cm
“Retrato de jovem” de Ghuirlandaio






Pearled Mouth
Pearled Mouth
Técnica mista sobre platex
100 x 67 cm
"Retrato de jovem” de Ghuirlandaio






Plot Lady
Plot Lady
Técnica mista sobre platex
73 x 57 cm
“Retrato de Eleonora de Toledo” de Agnolo Bronzino







Secret Lady
Secret Lady
Técnica mista sobre platex
100 x 67 cm
"Retrato de jovem” de Ghuirlandaio






The Gossiper
The Gossiper
Técnica mista sobre platex
61 x 46 cm
“Senhora com leque” de Peter Paul Rubens






The Sorceress
The Sorceress
Técnica mista sobre platex
62 x 47 cm
“Retrato de Cecilia Gallerani” de Leonardo da Vinci






"Retratos da Memória"
Grémio Literário, Lisboa, 2005


Cherry Necklace"
Técnica mista sobre ready-made em platex
87 x 54 cm






Anatomized by Nature"
Técnica mista sobre ready-made em platex
78x78 cm





;[ING]
;[ING]"Ocidental Burka"
;[ING]Mixed Media on ready-made
68 x 48 cm
“Portrait of a lady” by Bugiardini







"Missing Piano"
Técnica mista sobre ready-made em platex
87 x 54 cm





Sem título
Sem título







Cheerylisa"
Técnica mista sobre ready-made em platex
70 x 50 cm





;[ING]
;[ING]"Bohemian Bugiardini"
;[ING]Mixed Media on ready-made
68 x 48 cm
“Portrait of a lady” by Bugiardini







The Giver"
Técnica mista sobre ready-made em platex
87 x 54 cm





The Keeper
The Keeper
Acrílico sobre papel em platex e brilhantes
87 x 54 cm





;[ING]
;[ING]"A Divine Source"
;[ING]Mixed Media on ready-made
90 x 74 cm
“The Emaus supper” by Caravaggio






;[ING]
;[ING]"Anatomized by Nature II"
;[ING]Mixed Media on ready-made
78 x 78 cm





;[ING]
;[ING]"Cat Woman"
;[ING]Mixed Media on ready-made
47 x 56 cm
“Portrait of mademoiselle Sallé” by La Tour








;[ING]
;[ING]"Cheerysh Love"
;[ING]Mixed Media on ready-made
87 x 54 cm
“Portrait of a lady” by Guirlandaio






;[ING]
;[ING]"Dissertation Lady"
;[ING]Mixed Media on ready-made
78 x 78 cm
“Lady with fan” by Alexander Roslin





;[ING]
;[ING]"Eclesiastic Fruit"
;[ING]Mixed Media on ready-made
73 x 58 cm
“Portrait of Sara Hessix” by Frans Hals






;[ING]
;[ING]"Equilibrium"
;[ING]Mixed Media on ready-made
70 x 50 cm
“The astronumos” by Vermeer





;[ING]
;[ING]"Moon Lady"
;[ING]Mixed Media on ready-made
68 x 48
“Portrait of a lady”by Bugiardini






;[ING]
;[ING]"Pear Profile"
;[ING]Mixed Media on ready-made
87 x 54 cm
“Portrait of a lady” by Guirlandaio






;[ING]
;[ING]"Private Passion"
;[ING]Mixed Media on ready-made
102 x 54 cm





;[ING]
;[ING]"Sliced Galatea"
;[ING]Mixed Media on ready-made
89 x 61 cm
“Galatea” by Buguereau





;[ING]
;[ING]"Sliced Odalisque"
;[ING]Mixed Media on ready-made
77 x 94 cm
“Odalisque” by Ingres






;[ING]
;[ING]"Sparkling Lady"
;[ING]Mixed Media on ready-made
102 x 58 cm
“Portrait of a Lady and a man in a casement” by Fra Fillipo Lipi




WWW.JOAOFIGUEIREDO.COM

















 
















 

 












































































 




























 























































 












  





















































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário