10 de fevereiro de 2012

CATARINA GUSHIKEN - ART - BRASIL




Catarina Gushiken nasceu em 1981 na cidade de São Paulo, Brasil. Graduada em design de moda, atuou por sete anos (2001 - 2007) como designer da marca Cavalera, tendo inclusive coordenado a equipe de criação, participando de eventos como Semana de Moda e São Paulo Fashion Week. Hoje está a frente do seu próprio estúdio, um espaço conceitual onde desenvolve diversos projetos de arte, ilustração e moda. Seus produtos são exclusivos e sua arte pode ser aplicada em diversos suportes como por exemplo papel, paredes e tecidos. Quando o assunto é moda, as técnicas utilizadas em seu processo criativo são diversas; desde estamparia digital até pinturas feitas à mão, trazendo à tona um trabalho extremamente delicado e artesanal. Adora ensinar, compartilhar conhecimento, o que explica o fato de ter sido integrante do corpo docente do IED Brasil (Istituto Europeo di Design) e hoje possuir um ambiente especial no estúdio onde dá aulas de
ilustração com atendimento exclusivo

Catarina Gushiken é ilustradora, nasceu, trabalha e ama São Paulo. Começou sua carreira em design de moda, chegando a assumir a coordenação de estilo da marca Cavalera. Apesar da formação em moda, sua paixão sempre foi a ilustração, que foi o caminho escolhido definitivamente em 2007, quando inaugurou seu estúdio próprio.
Hoje em dia, o Estúdio Catarina Gushiken, desenvolve muito mais do que trabalhos em ilustração. Uma artista híbrida e versátil, que repagina espaços, cria cenários, paredes, objetos e aplica sua arte em múltiplas plataformas. Dedica-se a projetos sob encomenda, trabalhos e exposições pessoais.
Tem como clientes Época, Brastemp, C&A, TIM, Cirella, Dalutex, SESC, Pitty, Reinaldo Lourenço entre outros.
Reserva também, um espaço especial, totalmente voltado para aulas de ilustração, e abre as portas para quem deseja conhecer esse universo criativo de perto. A Cata, como os alunos e amigos costumam chamá-la, pode acompanhá-los pessoalmente por um passeio pelo estúdio, uma casa que tem ilustrações, móveis e objetos criados por ela espalhados por toda parte. Será um prazer receber você aqui!

o pássaro



































 Através da manifestação do ritmo, curvas e formas que movimentam a energia feminina, a mulher se torna diálogo, meio e símbolo.  Nesta intervenção, a artista apresenta as figuras de beleza, chamadas no Ukiyo-e de Bijingas, em um universo entranhado por suas memórias afetivas ligadas aos avós japoneses e sua constante necessidade de desabrochar




Apaixonada por moda, ilustração e design, Catarina Gushiken começou a trabalhar logo cedo. Aos 16 anos, foi assistente de arte da revista Show Bizz. Aos 17, entrou para o time da grife Cavalera como estagiária e depois assumiu a coordenação de estilo. Foram sete anos de dedicação e muita aprendizagem. Hoje Catarina é dona de seu próprio estúdio, onde desenvolve projetos de design e cria peças de roupas com estampas lindas e exclusivas. A criatividade da ilustradora transborda em referências orgânicas distorcidas. Sua cartela de cores e a impressão de movimento de seus desenhos traduzem uma atmosfera de sonho, leve como um desejo. Entre as técnicas que Catarina utiliza para transmitir suas criações estão os mais variados materiais, como aquarela, nanquim, pastel seco, tinta de tecido e até tinta acrílica de parede. Todos os recursos parecem válidos para colocar no papel o traço livre e ousado dessa artista. Entre seus últimos trabalhos, está o painel pintado ao longo do São Paulo Fashion Week outono-inverno 2009, na rampa de acesso ao primeiro andar da Bienal. A convite de um dos patrocinadores do evento, ela trouxe todas suas cores e talento para a semana de moda. Um show!



A herança japonesa em Catarina Gushiken
Por Beatriz Lordello
O Brasil é palco da maior imigração japonesa no mundo. Contando com 1,5 milhão de nikkeis, a cultura nipônica deixou marcas profundas na sociedade brasileira, bem como em sua produção artística. Um dos exemplos mais interessantes da atualidade é o trabalho da artista nipo-brasileira Catarina Gushiken que não dissimula sua relação com sua ascendência. Desde os primeiros traços, observa-se na sua obra a influência das estampas japonesas, do Ukiyo-e e do Shunga-e, como atesta a sensualidade de suas personagens femininas, próximas das gravuras eróticas de Utamaro. Em West encouters East, documentário que mostra o encontro da cultura asiática com o Brasil, a artista afirma: “ Sou uma mestiça apaixonada pela cultura oriental, uma pessoa com referências contemporâneas (...), e do Japão e do Brasil...”Os trabalhos de Catarina Gushiken inserem-se num novo tradicionalismo que, no seu caso, se manifesta pelo olhar voltado para o país de origem na vã tentativa de buscar uma impossível identidade. Catarina começou seu percurso atuando no campo da Moda. Ex-diretora criativa da marca “Cavalera”, dedica-se hoje exclusivamente a seu próprio estúdio, às aulas que ministra e a projetos artísticos que, como em seus últimos trabalhos, trazem à tona novos elementos da arte japonesa.

Onde nasceu seu interesse pela arte ? Houve alguma influência da sua própria família?

Minha mãe engravidou cedo, e teve que voltar logo ao trabalho, por isso, fui criada pelos meus avós japoneses. Como primeira neta, tinha muita liberdade na casa deles ; desenhava por todas as paredes e gostava de mexer em tudo. Usava as roupas e quimonos de dança da minha avó, passava horas olhando as fotografias antigas do meu avô. Essas fotografias, retratavam o Japão e as colônias de imigrantes japoneses aqui no Brasil. Assim, em meio a esses objetos, adornos, músicas, dança, e com o perfume da comida japonesa da minha avó, surgiu meu amor pela arte. Minha avó foi criada na colônia do Manabu Mabe, e meu avô era fotógrafo, por isso me davam muito incentivo, e sem dúvida, foram minhas maiores referências.


Você foi recentemente escolhida para ser publicada junto com outros importantes ilustradores de Moda no livro da Editora Taschen – ILLUSTRATION NOW, Fashion. Como foi isso? Você ainda vê no seu trabalho uma ligação muito forte com a Moda?

Em 2011 tive trabalhos publicados no Illustration Now, e no ano seguinte, o editor Julius Wiedemann decidiu fazer uma edição Fashion do livro, e me convidou para participar novamente. Desenho figuras femininas desde a infância, e por influência das roupas da minha avó, as estampas e os adornos se tornaram recorrentes em minhas composições. Além disso, trabalhei sete anos com moda. Também sou fascinada pelas Bijingas, que são as figuras de beleza do Ukiyo-e. Acredito que tudo isso de certa forma, se relaciona com a moda. Mas me sinto mais ligada a construção das imagens de beleza, através de tudo que envolve o feminino do que a moda em si. Não tenho um olhar modal; mesmo quando trabalhava com moda, nunca me interessei pelas tendências. Gosto de pensar nas formas, cores, texturas, ritmos e movimentos ligados ao universo feminino; mas acredito que isso precisa de um tempo de maturação, que às vezes pode ser lento. Por isso acabei me desligando da moda, porque a indústria não te dá esse tempo.
 O interesse pela arte japonesa sempre foi latente?

Sim. Acho que está no sangue e na energia ancestral!

Há em seu trabalho alguma influência dos surrealistas ?  
Sim, durante estes anos fui influenciada por diversos artistas, e em determinado momento, muito fortemente pelas figuras do Dalí. Também pelo Egon Schiele, Mucha, Toulouse Lautrec, Klimt, as gravuras do Ukiyo-e, com Utamaro, Hiroshige, Hokusai... Atualmente tenho pesquisado muito os pintores chineses que influenciaram os japoneses. Alguns deles são Guo-Xi e Shi Tao, e também tenho visto muita coisa da Escola Rimpa que influenciou o Klimt. Voltei a revirar os arquivos de fotografias do meu avô, e tenho feito alguns auto-retratos como referência para pintura das minhas novas Bijingas. Esta é uma nova série que está nascendo.

Você atuou no IED e hoje, dá aulas na “Sala Ilustrada”. Como encara o seu trabalho de professora?
Como professora, busco ouvir o aluno e o ajudar com suas ideias. Passo a técnica, mas gosto de trabalhar a poética pessoal de cada um. Assim, as aulas são um momento de troca. Tem uma frase do maestro e também professor Koellreuter queme inspira muito. “Aprendo com o aluno o que ensinar.”
  O que você pensa da produção artística brasileira contemporânea?
Tenho muito orgulho de ser uma artista brasileira e mestiça. Existem muitos talentos na Arte contemporânea brasileira. O Brasil é um país enorme, e existe uma grande diversidade cultural ; cada região tem costumes típicos, e isso é muito rico! Essa energia multicultural, nos traz muita inspiração e movimenta nossa criatividade, assim como algumas dificuldades que enfrentamos, nos ajudam com a flexibilidade e o improviso.

Existem artistas brasileiros que participam do seu “painel de inspiração”?
Me inspira muito o trabalho das artistas Edith Derdyk e Sandra Cinto. Admiro muito a obra e a trajetória da japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake. Também tenho como referência outros três grandes artistas brasileiros que são meus professores: Evandro Jardim, Gilberto Salvador e Rubens Matuck.

Quais foram as principais  exposições de que participou?

Participei da Exposição Construtores do Brasil – Museu da Câmara em 2012; Exposição individual no MUBA – Museu Belas Artes – 2012; Exposição Entre Mundos – IQ Art Gallery – 2011; Exposição Kasato Maru – SESC – 2008. Em 2012 fui convidada para participar do documentário West Encounters East, que mostrou a integração contínua de tradições asiáticas na cultura latino-americana, ao lado de grandes nomes como Tomie Ohtake, Yutaka Toyota e Takashi Fukushima. O documentário estreou na Flórida e depois percorreu diversos países. Estou preparando uma nova série, e pretendo realizar uma exposição em 2015, ano de comemoração de 120 anos um tratado de amizade entre Brasil e Japão. Estou me dedicando muito nesta nova série, e sonho um dia realizar uma expo fora do Brasil.
Beatriz Lordello tem formação técnica em Estilismo e Coordenação de Moda pelo SENAC. Atualmente é graduanda em Letras (Português- Francês) pela Universidade Estadual Paulista. Participa do projeto de Intercâmbio PLI (Programa de Licenciatura Internacional ) com a Université-Paris Sorbonne e colabora para o Blog Etudes Lusophones.













A Galeria Soul recebeu em novembro de 2011 a exposição “Multiplos Eus: Entre adornos e alguns objetos”, de Catarina Gushiken em parceria como fotógrafo Alexandre Wittboldt.

Uma instalação foi feita com os produtos de série numerada, em que a artista transporta seu mundo fantasioso para o mundo real. A exposição foi também o lançamento oficial da linha de acessórios, que comporá sua vertente de trabalho de peças em acrílicos.
Juntamente aos acessórios, objetos como jogo americano, porta copos, e quadros; além das gravuras compuseram a cena que ainda ganhou um editorial fotográfico feito por Alexandre Wittboldt, com a modelo Marina Dias e o maquiador Vicente Lujan.
Veja como foi.
recebeu em novembro de 2011 a exposição “Multiplos Eus: Entre adornos e alguns objetos”, de Catarina Gushiken em parceria como fotógrafo Alexandre Wittboldt.

Uma instalação foi feita com os produtos de série numerada, em que a artista transporta seu mundo fantasioso para o mundo real. A exposição foi também

























































































































































































































































9 de fevereiro de 2012

BIA PORTO - PINTURA - S. SEBASTIÃO - BRASIL

  



Bia Porto é artista plástica formada pela Universidade Estadual de Campinas desde 2006 e especialista em artes visuais - arte contemporânea pela mesma instituição desde 2009.Trabalha atualmente com design gráfico elaborando projetos especiais como encartes de CDs e DVDs para bandas e músicos, cartazes para shows, criação de identidade visual , entre outros trabalhos que poderão ser vistos no portfólio.

Apaixonada pelas artes visuais, Bia trabalha com linguagens como o desenho, pintura, instalação, fotografia manipulada digitalmente.
Faz parte, atualmente, do projeto Fabulografias-áfricas em cartões postais, em que trabalha com identidade e arte com grupos de cultura afro em campinas, produzindo cartões postais visuais e sonoros em resposta a pergunta : Que áfricas ventam por você?Saiba mais em Projetos.
Desenvolve também, como bolsista CNPQ, um trabalho de criação e programação do ESPAÇO AUDIOVISUAL da Biblioteca da Educação na Unicamp, trazendo uma programação de vídeo arte, vídeos experimentais e vídeos de pesquisa em Imagem. Saiba mais em Projetos.
Bia Porto é mãe, adora música , cozinhar, viajar sem destino e viver com seu companheiro, filhas e amigos.






  






































  













FABULOGRAFIAS

         Nesse projeto, em que a autoria é coletiva, participo como arte educadora(oficinas de fotografia e pós produção em software livre)  e artista, elaborando imagens digitais (cartões postais), além de vídeos experimentais movidos pela pergunta  abaixo

Que áfricas ventam por você?
Pergunta que mobilizou artistas e pesquisadores, vinculados a grupos artísticos e à universidade, a criar e pulsar políticas e poéticas, desde dentro da política identitária que atravessa imagens, corpos, geografias, objetos, histórias. Manipulações coletivas de imagens e sons como modo de criar uma fissura nos sentidos já dados. Um estado indefinido, intensidades, energias potenciais.
Convidamos grupos que se dedicam a produções artísticas ligadas à cultura afro-brasileira em Campinas (SP), a participarem das experimentações do Projeto ¨Fabulografias em áfricas-cartões-postais¨. No interior da
impossibilidade de apreensão das forças-áfricas que perpassam gentes, experimentamos a potência da imagem e do som como criação, numa ação coletiva de pesquisa e arte, no sentido de desequilibrar fronteiras fixas entre imagem e identidade, entre
documentação e ficção. E pelas imagens deixar ventar sons.

Os cartões visuais e sonoros criados são de autoria coletiva – Coletivo Fabulografias. São autores todos aqueles que se ofereceram a ser fotografados e as pessoas que fotografaram (equipe do projeto, artistas e grupos convidados), bem como aquelas que selecionaram, recortaram, editaram as fotografias e vídeos. O Coletivo Fabulografias é aberto e, até o momento, foi constituído por:


Benfeitores dos Bailarinos e Atores (ABAMBA), Leonice Sampaio Antonio – Tia Nice do Acarajé, Grupos e artistas convidados: Associação dos Sebastião Vitor Rosa – Companhia de Santo Reis Azes do Brasil, Grupo de Samba Geraldo Filme, Guarda de Moçambique-mirim de Paulínia, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Matriarcas do Samba de Bumbo de Campinas, Nil Sena, Grupo Cultural Netos de Bandim (Guiné-Bissau), Marli Wunder (fotografia), Marilde Stropp (fotografia), Marcelo Albuquerque Pupo (vídeo), e Odair Mechi Soares (montagem) e  alunos da Escola Estadual Miguel Vicente Cury: Willian Dias, Thiago Antonio Pereira Santos, Cintia Gallani Cavaglieri, Cláudia Roserta Rocha da Silva, Milena Gomes Lima, Larissa Beatriz Santos de Oliveira, Bianca Leandra Garcia de Rezende Macedo, Tainá Lucio, Melissa Cristina, Felipe Manzano. Equipe executora:  Alik Wunder (coordenação), Bia Porto (design gráfico e concepção da exposição), Vinícius Bastos Gomes (composições musicais e vídeos) Susana Oliveira Dias, Érica Speglich, Alda Romaguera, Gustavo Torrezan,  Larissa Gaulia, Lais Fernanda Jaciane, Laura Regina Fernin, Alessandra Melo, Kildery Monteiro, Bruna Cristina Gama, Antonio Carlos Amorim (professor responsável).
O projeto é desenvolvido pelos grupos “Humor Aquoso” da Faculdade de Educação e “MultiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações” do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), ambos da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, Brasil) com apoio FAEPEX 2010 – Unicamp e do Programa de Iniciação Científica Júnior (CNPq e Unicamp).











  
  




  





  

  

  

PODEM VER OS VIDEOS EM::