22 de maio de 2016

BRUNO DUNLEY - PINTURA - BRASIL






A obra de Bruno Dunley questiona a especifidade da pintura, particularmente no que diz respeito às relações entre representação e materialidade. Suas pinturas começam como composições cuidadosamente construídas, lentamente sofrendo correções que, às vezes, revelam lacunas na aparente continuidade da percepção.
Inserido em uma nova geração de pintores brasileiros chamada 2000e8, Dunley parte tanto de imagens encontradas quanto de uma análise sobre a própria natureza da pintura, em que códigos de linguagem como o gesto, o plano, a superfície, e a representação, são entendidos como um alfabeto, uma superfície da escrita comum. Constantemente uma única cor predomina toda a superfície na pintura de Dunley, o que nos sugere uma linguagem visual minimalista, acarretando também uma qualidade meditativa a algumas de suas pinturas. Como enunciado, o artista vê seu “trabalho como uma série de perguntas e afirmações 
sobre as possibilidades da pintura, sobre o que é, e o que esperamos dela”. Nas pinturas de Dunley, promessas são feitas e consequentemente quebradas, testando os limites da tensão do observador. Noções preconcebidas sobre pintura e composição, no trabalho de Bruno Dunley, são incessantemente desafiadas de maneiras surpreendentes.runo Dunley nasceu em Petrópolis, em 1984. Vive e trabalha em São Paulo. Exposições recentes incluem as individuais No lugar em que já estamos (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2014);e (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2013) e Bruno Dunley (11 Bis, Paris, França, 2012); assim como as coletivas Os primeiros 10 anos(Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2011); Assim é se lhe parece(Paço das Artes, São Paulo, Brasil, 2011); e Paralela 2010 (Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil, 2010). 














sem título, 2015, 200 x 150 cm






Drive in, 2015


Minha primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Até dia 13 de fevereiro na Galeria Nara Roesler - RJ.


















































bruno dunley
n./b. 1984 petrópolis, brazil
vive e trabalha em/lives and works in são paulo

formação / education

Bacharel em Artes Plásticas/ Bachelors in Visual Arts. Faculdade Santa
Marcelina, São Paulo, Brazil
Graduação em Fotografia/ Bachelors in Photography. Senac, São Paulo, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions

2015
Ruído, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

2014
No lugar em que já estamos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brazil

2013
E, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, Brazil

2012
11 Bis, Paris, France

2010
Os nomes, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brazil



2007
Ateliê 397, São Paulo, Brazil

exposições coletivas / group exhibitions

2015
A História da Imagem, SIM Galeria, Curitiba, Brazil
Releituras da Natureza-Morta, Carbono Galeria, São Paulo, Brazil

2014
Para Além do Ponto e da Linha: Arte Moderna e Contemporânea no Acervo do MAC/USP, MAC/USP Nova Sede, São Paulo, Brazil
Corrente, coletiva no Sesc Belenzinho, São Paulo, Brazil
Prática portátil, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brazil

2011
Os primeiros 10 anos, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil


Assim é se lhe parece, Paço das Artes, São Paulo, Brazil
Estou aqui, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brazil
                 
2010
A Contemplação do Mundo: Paralela 2010, Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, São Paulo, Brazil   


Vistas a perder de vista: oito artistas contemporâneos, Galeria Penteado, Campinas, Brazil
Deserto-modelo, 713 Arte Contemporáneo, Buenos Aires, Argentina

2009
Superfície ativada, Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro, Brazil


Nova arte nova, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brazil

2008
5ª Exposição de Verão, Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro, Brazil


Programa de exposição 2008, Museu Victor Meirelles, Florianópolis, Brazil
2000 e oito, SESC Pinheiros, São Paulo, Brazil
Ana Prata, Bruno Dunley e Marcos Brias, Galeria Marília Razuk, São Paulo, Brazil
Entre 5, Ateliê Rua Camilo, São Paulo, Brazil

residências / residences

2016
Summer residence in the Hampto








RUI CARIA - FOTOGRAFIA - PORTUGAL



Rui Caria nasceu na Nazaré em 1972. O seu percurso profissional na área da imagem começou em 1990, realizando pequenos filmes comerciais. Em 1993, tornou-se correspondente da TVI, onde permaneceu como repórter e editor de imagem até 2003. Em 2005, mudou-se para a Ilha Terceira nos Açores, onde começou a dar formação de multimédia na Escola Profissional da Praia da Vitória. É repórter e editor de imagem correspondente nos Açores para a SIC, desde 2006. Colabora como fotojornalista com alguns jornais nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é internacionalmente reconhecido pelos editores de importantes sítios de fotografia, como a National Geographic, 500px, 1x, Leica Fotografie International e Getty Images, entre outros. Entre outros sites e revistas da especialidade, foi entrevistado pela National Geographic e vencedor de três concursos de fotografia da Leica, tendo ainda várias fotos a serem marcas de excelência nesses concursos. Foi em 2014, terceiro classificado no concurso Photo District News e finalista em variadas competições internacionais de fotografia. As suas fotos estão publicadas em diversos livros internacionais de fotografia. Tem diversas fotos publicadas na imprensa nacional e internacional, em publicações como o Telegraph, Daily Mail, Metro New York e o Metro Luxembourg, entre outras. Em 2016, foi câmara de prata da Federação Europeia de Fotógrafos na categoria de fotojornalismo na competição de fotógrafo europeu do ano de 2016. 

Rui Caria was born in Nazaré, a small Portuguese village. In 1990 he landed his first job as a cameraman for a small company. Since 1993 he works as cameraman and news reporter for a main national TV station. He lives in the Azores Islands since 2005, where he continues his television work. Photography has always been the root of his job, but the passion for still life started when he moved to Azores.
Praia da Vitória, Azores, Portugal
Rui Caria was born in Nazaré, a small Portuguese village. In 1990 he landed his first job as a cameraman for a small company. Since 1993 he works as cameraman and news reporter for a main national TV station. He lives in the Azores Islands since 2005, where he continues his television work. Photography has always been the root of his job, but the passion for still life started when he moved to Azores.



























O nazareno Rui Caria venceu, este domingo, a Câmara de Prata, do concurso anual de Melhor Fotógrafo Europeu, promovido pela FEP (Federação Europeia de Fotógrafos), em Fotografia de Reportagem.
O fotógrafo, radicado há vários anos nos Açores, submeteu a concurso uma imagem sobre um incêndio florestal, outra com jogos de luzes entre chuva e uma terceira com as ondas da Praia do Norte, na Nazaré. 
Na primeira etapa da competição, a FEP selecionou 2.000 fotografias assinadas por 400 autores de 29 países, passando à fase final da prova 100 imagens finalistas da autoria de 60 profissionais. Nessas obras incluíam-se as de cinco fotógrafos portugueses, entre os quais o correspondente da SIC nos Açores e colaborador do Expresso.


A Federação de Fotógrafos Europeus (FEP) distinguiu, este domingo, em Santa Maria da Feira, os melhores fotógrafos europeus durante a Expofoto. Os portugueses Rui Caria e Jorge Bacelar vencem na categoria de reportagem. O italiano Antonio Barrella foi considerado o Fotógrafo Europeu de 2016.
A competição anual que é promovida pela FEP distingue os melhores trabalhos em 10 categorias. Na primeira etapa do concurso, a FEP selecionou 2000 fotografias assinadas por 400 autores dos 29 países incluídos na organização, mas apenas 100 imagens da autoria de 60 profissionais passaram à grande final. A esta fase chegaram oito fotógrafos portugueses, entre os quais Rui Caria e Jorge Bacelar, ambos nomeados para a categoria de Reportagem e Fotojornalismo.


www,ruicaria,com































surf 2015