3 de fevereiro de 2017

DOMINGOS MONTEIRO - FOTOGRAFIA - PORTUGAL



Domingos Monteiro nasceu em 1956 na cidade do Porto, mas foi e  Angola que passou a sua infância e juventude. Foi nesta África, aos 13 anos, que usou a sua primeira máquina fotográfica, sobretudo em retratos sociais e de família mas também na captura do que é a fotografia de natureza.
Regressado a Portugal em 75 foi realizador na RTP, sobretudo na área documental, sendo autor de documentários exibidos em Portugal, Espanha, Itália, República Checa, Alemanha, França, Finlândia, Inglaterra, EUA e Canadá. Alguns dos seus documentários obtiveram prémios em festivais internacionais, em Portugal, Alemanha e EUA e outros encontram-se no espólio do Museu do Homem, em Paris.
É produtor e editor independente há mais de 20 anos, permanecendo ligado à área dos audiovisuais.
Nos anos mais recentes tem dado curso a uma verdadeira paixão – a fotografia como expressão artística e retrato de época – sobretudo nos registos de rua e paisagem, onde se sente inspirado por nomes como Ansel Adams, Cartier-Bresson, Robert Capa ou Doisneau





Gostaria de saber colocar em palavras tudo o que me vai na alma e o que procuro exprimir ao fotografar.
Fotografo por impulso quando o belo, o poético, o etéreo, o inesperado, o divertido, o raro, o momento, o quotidiano, a envolvência, a dimensão me agitam e esmagam o coração e a alma. Quando os sentimentos me exigem que os exprima dessa forma.
Todos nós somos fruto de um acumulado de experiências, do que fomos, dos lugares onde vivemos, dos povos com quem convivemos, das viagens, curtas ou longas, que fizemos, dos acontecimentos que nos marcaram, dos cheiros, sons, cores, texturas, objectos que nos tocam, das pessoas que amamos, e como as amamos. E isso reflecte-se no que fazemos e na forma como o fazemos. Mais do que dizê-lo por palavras, deixai-me dizer-vos através das imagens que aqui vos deixo. Deixo-vos parte do meu coração.


2013
Jan – Gentes da Terra | People of the Land | Leute vom Lande – Exposição individual no Centro Cultural de Esgueira (Aveiro-Portugal);
Apr – Solitude – Exposição individual semi-privada (Leiria-Portugal);
May – Nós, por cá… – Exposição individual na Livraria Arquivo (Leiria-Portugal);
Jun/Dec – Gentes da Terra | People of the Land | Leute vom Lande – Exposição colectiva na Galeria de Arte ‘Arte Algarve‘ (Lagoa-Algarve-Portugal).























































































www.domingosmonteiro.com

ideiasderua.blogspot.com.br














































2 comentários:

  1. Fotografias perfeitas revelando toda a técnica nelas observável ...

    ResponderEliminar
  2. Sei que as paixões,por mais palavras escolhidas e rebuscadas,não exprimem o que uma imagem nos transmite!Gosto do que um impulso nos pode mostrar...Parabéns pelo trabalho realizado.Abraço.

    ResponderEliminar