24 de junho de 2013

FLÁVIO MESSAS - PINTURA - BRASIL


Flavio Messas, brasileiro, Artista Plástico, Arquiteto e Urbanista, nascido no interior de São Paulo, Flávio Messas retoma sua carreira artística após duas décadas, trazendo consigo características muito particulares em seus trabalhos.
Utilizando técnica de pintura em tinta acrílica sobre tela, com temática de abordagem estética e crítica social, coloca em sua obra toda a experiência adquirida ao... longo dos anos, com influências de grandes artistas plásticos contemporâneos e das novas tendências das artes plásticas e da arquitetura mundial.
Faces distorcidas desmascarando valores questionáveis da sociedade contemporânea retratam uma experiência emocional de almas conturbadas, desaguando em trabalhos com consciência social em pinturas seguindo a escola expressionista contemporânea, revelando uma plasticidade pertubadora do momento enquadrado.
Ariano de 06 de abril de 1968, Flávio Messas personifica energia, entusiasmo, independência, ação e coragem; encanta-lhe a liberdade e idéias novas.
Morando na cidade de Sorocaba, em 1981, foi vencedor do concurso de Cartão de Natal do JornalDiário de Sorocaba e também vencedor do Salão de Artes de Piracicaba, que em 2013 estará em sua 71ª Edição, sendo revelado um jovem talento.
Em 1984 mudou-se definitivamente para São Paulo, onde estudou pintura a óleo no atelier de Ana Maria Mortari e desenvolvimento de criação e desenho no atelier de Fernando Stickel, cursando ainda a Escola Pan-Americana de Artes, onde se formou, em 1987, em Publicidade e Propaganda.
Nessa época participava de várias exposições em São Paulo, no interior, e em outros estados sendo ganhador de várias premiações, dentre elas a menção honrosa em relevante exposição da Secretaria de Cultura de Santos.
Em 1990, ingressou na faculdade de Arquitetura na UEL – Universidade Estadual de Londrina, onde concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo em 1996, advindo daí o gosto e trabalho, por longo período, com arquitetura promocional, sócio-fundador da Empresa Arqmessas, especializou-se em Montagens de Estandes para Feiras e Eventos.
Atualmente é pós-graduando em História e Crítica da Arte na Escola Belas Artes, e cursa desenho no MAM, com o Professor Dudi Maia Rosa.
Considerando sua forte reponsabilidade social, Flavio Messas ainda encontra tempo para ministrar aulas de desenho e pintura para crianças e adolescentes, na ONG Instituto Cisne, Granja Viana, Cotia.
Renato de Cara