7 de novembro de 2018

ANDRÉ GONÇALVES -PHOTOGRAPHY -LISBOA



Um fascínio pela natureza que começou quando criança levou o fotógrafo português André Vicente Gonçalves a capturar a natureza em toda a sua diversidade diante das câmeras. Eventualmente, essa paixão levou Gonçalves a abandonar o estudo de um ano em ciência da computação para se concentrar em seu primeiro amor, a fotografia. Mudando para um programa de graduação naquela disciplina, ele perseguiu sua paixão e nunca olhou para trás.

Uma decisão sábia. Desde que se formou com distinção na Universidade Lusófona em fotografia, Gonçalves já impactou sua profissão com duas obras impressionantes, o Windows of the World e o Doors of the World, ambos fruto de sua crescente apreciação pela arquitetura do mundo.

Tão diversa quanto a da natureza, a arquitetura de cada região tem suas raízes não apenas em sua história, mas em sua cultura, sua linguagem e sua própria personalidade, observou Gonçalves. Ambas as suas obras documentam essa diversidade com fotografias de portas e janelas de várias partes do mundo. Seu olho para detalhes, bem como para a história por trás de cada foto, conquistou a atenção do mundo.

Entrevistas de algumas das melhores organizações de notícias do mundo, incluindo a CNN e o Huffington Post, ajudaram a divulgar o trabalho do jovem fotógrafo. Talvez a intriga esteja na própria história, pois, como ele diz, “nem sempre são os edifícios mais famosos, nem os mais opulentos, onde estão as melhores histórias”. O desgaste do tempo - a tragédia da guerra ou o renascimento da vida depois - é o material do trabalho de Gonçalves.

Para encontrar a história por trás de cada tiro, seus poderes de observação bebem na atmosfera visual onde quer que ele vá. Sempre procurando o equilíbrio perfeito de luz e escuridão, o jogo requintado de cores dentro de cada cena. É aí que a paixão dele o leva - e ele nunca quer parar.

Gonçalves aplica a mesma paixão a todas as suas fotos. Seja uma sessão comercial para a indústria do turismo ou uma foto impressionante de uma formação rochosa na natureza, os clientes sabem que todas as fotos que passarem pelo olho crítico se tornarão uma obra-prima.

Além de seu trabalho comercial, Gonçalves planeja adicionar mais estudos arquitetônicos à sua coleção. Seu sonho, ele compartilha, é coletar fotos de janelas de todos os países do mundo.


PHOTOGRAPHY PROJECT: WINDOWS OF THE WORLD

BARCELONA


PRAIA DA VITÓRIA -AÇORES


BURANO -ITALY


PORTO


PONTA DELGADA -AÇORES


ANGRA DO HEROISMO -AÇORES


PARIS


ALBUFEIRA


ÉVORA


ATALAIA


VENICE


VIENNA


THAI TEMPLES


PHUKET THAILAND


BANGKOK THAILAND


VIGO SPAIN


FUNCHAL -MADEIRA


COSTA NOVA PORTUGAL


ROTTERDAM


CHENT


AYAMONTE -SPAIN


THE ALPES


SETÚBAL


AMESTERDAM



DOORS OF THE WORLD

BELGIUM


ENGLAND


PORTUGAL


ROMANIA


SPAIN




www.andrevicentegoncalves.com/photography-project/windows-of-the-world-collections



 andre@andrevicentegoncalves.com.