27 de fevereiro de 2019

MÁRIO SANTIAGO - PINTURA - LISBOA






Mário Antonio Pereira Santiago

Data de nascimento 24 de outubro de 1959
Casado 2 filhos, reside atualmente em Lisboa.
Publicitário
De 1985 a 1999 trabalhou em algumas das maiores agências de publicidade portuguesas.
conquistando os principais prêmios de criação, nacionais e internacionais.
Young & Rubican de 1985 até 1990 – Diretor de Arte
Lintas de 1991 até 1993 – Diretor de Arte
BBDO de 1993 até 1996 – Diretor Criativo
BMZ/Publicis de 1996 até 1999 – Sócio Diretor Criativo
Em 1999 muda-se para São Paulo onde funda a 220 Comunicação encerrada em 2015.
Desde 2015 exercendo a atividade de artista plástico a tempo integral.


Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 80x150cm, 2016



Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 80x150cm



Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 80x150cm


Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 80x60cm


Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 90x160cm



Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 90x160cm


Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 100x160cm


Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 160 x 80cm


Grafite acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 90x160cm



Grafite, acrílico, massa plástica e lixa sobre tela, 172 x 125cm


Acrílico e spray sobre tela, 143x111cm



Acrílico e spray sobre tela, 153x158cm


Acrílico e spray sobre tela, 153x158cm


Acrílico e spray sobre tela, 111x122cm



105 x 155cm, Acrílico e spray sobre tela


130 x 95cm, Acrílico e spray sobre tela


130 x 110cm, Acrílico e spray sobre papel


57cm x 87cm, Acrilico e spray sobre papel




Exposição Coletiva na Pinacoteca de São Paulo 1990
Exposição Coletiva Espaço da Arte – São Paulo 1991
Exposição Individual Lisboa Espaço Ernane – Bairro Alto 1992
Exposição Individual Sujurbano – Galeria Impar 2011
Exposição Coletiva Mostra Black 2012
Exposição Coletiva Mostra Ibirapuera 2012
Exposição Individual – Mercearia SP 2015
Exposição Individual – Galeria Origami São Paulo 2015
Exposição Individual Palimpsesto Urbano – Galeria da Freguesia de Santo Antonio
Lisboa 2016
Exposição Coletiva LX Factory – Open House 2016
Exposição Individual – Galeria Origami São Paulo 2016
Exposição Individual – Espaço Ike Ferreira 2017

26 de fevereiro de 2019

JOSÉ DE GUIMARÃES -PINTURA - PORTUGAL




José Maria Fernandes Marques, também conhecido pelo pseudónimo José de Guimarães, (Guimarães, 25 de novembro de 1939) é um artista plástico português. 

Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas Portugueses. Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão. 

Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade. A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico. Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. 

Ingressou na Academia Militar e no curso de Engenharia na Universidade Técnica de Lisboa em 1957. Iniciou a sua formação artística no ano seguinte assistindo a aulas de pintura com Teresa Sousa e Gil Teixeira Lopes e estudando gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Entre 1961 e 1966, viajou pela Europa, conhecendo de perto a obra de antigos mestres (entre os quais Rubens) e concluiu a licenciatura de Engenharia. A sua carreira "definir-se-ia pela descoberta de regiões distantes e incomuns, de África ao Japão, do México à China. Cada uma destas culturas estimulou-o a desenvolver uma linguagem universal e a transmitir um universo imaginário que, afinal, reaviva a memória da própria História portuguesa, feita de enriquecedoras relações com países longínquos". 


José de Guimarães destaca-se como um dos principais colecionadores: Arte Tribal Africano, como um estudante das culturas antigas através de sua arte. 

" Detentor de uma portentosa colecção de arte africana que tem vindo a ser mostrada em diversos países (Brasil, Espanha, Portugal), José de Guimarães costuma dizer que colecciona o que se relaciona como seu trabalho mas é evidente que são os dispositivos do primitivismo que sobretudo lhe interessam. As artes integradas na comunidade, participando nela, garantindo a fecundidade, a saúde, o esconjuro da morte, a celebração das deuses, a fraternidade cúmplice com os animais. 

Entre o mítico passado da África précolonial, as culturas modernistas da Europa de 1900 e o frenesim criativo das imensas periferias contemporâneas, há elos substantivos de partilha e pertença que o artista continua a indagar e provocar. E se o consegue é porque essa cultura é também a sua, artista oriundo da pequena periferia que é Portugal, aberto, sobre o mar, aos valores da mestiçagem." - (Raquel Henriques da Silva) 



Jo de Guimarães, diz a este respeito como cobrador: "Meu maior objetivo como um coletor não é apenas a coleta de outro lado, há é feito com reconhecimento e respeito por outra cultura como alguém Portugal vela Português dos oceanos, e encontrou novos mundos, e misturas .. criadas novas visões - em algum grau, o meu trabalho artístico tem seguido essas faixas de marinheiros do passado que se aproximam as culturas de outras regiões isso é levado em conta no que diz respeito a uma outra cultura que faz ou me faz admirá-la fazendo-me querer ver e apreciar .. tão de perto quanto através de sua arte. " - (José de Guimarães)





camões e d. sebastião
1980



pesca submarina
1980


da serie hong kong


domadora de crocodilos


retrato de camões
1981


mulher ao espelho
1975   papel serigrafia inv.GP1287


bailarina de circo
1978 papel serigrafia inv.GP 1246



s/titulo
1984 papel litografia inv.GP612






gioconda negra
1975 papel serigrafia inv.GP1286


heléne fourment
1978 papel serigrafia inv.GP1245


mulher com tesoura
1978 papel serigrafia inv.GP1244


jogador de futebol
1978 papel serigrafia inv.GP1280


mulher sentada
1977 papel serigrafia inv.GP1268


mulher reclinada sobre fundo azul
1982 papel serigrafia inv.GP1242


s/titulo
papel serigrafia inv.GP401


mulher ao espelho
11976 papel serigrafia inv.GP1284


passeio de rubens e heléne fourmet
1978


grand nú
1976


inès de castro
1981


despaciençia festa
1978


formas
1976




























25 de fevereiro de 2019

VASCO MOURÃO - ILUSTRAÇÃO - PORTUGAL







Vasco Mourão trabalha na percepção, textura e memória da paisagem urbana. Somente com caneta e tempo, sua prática se concentra na representação de cidades através de desenhos em papel, madeira e metal. 
Desenhos de paisagens urbanas e outros meandros de arquitetura em geral, rearranjados na tela.

Habitando um lugar entre arte e ilustração, Vasco Mourão cria obras de arte sob medida e murais de grande escala para vários clientes, galerias e instituições particulares, trabalhando também em comissões editoriais selecionadas. 
Original de Portugal, agora com sede em Barcelona (quando não está no trabalho anual e na caminhada)



As cidades visíveis  
por Jorge Carrión

O artista Vasco Mourão vem do mundo da arquitetura e das viagens. Essa dupla genealogia aproxima-o daqueles que imaginaram e projetaram os edifícios emblemáticos do mundo, bem como aqueles que o descreveram em seus livros, esboços ou fotografias. 

Mas o trabalho do Vasco não se concentra nos detalhes, mas sim no todo. Do seu ponto de vista, o que mais importa não é a arquitetura propriamente dita, mas a paisagem urbana, nem tanto a rota singular, mas o labirinto das redes tecidas pelo viajante ou pelo motorista ao circular na metrópole contemporânea.

Porque o maior tema narrativo e conceitual do trabalho do Vasco é a cidade. A paisagem urbana como multiplicação e como uma sucessão de espelhos. 

Embora um desenho possa falar de Nova York, Lisboa, Gênova ou Barcelona, ​​em um plano simultâneo e inclusivo, ele também representa as cidades invisíveis de Italo Calvino. 
À semelhança do escritor italiano, os desenhados pelo artista português são feitos de ilusão (óptica e sentimental) e desejo (de posse e ordem), contando com uma memória partilhada por todos os seres humanos. A cidade como casa transversal, como horizonte compartilhado. A cidade também como geometria, padrão e combinações infinitas. Não importa onde você mora, você reconhecerá aspectos da sua própria cidade nessas cidades visíveis em preto e branco.

O meio onde o Vasco se baseia também está em sintonia com a história urbana. No papel refere-se ao trabalho de recordação de dados e eventos; na madeira conecta o rural com o espaço urbano, lembra o feixe que sustenta o prédio e o cotidiano mobiliário, trabalho e descanso: no metal está presente a metrópole moderna, sua arquitetura de ferro, sua paixão por metais preciosos para sublinhar luxo e inox aço para reivindicar avanços tecnológicos. 

Estes materiais são sobrepostos na pedra de uma parede. Porque o trabalho dele é sempre mural. Uma segunda pele que cobre a epiderme das cidades do mundo que ele, obsessivamente, está copiando, imaginando, colecionando.



Percepções de Paris






Paris Perceptions, 2012 

Tinta sobre papel 

21 x 29,7 cm | 8,3 x 11,7 em colecção privada

Uma comissão para criar uma peça não para ilustrar um artigo específico, mas para ocupar o spread com algo que atraiu o leitor. O desenho foi o artigo
.Aqui o tema foram os telhados característicos de Paris e o ponto focal na grade urbana que é o Arco do Triunfo. 
 Encomendado pela revista The New Yorker.


Percepções de Nova York I, 2012 
Tinta sobre papel   210 x 297 mm | 8,3 x 11,7 em 
colecção privada


New York Perceptions II, 2012 
Tinta sobre papel    210 x 297 mm | 8,3 x 11,7 em 
colecção privada


New York Perceptions III, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection



New York Perceptions IV, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection



New York Perceptions V, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection

O ponto de partida para esta série foi uma comissão para The New Yorker que levou a uma investigação pessoal em retratar esse ambiente urbano específico. 
Desenho principalmente pela memória e referências visuais aleatórias, uma nova cidade distorcida, pessoal e estranha aparece. É a Nova York que tenho dentro da minha mente. 

Esta série foi exibida na exposição do grupo Wonderland em The Invisible Dog , Brooklyn, Nova York.


 
New Yorker, 2011 
Tinta sobre papel 
120 x 60 cm | 47 x 23 na

coleção particular











De novembro de 2015 a fevereiro de 2016, fui artista residente do PARADISE AiR , na cidade de Matsudo, no Japão. O LONG Stay Programme me deu a oportunidade de produzir uma obra de arte em larga escala baseada na cidade de Matsudo enquanto vivia e interagia com a comunidade local. Meu modus operandi era muito simples. Explore, desenhe e exponha.









Um desenho de mão grande baseado na cidade de Genova, Itália. Com o objetivo de transmitir a sensação e densidade de Genova com foco em elementos como o porto, a cidade velha, as incríveis infraestruturas e rodovias que fazem parte da cidade.











https://mistermourao.com/Artworks