1 de outubro de 2018

JOÃO FREIRE -PINTURA -LISBOA





Nascido em Lisboa, João Freire completou o curso de Arquitectura na ESBAL, tendo começado um percurso profissional nesta área, que manteve desde então.
A descoberta do design, ligado ao meio da publicidade, foi um passo consequente, trabalhando há vários anos como director criativo. A pintura foi sempre um universo que explorou ao longo deste percurso, em resultado da vontade de explorar outros caminhos que se interligam na sua formação. Com três exposições individuais, tem trabalhos seus representados em diversas colecções particulares.

DESPERTAR

2018









PÁTRIA – ARTE.ARQUITECTURA.DESIGN • LISBOA

  

Despertar.
E agora?
Nunca se sabe bem qual o momento certo. Mas ele aparece. Depois do olhar que se troca. Do sorriso que se abre a promessas não ditas, do ar que pára na boca e respiramos no outro. E a mão - que toca - começa a vaguear, sem direção certa, como que num acaso.
Toca, apenas. Bendito toque que acorda a pele, e sobe. E desce. E volta a tocar, como que deslizando a tinta que define contrastes, ilumina as sombras. Afastando o tecido que impede o avanço. Sem volta atrás. Capitulação total. À espera do que ainda há-de vir.
Há sempre muitas formas de olhar para a tela que surge. O inicial, instintivo, desprevenido, diz-nos a ABC das coisas que não precisamos de pensar, mas já estão feitas sensação. Depois, um segundo momento, racional, durante o qual relemos e construímos possibilidades mais serenas. É uma mão que pressiona a própria pele. É outra mão alheia que pede e responde.
Que provoca João Freire? Outro olhar. Partamos assim para o novo movimento da sua obra, incursão por uma linguagem expressiva que sugere muito mais do que afirma, nesta forma que o pintor tem de ir descobrindo novas formas de tocar.
ANTÓNIO DIEGUES RAMOS

LIGHT UP: II MOVIMENTo


2016















São muitas as formas de ver algo que nos pode surpreender, interessar, ou simplesmente surgir diante de nós, inesperadamente. Um mosaico de mãos, por exemplo, como aquele que é proposto na nova exposição de João Freire. Conjunto de dedos, tendões, gestos que se definem no ar, sem intenção aparente. Aparentemente.
Mas, ao segundo olhar, talvez se possam descobrir sentimentos que contam uma história e as suas emoções, como as que acontecem à volta de uma mesa, entre amigos, conhecidos. Possíveis opositores, rivais, ainda que por um momento.
Como a palma que se estende confiante, aberta, enquanto outra se estreita, cúmplice. A pressão digital que define o sulco, ao lado de uma expressão calma que deixa o pulso relaxado. Leituras sobrepostas no acumular de posições que se definem, autonomamente. Série de personagens com vida própria, que vivem na sua pele e se fazem únicas, separáveis, embora partilhando este momento.
Quantos falam aqui? De quem é a mão que se atravessa? Não interessa, ou é o que menos interessa. Entre todas, o único ponto em comum é o feixe de luz que perpassa toda esta coreografia, fazendo sobressair, em alto contraste, cada textura e forma. Definindo as sombras que tornam mais evidente, até porque às vezes escondem e sujam a precisão dos detalhes.
É este mesmo foco partilhado que denuncia os gestos desta conversa animada. Como em todas as conversas, com vozes sobrepostas, que cortam e completam as frases, os risos, os silêncios. Uma troca que recusa a definição, antes se aquecendo em traços por vezes interrompidos, propositadamente indistintos. Veja-se como se quiser, há muitas formas de olhar.
ANTÓNIO DIEGUES RAMOS