4 de abril de 2019

VITOR ZAPA - PINTURA -ANGOLA



Nascido em 26 de Novembro de 1958 em Luanda, Angola.
Em 1974 dá-se a revolução do 25 Abril em Portugal e vem para Lisboa com 15 anos de idade.
Durante os anos 80, enquanto trabalha na montagem e iluminação de espectáculos de música, compra o seu primeiro material de pintura e nunca mais parou de pintar.
Pintor autodidacta, actualmente a residir em Braga, expõe regularmente em todo o país.




Ao observarmos as suas criações artísticas conseguimos perceber que é no surrealismo que se encontra com a arte.

Através de cores fortes e envolventes, com deformações de personagens e de alguns conceitos pictóricos, Vítor Zapa está muito para lá de qualquer catalogação… e a sua arte para lá do próprio artista.

"Na pintura de Vitor Zapa, entro numa espiral vertiginosa de cor, onde o inconformismo da actualidade se mistura com o desejo de viver o passado. A ausência das leis da proporção e gravidade produzem a existência de um vórtice desalinhado e retorcido, uma orgia burlesca e musical. Esta incongruência é um universo alternativo ao quotidiano, onde se mesclam paixões e medos. Neste turbilhão surreal, transbordante de ironia e narrativas oníricas, encontro um mundo fantástico.”
Luiz Morgadinho




















































































JOSEPH BERTIERS - PINTURA - NAIROBI



Joseph Bertiers ( Joseph Mbatia Njoroge), nascido em 1963 em Nairobi , é um artista, pintor e instalador quenian  contemporâneo, cujo trabalho, não sem humor, explora as ambiguidades da condição humana e disseca notícias internacionais . Muito elaborado, sua pintura encena telas de televisão, notícias, o julgamento de OJ Simpson , a morte deLady Di , o boxe, Bill Clinton ou a política africana




















~