Paulo Augusto Pasta (Ariranha SP 1959). Pintor, desenhista, ilustrador e professor. Gradua-se em artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, em 1983. Estuda desenho e gravura em metal com Evandro Carlos Jardim (1935). Faz cursos de litografia e serigrafia com Regina Silveira (1939) e pintura, com Donato Ferrari (1933) e Carmela Gross (1946). Atua como arte-educador na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp, entre 1983 e 1985. Cria obras abstratas nas quais utiliza uma gama cromática reduzida, explorando variações tonais. Em 1984, realiza sua primeira exposição individual na Galeria D. H. L., em São Paulo. Recebe a Bolsa Emile Eddé de Artes Plásticas, em 1988. Tem relevante atividade docente, lecionando pintura na Faculdade Santa Marcelina - FASM, entre 1987 e 1999, e desenho na Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre 1995 e 2002. É professor da Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, onde ingressa em 1998. Ministra ainda cursos livres em várias instituições culturais, como o Museu Brasileiro de Escultura - MuBE e o Instituto Tomie Ohtake - ITO. Em 1990, recebe o Prêmio Brasília de Artes Plásticas no Museu de Arte de Brasília - MAB/DF e, em 1997, o Prêmio Price Waterhouse - Conjunto de Obras, no 25º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP. Em 1998, é publicado o livro Paulo Pasta, pela Edusp. É mestre em artes plásticas pela ECA/USP, em 2002. Ilustra, entre outros, os livros Coração Partido - Uma Análise da Poesia Reflexiva de Drummond e Rocambole, ambos de autoria do crítico literário Davi Arrigucci Jr., publicados pela Editora Cosac & Naify, em 2002 e em 2005, respectivamente.
Comentário
CríticoA pintura de Paulo Pasta, na década de 1980, apresenta
suaves passagens tonais e formas instáveis, indefinidas. Uma de suas principais
referências, além da obra de Paul Cézanne (1839 - 1906) e Henri Matisse (1869 -
1954), é a pintura do artista norte-americano Jasper Johns (1930). Paulo Pasta,
por meio de ligeiras arranhaduras na última camada de tinta da tela, cria formas
que se aproximam às de frontões, ânforas e colunas. Essas imagens permitem uma
referência ao passado, remetem ao campo da memória. Para o historiador da arte
Rodrigo Naves, há nesses trabalhos um quê de nostalgia - eles procuram reatar
com um tempo histórico, apontam para a lembrança de uma era sem fraturas, em que
gestos individuais e significados sociais se relacionavam harmoniosamente. Há
também nas obras do artista um jogo tonal, espécie de cor primeira que contém
outras, que se insinua insistentemente, mas os tons e as pinceladas obedecem
apenas ao equilíbrio interno da obra.
Como aponta o crítico Alberto
Tassinari, no começo da década de 1990, seu trabalho modifica-se: grande parte
de suas pinturas tem como motivo algo que lembra um chão ladrilhado com cacos.
Esses quadros não levam o olhar do espectador para o horizonte, mas o remetem a
obstáculos e a um espaço que não se deixa ver com nitidez. Em trabalhos
iniciados em 1994, apresenta mais contrastes de cor, o espaço se amplia e as
estruturas tornam-se mais ordenadas. Permanece porém a atmosfera espessa, a
densidade das pinturas anteriores. Em 1996, o artista plástico Nuno
Ramos (1960), ao comentar as obras de Paulo Pasta apresentadas em exposição
individual na Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, ressalta a luminosidade
intensa dos quadros que realça as diferenças de tom e cor, luz e sombra,
superfície e profundidade, ao mesmo tempo em que paradoxalmente equilibra o
conjunto da pintura.
A pintura de Paulo Pasta, para Naves,
propõe ao observador uma experiência: ela porta uma espécie de vagar, pede uma
suspensão temporal para que o olhar possa se deter morosamente pelas passagens
tonais e pelas formas, em lento movimento de diferenciação.
Pintor, desenhista, gravura, professor
1977 - Muda-se para São Paulo para fazer curso preparatório para o vestibular. Na ocasião, estuda com os artistas Carlos Fajardo e Luiz Baravelli. Passa a frequentar aulas de desenho de modelo-vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo
1978/1984 - Graduação em Artes Plásticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP
1979 - Começa a ministrar aulas de desenho em uma "escola de arte e técnica", atividade que virá a exercer por muitos anos, em diversas instituições
1980 - Trabalha como arte-educador na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp
1984 - Monta seu primeiro ateliê em São Paulo, no bairro de Santa Cecília, com o artista Felipe Anderey
1986 - Recebe o prêmio aquisição no IX Salão Nacional de Artes Plásticas do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
1987 - Recebe o prêmio revelação no V Salão Paulista de Arte Contemporânea
1987 - Ingressa em sua primeira galeria, a Paulo Figueiredo, em São Paulo
1987/1999 - Leciona pintura na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo
1988 - Recebe bolsa Émile Eddé de Artes Plásticas do MAC/USP
1994 - Ocupa Sala Especial na 22ª Bienal Internacional de São Paulo
1995/2002 - Leciona desenho na Universidade Presbiteriana Mackenzie
1997 - Recebe prêmio pelo conjunto da obra no 25º Panorama de Arte Brasileira do MAM/SP
1998 - Começa a ministrar aulas no curso de graduação em Artes Visuais na Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), atividade que mantém até hoje
1998 - Publicação do livro Paulo Pasta, da coleção Artistas da USP, editora da Universidade de São Paulo
2006 - Publicação do livro Paulo Pasta, editora Cosac Naify e Pinacoteca
sem titulo 2018
óleo sobre tela 230x230 cm
sem titulo 2017
óleo sobre tela 180x220 cm
sem titulo 2017
óleo sobre tela 30x40 cm
sem titulo 2017
óleo sobre tela 200x230 cm
fumo Brasil 2017
óleo sobre tela 200x230 cm
sem titulo 2017
óleo sobre tela 240x200 cm
giotto 2017
óleo sobre tela 41x61 cm
intermezzo 2016/2017
óleo sobre tela 180x220 cm
sem titulo 2014
óleo sobre tela 60x50 cm
sem titulo 2016
óleo sobre tela 40x60 cm
sem titulo 2016
+oleo sobre tela 18x24 cm
sem titulo 2016
óleo sobre tela 180x220
sem titulo 2016
óleo sobre tela 50x60 cm
sem titulo 2016
óleo sobre tela 50x60 cm
anunciação vermelha 2016
óleo sobre tela 240x100 cm
sem titulo 2016
óleo sobre tela 180x220 cm
sem titulo 2015
óleo sobre tela 70x110 cm
sem titulo 2014
óleo sobre tela 130x160 cm
sem titulo (anunciação amarela) 2014
óleo sobre tela 60x40 cm
sem titulo 2014
+oleo sobre tela 130x140 cm
sem titulo 2013
óleo sobre tela 180x220 cm
sem titulo 1991
óleo e cera sobre tela 180x220 cm