13 de novembro de 2017

CLAUDIO GATTI -FOTOGRAFIA - BRASIL


Fotos de empresários brasileiros em situações inusitadas ganha exposição em Paris


Rregistrar grandes empresários em momentos inusitados se transformou em uma especialidade para o fotógrafo mogiano Cláudio Gatti, de 45 anos, 15 deles dedicados a produzir capas de revistas semanais de economia. “A foto precisa falar, ter alma. E o que mais ouço é ouvir que eles não têm tempo. E o que me fascina é isso, é em 15 minutos, extrair o retrato de forma diferenciada.”


O presidente da Nestlé no Brasil banhado de leite em meio a um rebanho de vacas. Foi esse o retrato que Cláudio Gatti, 45 anos e fotógrafo há 10, fez do executivo Ivan Zurita para uma reportagem publicada na capa da revista ISTOÉ Dinheiro. A preferência por fotografias em cenas ousadas e irreverentes é uma marca do trabalho de Gatti como fotojornalista — e sua criatividade foi reconhecida na exposição “Quando o Empresário Vira Arte” que ocupa o complexo do principal museu de Paris, na França, o Carrousel Du Louvre, entre os dias 20 e 22 de outubro. A ideia de retratar empresários fora do escritório e sem os habituais terno e gravata começou em 2007, quando Gatti foi chamado para clicar Leonardo Senna, irmão do piloto Ayrton Senna. O empresário havia criado a empresa iHouse, especializada em banheiras automatizadas. A ideia era capturar imagens do executivo dentro da banheira de sua casa, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Detalhe: ele deveria estar de terno. “Dei muita sorte, ele topou na hora”, diz Gatti. A foto foi responsável pela ascensão profissional do fotógrafo.


A primeira exposição ocorreu em São Paulo, no ano passado. Em pouco tempo, ganhou uma galeria permanente no World Trade Center, um dos conjuntos comerciais mais movimentados da cidade. Na ocasião, a curadora da exposição no Caroussel Du Louvre, Heloísa Azevedo, viu o trabalho e se interessou em levá-lo para a Cidade Luz. Algumas propostas mais ousadas causaram estranhamento. Gatti lembra que quando fotografou o presidente da Wizard, Carlos Wizard Martins, teve de convencê-lo a pintar o rosto com as cores da bandeira da Inglaterra. “Nunca imaginei que fosse participar de uma exposição em um museu tão importante quanto o Louvre. Isso representa um reconhecimento de minha trajetória”, diz Martins. “Gatti consegue ver aquilo que a maior parte das pessoas não enxergam: ele retira toda a parte comercial e humaniza a atividade empresarial.” Durante sua trajetória, Gatti produziu quase 90 fotografias que renderam capa à ISTOÉ Dinheiro. A última estampou a edição de 29 de setembro com a imagem do CEO da Toyota na América Latina, Steve St. Ângelo, puxando um histórico veículo Bandeirante.


Com Pedro Mizutani, vice-presidente de uma empresa de açúcar e etanol, foi assim. Ele foi fotografado todo à vontade durante um concurso de karaokê da Associação Japonesa do Brasil. “Quando começamos a conversar, ele queria fazer uma reportagem sobre cana-de-açúcar, no meio da cana, do etanol. Mas perguntou qual era meu hobbie. Então fomos no palco, me vesti e tiramos essa foto. Foi muito legal esse encontro.”

Das capas de revistas semanais, Cláudio Gatti partiu para uma exposição capital. E não demorou muito para o talento dele atravessar fronteiras. O convite agora é para exibir o trabalho no Louvre, em Paris. As fotos vão ficam em um anexo do museu, conhecido como Carrousel du Louvre, dedicado à arte contemporânea.

É o que explica a curadora da exposição Heloiza Azevedo, uma brasileira que mora em Paris. Nós conversamos com ela via internet sobre a expectativa da mostra que será realizada nesse mês com sete fotografias selecionadas. “São sete obras, são 12 páginas do kit de catalogação de obra de arte. O kit é para divulgar o artista e seu trabalho. Ele sai em dois idiomas: francês e inglês. Esse kit é distribuído gratuitamente para colecionadores, museus, arquitetos e admiradores de arte. Quando 

você faz a seleção de uma obra, você precisa identificar vários requisitos, como tema, condição de criação de cada artista. O que pode representar para o expectador que vai ver aquela obra. É sempre muito desafiador.”
Quem faz questão de conferir de perto a exposição em Paris é Carlos Wizard, líder de uma das maiores redes de produtos naturais da américa latina. Na foto ele está de "bem com a vida", calçando chinelos e com um livro na mão, uma imagem cheia de significados. “Na minha interpretação, a sandália significa que vou estar sempre crescendo, tendo sucesso, mas mantendo o pé no chão. O livro que eu trouxe, me dá inspiração, respostas e ponto superior. Ele conseguiu pegar os extremos em uma foto, em que estou sentado numa carteira escolar, representando minha trajetória no setor de educação. Fiquei impressionado e encantado com o resultado.”


Ivan Zurita, então presidente da Nestlé do Brasil, toma um banho de leite



Carlos Wizard, fundador das escolas de idiomas Wizard, posa com a bandeira inglesa pintada no rosto



Luiz Carlos Trabuco e Lázaro de Mello Brandão, executivos do Bradesco, posam para a DINHEIRO



 Jaime Szulc, presidente da Goodyear na América Latina, usa sal grosso para afastar a crise em 2015



Sergio Arno, dono do La Vecchia Cucina, põe a mão na massa e o rosto no molho de tomate.



 Jorge Miguel Samek, então presidente de Itaipu, sobe em um carro elétrico para mostrar que o futuro será feito de veículos movidos a eletricidade



Pedro Furlan, herdeiro da Sadia, resolveu alçar voo solo e montar a Nativ, uma empresa de pescados.



João de Nagy, um dos gestores do World Trade Center, sobe sobre o Fusca 1965 que usa para se locomover em São Paulo para ser fotografado dentro do maior salão de eventos do seu complexo



Pedro Mizutani, executivo da Raízen, canta em um karaokê para ser fotografado pela DINHEIRO



Cledorvino Bellini, então presidente da Fiat no Brasil, lava a roda de um Palio, o modelo mais vendido da montadora no País



Ricardo Tavares, antigo dono da Três Corações, se molha durante a irrigação de mudas de café em uma de suas fazendas

Carlos Pasetti, dono da Xandô, mostra as laranjas utilizadas na produção do suco.


O sueco Stefan Nilsson, CEO da Fotótica, mostra as lentes da companhia



 Nelson Shoiti Tajiri, presidente da Sakata Seed Sudamérica, brinca com as coloridas sementes da companhia



Leonardo Senna posa dentro de sua banheira automatizada. 

Tudo surgiu de uma pauta”, diz Claudio Gatti, 45 anos, fotógrafo que há mais de 10 anos colabora com a Editora 3. O resultado dessas pautas fotográficas será exposto, entre 20 e 22 de outubro, no Carrousel du Louvre, dentro do complexo do principal museu de Paris, na França. O ano era 2007. E a pauta era o novo negócio de Leonardo Senna, irmão do piloto Ayrton Senna. Leonardo estava investindo em banheiras automatizadas e havia criado sua empresa no setor, a iHouse. Gatti teve uma ideia: fotografar o executivo dentro da banheira de sua casa, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Mas havia um porém. Ele precisaria estar de terno. A foto virou arte. “Dei muita sorte. Ele A foto ficou fora da exposição intitulada “Quando o Empresário Vira Arte” que será realizada na cidade luz, mas foi ela quem garantiu a ascensão profissional de Gatti, filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica e que começou a fotografar aos 28 anos. A matéria, produzida para a revista ISTOÉ, permitiu que outros trabalhos feitos por ele fossem tão ousados quanto.




Gente que Fez e Faz

O empresário Abílio Diniz, ex-presidente de uma rede de supermercados fazendo um "lanchinho" durante as compras. Pedro Furlan, presidente de uma das maiores empresas de pescado do País, mostrando como se carrega um peixe, sem perder a classe. Muhtar Kent, presidente da indústria de refrigerantes mais famosa do mundo ensinando, a melhor maneira de tomar a bebida.

-LAZARO CARMO FILHO 
-Título: DEDICAR MAIS AOS FILHOS
-Publicação:outubro/2015 OBS: IMAGEM FEITA P/ EXPOSIÇAO.





-AFONSO BARROS ( AVIS)
-Título; FECHEI UM MEGACONTRATO!
-Publicação: Capa / agosto /2007. Revista Dinheiro




WILLIAN LEE(CEO, HYUNDAI)
-Título:A PEÇA CHAVE DA HYUNDAI
-Publicação:abril/2015



NADIR MORENO (UPS)
-Título:MULHERES NO PODER
-Publicação:CAPA julho/2009




GILBERTO TOMAZONI (SEARA)
-Título:ATE ONDE VAI O APETITE DA SEARA?
-Publicação:setembro/2015








-MARCELO SPINELLI (VLI)
-Título:A FORÇA DOS INVESTIMENTOS
-Publicação:março/2015




JEAN MARC PUEYO (CARREFOUR)
-Título:TODOS QUEREM COMPRAR
-Publicação:Capa janeiro/2009




-GUTO MOCELLIN (AGUA OURO FINO)
-Título:" VENDER AGUA COM ELEGANCIA"
-Publicação:abril/2008




ABILIO DINIZ (PAO DE ACUCAR)
-Título:"PASSEI ANOS USANDO PALETO.HOJE ACHO DESCONFORTAVEL"
-Publicação:Capa /setembro/2008.Revista Dinheiro 




FLAVIO PADOVAN (FORD)
-Título:A FORÇA DE PADOVAN
-Publicação: interna/maio/2007




MARK PITT (SHERWILLIANS)
-Título:O GUERREIRO DAS TINTAS 
-Publicação:setembro/2007




-JAIME SZULC (GOODYEAR)
-Título:INOVAÇAO CONTRA A CRISE
-Publicação: Capa janeiro/2015




JOHN ROSAN VALLON (DASSOULT)
-Título:DISPUTA NOS ARES
-Publicação:dezembro/2008




JOSE CARLOS GRUBISICH FILHO (ETH)
-Título:O NOVO HOMEM FORTE DA CANA
-Publicação:Capa dezembro/2008




 SHIZUMA KUBOTA ( DUNLOP)
-Título:"A LARGADA DA DUNLOP"
-Publicação:agosto/2014




MUHTAR KENT(COCA COLA)
-Título:"COCA COLA SE BEBE ASSIM"
-Publicação:CAPAnovembro/2009




ROBERTO CORTEZ( MAN )
-Título:A VOLKSWAGEN NO TOPO DO PODIO
-Publicação:CAPA fevereiro/2008




CONSTANTINO JUNIOR (GOL)
-Título:O GRANDE TESTE DE CONSTANTINO
-Publicação:CAPA abril/2009





BY REVISTA DINHEIRO













































10 de novembro de 2017

MAZ MAHJOOBI -PHOTOGRAPHY -EUA


Um místico sábio, que eu reverenciei, me disse uma vez que uma das melhores maneiras de se servir de si mesmo e dos outros é acrescentando à beleza neste mundo. Ele disse que a beleza tem o poder de nos levar ao momento. Vendo um lindo pôr-do-sol, uma incrível obra de arte ou uma bela criação artesanal tem o potencial de nos levar até esse momento. E estar totalmente presente é pura alegria ... pura felicidade. - Isso me tocou tão profundamente que, desde então, isso se tornou minha missão, meu modo de vida. Não só eu tenho a chance, a honra, de mergulhar em criar algo, no momento, uma espécie de meditação, mas eu posso contribuir para a beleza neste mundo, seja através de música, fotografia ou artesanato que pode Elogie a beleza de outra pessoa. Eu acredito que qualquer tipo de energia está presente quando algo entra na criação, essa energia se torna sua base ... é essência. Então espero que a alegria e satisfação que experimente, na criação, seja compartilhada com você através dessas criações. - Uma das coisas mais importantes para mim é a via mais natural e ecológica em tudo o que eu estou envolvido. Sempre que possível, eu uso madeiras recuperadas em meus projetos e eu permaneço longe de usar produtos químicos e COV prejudiciais, para a saúde e a segurança de meus próprios e de todos os outros. - Reproduzir fielmente a cena não é realmente o meu estilo, ao invés de transformá-lo em minha própria visão e interpretação do que está sendo visto. É por isso que os estilos abstratos, impressionistas e surrealistas são minha especialidade. - Eu acredito que o potencial para uma imagem incrível reside mesmo nas coisas mais simples e mundanas da vida, nos objetos e lugares ao nosso redor. Portanto, não temos que nos aventurar nos alcances mais distantes da Terra, a fim de ver a beleza quando está aqui onde estamos no momento! - Todas as minhas técnicas de fotografia abstratas e surrealistas são realizadas na câmera, ao fotografar, usando técnicas manuais. Eu gosto de transformar a natureza em novas formas de imagens, muitas vezes abstratas, usando uma câmera e outros objetos. Eu uso uma variedade de técnicas, incluindo o uso de vidro e água para "superar" a cena, e outra técnica que uso é a exposição longa e o movimento da câmera onde a cena se torna a escova que pinta a luz no sensor da câmera. Eu tento manter o pós-processamento no básico, principalmente fazendo apenas ajustes na cor, brilho, contraste e recorte. -  


IMPRESSIONIST WORK

Toda a fotografia abstrata e impressionista é feita na câmera durante o tiro, usando técnicas manuais, incluindo exposição longa e movimento da câmera, onde a cena se torna a escova que pinta luz em todo o sensor da câmera. Manter pós-processamento para o básico é importante, então os ajustes são feitos principalmente para cores, brilho, contraste e recorte.






















SURREAL

Toda a fotografia surreal é feita na câmera, enquanto dispara, usando técnicas manuais, incluindo o uso de vidro e água para criar imagens distorcidas e reflexivas. Manter pós-processamento para o básico é importante, então os ajustes são feitos principalmente para cores, brilho, contraste e recorte.












LANDSCAPE WORK

Design gráfico inspirou fotografia de paisagem com ênfase em linhas, curvas e formas inclinadas principalmente para um estilo semi-minimalista e semi-plano com ênfase em camadas.




















PHOTOJOURNALISM















Exhibitions:

– Forest & Ocean Gallery
Laguna Beach, California, United States
– Spirit Tahoe Interior Design Gallery
Truckee, California, United States
– Las Laguna Gallery
Laguna Beach, California, United States
Liberty Fine Art Gallery
Reno, Nevada, United States
– Nave Gallery
Somerville, Massachusetts, United States
– Filoli
Woodside, California, United States



www.nomindphotography.com