29 de julho de 2018

BORDALO II - GRAFFITI - LISBOA



Eu nasci em Lisboa, 1987. Eu pertenço a uma geração extremamente consumista, materialista e gananciosa. Com a produção das coisas em seu nível mais alto, a produção de "resíduos" e objetos não utilizados também está no auge. "Desperdício" é citado devido à sua definição abstrata: "o lixo de um homem é o tesouro de outro homem". Eu crio, recrio, reúno e desenvolvo ideias com material em fim de vida e procuro relacioná-lo com a sustentabilidade, consciência ecológica e social.


Big trash animals

Erupção Animais é uma série de obras de arte que visa  hamar atenção para um problema atual que provavelmente será esquecido, tornar-se trivial ou um mal necessário. O problema envolve produção de resíduos, materiais que não são reutilizados, poluição e seus efeitos no planeta.



A ideia é retratar a própria natureza, neste caso animais, a partir de materiais responsáveis pela sua destruição.

Essas obras são construídas com materiais em fim de vida: a maioria é encontrada em terrenos baldios, fábricas abandonadas ou aleatoriamente e alguns são obtidos de empresas que estão passando por um processo de reciclagem.

Pára-choques danificados, latas de lixo queimadas, pneus e eletrodomésticos são apenas alguns dos objetos que podem ser identificados quando você entra em detalhes. Eles estão camuflando o resultado de nossos hábitos com pouca consciência ecológica e social.























Provocative street art

Crítica social, piadas: mudanças significativas com pouca intervenção nos espaços públicos. Eu quero despertar sentimentos na sociedade. É uma maneira de protestar e expressar minhas idéias, medos, preocupações e pensamentos.




















World Gone Crazy

O medo de se tornar o que a sociedade quer que nos tornemos, o drama da verdadeira felicidade e sua proporção com o que possuímos e o terror que está escondido atrás da verdade. Minhas instalações são o principal resultado do consumismo mais louco: lixo / lixo, mas para mim matéria-prima. Reuno situações que ocorrem em uma cidade com seu próprio desperdício: desafiando o público a ver as coisas de uma perspectiva mais profunda. Situações hipotéticas são criadas e os papéis trocados: o cômico se torna vergonhoso. Medo, drama e terror ganham uma nova cor.









http://www.bordaloii.com/

28 de julho de 2018

LYDIO BANDEIRA DE MELLO - PINTURA - RIO DE JANEIRO


Pintor, desenhista, professor universitário.
Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes, Enba, no Rio de Janeiro, entre 1947 e 1951, onde torna-se monitor da cadeira de desenho de modelo vivo e assistente do mestre Marques Júnior. Obtém, em 1961, o prêmio de viagem ao exterior, viajando à Itália, onde pinta dois afrescos para a Igreja do Santuário de Poggio Bustone. Em 1986, é lançado o livro A Arte do Desenho, com trabalhos do artista.

1929

Nasce no dia 20 de junho Lydio Introcaso Bandeira de Mello, em Leopoldina (MG), filho do advogado, matemático e filósofo Lydio Machado Bandeira de Mello e de Amália Introcaso Bandeira de Mello.

1935

Começa a pintar, aos seis anos, com tintas presenteadas por uma vizinha.

1947-1951

Muda-se para o Rio de Janeiro, e passa a frequentar a Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde se torna monitor da cadeira de desenho de modelo vivo e assistente do mestre Marques Júnior. Gradua-se em 1951. Além de Marques Júnior, fica amigo também de Quirino Campofiorito, Calmon Barreto e do psiquiatra Alan Parente, que tiveram grande influência em sua obra plástica.





















































www.bandeirademello.art.br/