Fotos de empresários brasileiros em situações inusitadas ganha exposição em Paris
Rregistrar
grandes empresários em momentos inusitados se transformou em uma especialidade
para o fotógrafo mogiano Cláudio Gatti, de 45 anos, 15 deles dedicados a
produzir capas de revistas semanais de economia. “A foto precisa falar, ter
alma. E o que mais ouço é ouvir que eles não têm tempo. E o que me fascina é
isso, é em 15 minutos, extrair o retrato de forma diferenciada.”
O presidente da Nestlé no Brasil banhado de
leite em meio a um rebanho de vacas. Foi esse o retrato que Cláudio Gatti, 45
anos e fotógrafo há 10, fez do executivo Ivan Zurita para uma reportagem
publicada na capa da revista ISTOÉ Dinheiro. A preferência por fotografias em
cenas ousadas e irreverentes é uma marca do trabalho de Gatti como
fotojornalista — e sua criatividade foi reconhecida na exposição “Quando o
Empresário Vira Arte” que ocupa o complexo do principal museu de Paris, na
França, o Carrousel Du Louvre, entre os dias 20 e 22 de outubro. A ideia de
retratar empresários fora do escritório e sem os habituais terno e gravata
começou em 2007, quando Gatti foi chamado para clicar Leonardo Senna, irmão do
piloto Ayrton Senna. O empresário havia criado a empresa iHouse, especializada
em banheiras automatizadas. A ideia era capturar imagens do executivo dentro da
banheira de sua casa, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Detalhe: ele
deveria estar de terno. “Dei muita sorte, ele topou na hora”, diz Gatti. A foto
foi responsável pela ascensão profissional do fotógrafo.
A primeira exposição ocorreu em São Paulo,
no ano passado. Em pouco tempo, ganhou uma galeria permanente no World Trade
Center, um dos conjuntos comerciais mais movimentados da cidade. Na ocasião, a
curadora da exposição no Caroussel Du Louvre, Heloísa Azevedo, viu o trabalho e
se interessou em levá-lo para a Cidade Luz. Algumas propostas mais ousadas
causaram estranhamento. Gatti lembra que quando fotografou o presidente da
Wizard, Carlos Wizard Martins, teve de convencê-lo a pintar o rosto com as
cores da bandeira da Inglaterra. “Nunca imaginei que fosse participar de uma
exposição em um museu tão importante quanto o Louvre. Isso representa um
reconhecimento de minha trajetória”, diz Martins. “Gatti consegue ver aquilo
que a maior parte das pessoas não enxergam: ele retira toda a parte comercial e
humaniza a atividade empresarial.” Durante sua trajetória, Gatti produziu quase
90 fotografias que renderam capa à ISTOÉ Dinheiro. A última estampou a edição
de 29 de setembro com a imagem do CEO da Toyota na América Latina, Steve St.
Ângelo, puxando um histórico veículo Bandeirante.
Com Pedro Mizutani, vice-presidente de uma empresa de
açúcar e etanol, foi assim. Ele foi fotografado todo à vontade durante um
concurso de karaokê da Associação Japonesa do Brasil. “Quando começamos a
conversar, ele queria fazer uma reportagem sobre cana-de-açúcar, no meio da
cana, do etanol. Mas perguntou qual era meu hobbie. Então fomos no palco, me
vesti e tiramos essa foto. Foi muito legal esse encontro.”
Das capas de revistas semanais, Cláudio Gatti partiu
para uma exposição capital. E não demorou muito para o talento dele atravessar
fronteiras. O convite agora é para exibir o trabalho no Louvre, em Paris. As
fotos vão ficam em um anexo do museu, conhecido como Carrousel du Louvre,
dedicado à arte contemporânea.
É o que explica a curadora da exposição Heloiza
Azevedo, uma brasileira que mora em Paris. Nós conversamos com ela via internet
sobre a expectativa da mostra que será realizada nesse mês com sete fotografias
selecionadas. “São sete obras, são 12 páginas do kit de catalogação de obra de
arte. O kit é para divulgar o artista e seu trabalho. Ele sai em dois idiomas:
francês e inglês. Esse kit é distribuído gratuitamente para colecionadores,
museus, arquitetos e admiradores de arte. Quando
você faz a seleção de uma obra, você precisa identificar
vários requisitos, como tema, condição de criação de cada artista. O que pode
representar para o expectador que vai ver aquela obra. É sempre muito
desafiador.”
Quem faz questão de conferir de perto a exposição em
Paris é Carlos Wizard, líder de uma das maiores redes de produtos naturais da
américa latina. Na foto ele está de "bem com a vida", calçando
chinelos e com um livro na mão, uma imagem cheia de significados. “Na minha
interpretação, a sandália significa que vou estar sempre crescendo, tendo
sucesso, mas mantendo o pé no chão. O livro que eu trouxe, me dá inspiração,
respostas e ponto superior. Ele conseguiu pegar os extremos em uma foto, em que
estou sentado numa carteira escolar, representando minha trajetória no setor de
educação. Fiquei impressionado e encantado com o resultado.”
Ivan Zurita, então presidente da Nestlé do Brasil, toma um banho de leite
Carlos Wizard, fundador das escolas de idiomas Wizard, posa com a bandeira inglesa pintada no rosto
Luiz Carlos Trabuco e Lázaro de Mello Brandão, executivos do Bradesco, posam para a DINHEIRO
Jaime Szulc, presidente da Goodyear na América Latina, usa sal grosso para afastar a crise em 2015
Sergio Arno, dono do La Vecchia Cucina, põe a mão na massa e o rosto no molho de tomate.
Jorge Miguel Samek, então presidente de Itaipu, sobe em um carro elétrico para mostrar que o futuro será feito de veículos movidos a eletricidade
Pedro Furlan, herdeiro da Sadia, resolveu alçar voo solo e montar a Nativ, uma empresa de pescados.
João de Nagy, um dos gestores do World Trade Center, sobe sobre o Fusca 1965 que usa para se locomover em São Paulo para ser fotografado dentro do maior salão de eventos do seu complexo
Pedro Mizutani, executivo da Raízen, canta em um karaokê para ser fotografado pela DINHEIRO
Cledorvino Bellini, então presidente da Fiat no Brasil, lava a roda de um Palio, o modelo mais vendido da montadora no País
Ricardo Tavares, antigo dono da Três Corações, se molha durante a irrigação de mudas de café em uma de suas fazendas
Carlos Pasetti, dono da Xandô, mostra as laranjas utilizadas na produção do suco.
O sueco Stefan Nilsson, CEO da Fotótica, mostra as lentes da companhia
Nelson Shoiti Tajiri, presidente da Sakata Seed Sudamérica, brinca com as coloridas sementes da companhia
Leonardo Senna posa dentro de sua banheira automatizada.
Tudo surgiu de uma pauta”, diz Claudio Gatti, 45 anos, fotógrafo que há mais de 10 anos colabora com a Editora 3. O resultado dessas pautas fotográficas será exposto, entre 20 e 22 de outubro, no Carrousel du Louvre, dentro do complexo do principal museu de Paris, na França. O ano era 2007. E a pauta era o novo negócio de Leonardo Senna, irmão do piloto Ayrton Senna. Leonardo estava investindo em banheiras automatizadas e havia criado sua empresa no setor, a iHouse. Gatti teve uma ideia: fotografar o executivo dentro da banheira de sua casa, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Mas havia um porém. Ele precisaria estar de terno. A foto virou arte. “Dei muita sorte. Ele A foto ficou fora da exposição intitulada “Quando o Empresário Vira Arte” que será realizada na cidade luz, mas foi ela quem garantiu a ascensão profissional de Gatti, filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica e que começou a fotografar aos 28 anos. A matéria, produzida para a revista ISTOÉ, permitiu que outros trabalhos feitos por ele fossem tão ousados quanto.
Gente que Fez e Faz
O
empresário Abílio Diniz, ex-presidente de uma rede de supermercados fazendo um
"lanchinho" durante as compras. Pedro Furlan, presidente de uma das
maiores empresas de pescado do País, mostrando como se carrega um peixe, sem
perder a classe. Muhtar Kent, presidente da indústria de refrigerantes mais
famosa do mundo ensinando, a melhor maneira de tomar a bebida.
-LAZARO CARMO FILHO
-Título: DEDICAR MAIS AOS FILHOS
-Publicação:outubro/2015 OBS: IMAGEM FEITA P/ EXPOSIÇAO.
-AFONSO BARROS ( AVIS)
-Título; FECHEI UM MEGACONTRATO!
-Publicação: Capa / agosto /2007. Revista Dinheiro
WILLIAN LEE(CEO, HYUNDAI)
-Título:A PEÇA CHAVE DA HYUNDAI
-Publicação:abril/2015
NADIR MORENO (UPS)
-Título:MULHERES NO PODER
-Publicação:CAPA julho/2009
GILBERTO TOMAZONI (SEARA)
-Título:ATE ONDE VAI O APETITE DA SEARA?
-Publicação:setembro/2015
-MARCELO SPINELLI (VLI)
-Título:A FORÇA DOS INVESTIMENTOS
-Publicação:março/2015
JEAN MARC PUEYO (CARREFOUR)
-Título:TODOS QUEREM COMPRAR
-Publicação:Capa janeiro/2009
-GUTO MOCELLIN (AGUA OURO FINO)
-Título:" VENDER AGUA COM ELEGANCIA"
-Publicação:abril/2008
ABILIO DINIZ (PAO DE ACUCAR)
-Título:"PASSEI ANOS USANDO PALETO.HOJE ACHO DESCONFORTAVEL"
-Publicação:Capa /setembro/2008.Revista Dinheiro
-Título:"PASSEI ANOS USANDO PALETO.HOJE ACHO DESCONFORTAVEL"
-Publicação:Capa /setembro/2008.Revista Dinheiro
FLAVIO PADOVAN (FORD)
-Título:A FORÇA DE PADOVAN
-Publicação: interna/maio/2007
MARK PITT (SHERWILLIANS)
-Título:O GUERREIRO DAS TINTAS
-Publicação:setembro/2007
-JAIME SZULC (GOODYEAR)
-Título:INOVAÇAO CONTRA A CRISE
-Publicação: Capa janeiro/2015
JOHN ROSAN VALLON (DASSOULT)
-Título:DISPUTA NOS ARES
-Publicação:dezembro/2008
JOSE CARLOS GRUBISICH FILHO (ETH)
-Título:O NOVO HOMEM FORTE DA CANA
-Publicação:Capa dezembro/2008
SHIZUMA KUBOTA ( DUNLOP)
-Título:"A LARGADA DA DUNLOP"
-Publicação:agosto/2014
MUHTAR KENT(COCA COLA)
-Título:"COCA COLA SE BEBE ASSIM"
-Publicação:CAPAnovembro/2009
ROBERTO CORTEZ( MAN )
-Título:A VOLKSWAGEN NO TOPO DO PODIO
-Publicação:CAPA fevereiro/2008
CONSTANTINO JUNIOR (GOL)
-Título:O GRANDE TESTE DE CONSTANTINO
-Publicação:CAPA abril/2009
BY REVISTA DINHEIRO