25 de fevereiro de 2019

VASCO MOURÃO - ILUSTRAÇÃO - PORTUGAL







Vasco Mourão trabalha na percepção, textura e memória da paisagem urbana. Somente com caneta e tempo, sua prática se concentra na representação de cidades através de desenhos em papel, madeira e metal. 
Desenhos de paisagens urbanas e outros meandros de arquitetura em geral, rearranjados na tela.

Habitando um lugar entre arte e ilustração, Vasco Mourão cria obras de arte sob medida e murais de grande escala para vários clientes, galerias e instituições particulares, trabalhando também em comissões editoriais selecionadas. 
Original de Portugal, agora com sede em Barcelona (quando não está no trabalho anual e na caminhada)



As cidades visíveis  
por Jorge Carrión

O artista Vasco Mourão vem do mundo da arquitetura e das viagens. Essa dupla genealogia aproxima-o daqueles que imaginaram e projetaram os edifícios emblemáticos do mundo, bem como aqueles que o descreveram em seus livros, esboços ou fotografias. 

Mas o trabalho do Vasco não se concentra nos detalhes, mas sim no todo. Do seu ponto de vista, o que mais importa não é a arquitetura propriamente dita, mas a paisagem urbana, nem tanto a rota singular, mas o labirinto das redes tecidas pelo viajante ou pelo motorista ao circular na metrópole contemporânea.

Porque o maior tema narrativo e conceitual do trabalho do Vasco é a cidade. A paisagem urbana como multiplicação e como uma sucessão de espelhos. 

Embora um desenho possa falar de Nova York, Lisboa, Gênova ou Barcelona, ​​em um plano simultâneo e inclusivo, ele também representa as cidades invisíveis de Italo Calvino. 
À semelhança do escritor italiano, os desenhados pelo artista português são feitos de ilusão (óptica e sentimental) e desejo (de posse e ordem), contando com uma memória partilhada por todos os seres humanos. A cidade como casa transversal, como horizonte compartilhado. A cidade também como geometria, padrão e combinações infinitas. Não importa onde você mora, você reconhecerá aspectos da sua própria cidade nessas cidades visíveis em preto e branco.

O meio onde o Vasco se baseia também está em sintonia com a história urbana. No papel refere-se ao trabalho de recordação de dados e eventos; na madeira conecta o rural com o espaço urbano, lembra o feixe que sustenta o prédio e o cotidiano mobiliário, trabalho e descanso: no metal está presente a metrópole moderna, sua arquitetura de ferro, sua paixão por metais preciosos para sublinhar luxo e inox aço para reivindicar avanços tecnológicos. 

Estes materiais são sobrepostos na pedra de uma parede. Porque o trabalho dele é sempre mural. Uma segunda pele que cobre a epiderme das cidades do mundo que ele, obsessivamente, está copiando, imaginando, colecionando.



Percepções de Paris






Paris Perceptions, 2012 

Tinta sobre papel 

21 x 29,7 cm | 8,3 x 11,7 em colecção privada

Uma comissão para criar uma peça não para ilustrar um artigo específico, mas para ocupar o spread com algo que atraiu o leitor. O desenho foi o artigo
.Aqui o tema foram os telhados característicos de Paris e o ponto focal na grade urbana que é o Arco do Triunfo. 
 Encomendado pela revista The New Yorker.


Percepções de Nova York I, 2012 
Tinta sobre papel   210 x 297 mm | 8,3 x 11,7 em 
colecção privada


New York Perceptions II, 2012 
Tinta sobre papel    210 x 297 mm | 8,3 x 11,7 em 
colecção privada


New York Perceptions III, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection



New York Perceptions IV, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection



New York Perceptions V, 2012
Ink on paper    210 x 297 mm | 8.3 x 11.7 in
Private collection

O ponto de partida para esta série foi uma comissão para The New Yorker que levou a uma investigação pessoal em retratar esse ambiente urbano específico. 
Desenho principalmente pela memória e referências visuais aleatórias, uma nova cidade distorcida, pessoal e estranha aparece. É a Nova York que tenho dentro da minha mente. 

Esta série foi exibida na exposição do grupo Wonderland em The Invisible Dog , Brooklyn, Nova York.


 
New Yorker, 2011 
Tinta sobre papel 
120 x 60 cm | 47 x 23 na

coleção particular











De novembro de 2015 a fevereiro de 2016, fui artista residente do PARADISE AiR , na cidade de Matsudo, no Japão. O LONG Stay Programme me deu a oportunidade de produzir uma obra de arte em larga escala baseada na cidade de Matsudo enquanto vivia e interagia com a comunidade local. Meu modus operandi era muito simples. Explore, desenhe e exponha.









Um desenho de mão grande baseado na cidade de Genova, Itália. Com o objetivo de transmitir a sensação e densidade de Genova com foco em elementos como o porto, a cidade velha, as incríveis infraestruturas e rodovias que fazem parte da cidade.











https://mistermourao.com/Artworks













































SUSIE GADEA - PINTURA - LIMA PERU



Eu pinto porque preciso, as palavras não podem descrever a alegria e a satisfação de colocar uma tela em branco no chão e me agachar ao redor dela com um pincel na mão. Essa sensação de brincadeira e liberdade infantil, de permitir, aceitar e o amor toca o espírito e fortalece aspectos que estavam dormindo há tempo demais ".

SUSIE GADEA nasceu em 1953, em Lima, Peru, em uma família bicultural que encorajou suas inclinações artísticas e senso de cidadania global. Em 1969, ela se mudou para a Austrália, onde estudou design gráfico na Brisbane School of Art.

Em 1978, estabeleceu-se na República Dominicana, onde trabalhou como consultora independente de design e comunicação, obtendo reconhecimento local e internacional. Em 1999, ela se formou em psicologia e disciplina, o que favoreceu sua compreensão de si mesma e dos outros. Sua inclinação para a psicologia transpessoal complementou seus interesses filosóficos e metafísicos, que influenciaram fortemente sua compreensão da realidade. O ano de 2000 marcou um período de busca interior e ajuste de seus objetivos, que a levou a se concentrar na auto-expressão artística, sua paixão ao longo da vida.

Logo após sua primeira exposição individual em Santo Domingo, em 2001, ela fechou seu estúdio de design para dedicar seu tempo à pintura, escultura e escrita. Em 2004, ela teve uma segunda exposição individual em La Romana, e um ano depois mudou-se para Madri, a fim de promover sua busca pessoal através da arte.


WAYLAY PLAY


Integration - 81x90cm


Juggling - 40x30cm



Out of the box - 50x60cm



Under the surface - 225x120cm



Renovation fantasy - 97x120cm



Coming around - 50x60cm


Now is a good time - 80x60cm



I won't miss a thing - 97x120cm



Feeling, thinking - 70x60cm



Impetus - 46x55cm




New work


Potenciales - 100x80cm


El gato que quiere ser paloma - 60x80cm



Aspectos - 80x100cm



Mujer-pez en la bahía - 60x50cm



Ver para no creer - 60x50cm


Realidad paralela - 50x60cm


Llegar es un proceso - 40x50cm 


Invencible - 60x80cm


Imperativos - 80x60cm 



Paintings


Renacer - 50x60cm 


Bipercepción - 60x80cm


Celebración de la vida - 80x100 cm


Ciclos de cambio - 100x80cm


Colores jugando - 100x80cm