29 de fevereiro de 2012

ANTÓNIO HOMEM CARDOSO - PHOTOGRAPHY - LISBOA



António Homem Cardoso


Nasceu a 11 de Janeiro de 1945, numa aldeia perto de Viseu chamada Negrelos de S. Pedro do Sul. É descendente de uma família aristocrata e conhecida na região.
Após a morte do pai, a mãe, com oito filhos para criar, viu-se na obrigação de mandar o filho mais novo para Lisboa. Assim, com 10 anos de idade, António passou a viver na Capital, em casa dos tios e a trabalhar como moço de recados.
Mas esta profissão durou pouco tempo, Homem Cardoso depressa se apercebeu que não era isso que queria fazer para o resto da vida. Para reforçar ainda mais esta posição eis que lhe acontece um episódio que mudou a sua vida. Um dia, tinha António 14 anos, ia a passar na Praça de Touros de
Algés, quando reparou numas luzes. Como era de dia achou e estranho e resolveu aproximar-se. Era um filme que estava a ser rodado. Os actores principais eram Eddie Constantine e Bárbara Lage. A simpatia pelo jovem de tenra idade foi imediata e durante todo o tempo de gravações passou a sair sempre com eles. No final Eddie Constantine ofereceu-lhe a sua máquina fotográfica, acto que revolucionou a vida de António para sempre. A partir desse momento começou a tirar fotografias, o seu trabalho começou a agradar as pessoas e pensou que poderia fazer desse passatempo a sua profissão e continuar o seu ritmo de vida, livre.Estávamos, então, no início dos anos 60 e António Homem Cardoso começou a percorrer as ruas de Lisboa à procura de acontecimentos do dia-a-dia, a tirar fotografias e a vende-las aos jornais, principalmente ao “Diário Popular” e ao “Diário de Notícias”.
Apesar de ter a sensação de ter uma “luzinha” protectora, que lhe tem dado muita sorte ao longo da vida, António também tem consciência que houve muitas pessoas que o ajudaram a crescer, tais como Ferreira de Castro, Almada Negreiros e Nasceu a 11 de Janeiro de 1945, numa aldeia
perto de Viseu chamada Negrelos de S. Pedro do Sul. É descendente de uma família aristocrata e conhecida na região.
Após a morte do pai, a mãe, com oito filhos para criar, viu-se na obrigação de
mandar o filho mais novo para Lisboa. Assim, com 10 anos de idade, António passou a viver na Capital, em casa dos tios e a trabalhar como moço de recados.
Mas esta profissão durou pouco tempo, Homem Cardoso depressa se apercebeu que não era isso
que queria fazer para o resto da vida. Para reforçar ainda mais esta posição eis que lhe acontece um episódio que mudou a sua vida. Um dia, tinha António 14 anos, ia a passar na Praça de Touros de Algés, quando reparou numas luzes. Como era de dia achou e estranho e resolveu aproximar-se. Era um filme que estava a ser rodado. Os actores principais eram Eddie Constantine e Bárbara Lage. A simpatia pelo jovem de tenra idade foi imediata e durante todo o tempo de gravações passou a sair sempre com eles. No final Eddie Constantine ofereceu-lhe a sua máquina fotográfica, acto que revolucionou a vida de António para sempre. A partir desse momento começou a tirar fotografias, o seu trabalho começou a agradar as pessoas e pensou que poderia
fazer desse passatempo a sua profissão e continuar o seu ritmo de vida, livre.
Estávamos, então, no início dos anos 60 e António Homem Cardoso começou a percorrer as ruas de Lisboa à procura de acontecimentos do dia-a-dia, a tirar fotografias e a vende-las aos jornais, principalmente ao “Diário Popular” e ao “Diário de Notícias”.
Apesar de ter a sensação de ter uma “luzinha” protectora, que lhe tem dado muita sorte ao longo da vida, António também tem consciência que houve muitas pessoas que o ajudaram a crescer, tais como Ferreira de Castro, Almada Negreiros e Jorge Almasqué. Mas houve um homem que o marcou profundamente e que teve muita influência na sua formação ética como fotógrafo, que foi
Augusto Cabrita.





Aos 21 anos vai para a tropa e aí os tempos foram de alguma angústia. Habituado a uma vida livre e sem compromissos, Homem Cardoso deu-se mal com hierarquias e ordens superiores, o que lhe valeu alguns castigos. Esteve no serviço militar durante 3 anos e meio e exercia a função de operador de fotografia. Quando regressou passou a trabalhar na revista “Observador”. Foi com esse trabalho que se apaixonou por África.
Após o 25 de Abril optou por fazer fotografia publicitária, uma vez que já tinha publicado as suas fotografias em quase todas as revistas e jornais. O sucesso foi tanto, a procura também, que se viu obrigado a aumentar os preços para poder ter tempo para comer e dormir.
Mais tarde optou pelos livros. Curiosamente, virou-se para este outro mundo da fotografia porque gostava de ver o seu nome a aparecer na capa e, claro está, que foi outro êxito. O seu primeiro livro foi “A Cozinha Tradicional Portuguesa”.
Hoje apenas faz colaborações pontuais para revistas, mas quase sempre que o
trabalho é a nível de retratos aceita. É uma área que o fascina. Já teve a oportunidade de fazer sessões fotográficas com o Papa, o príncipe Rainier, o sultão Oman e muitos outros.Podemos considerar António Homem Cardoso um autodidacta. Sem nunca ter frequentado cursos, até porque não gostava muito de estudar, conseguiu aprender e singrou na vida. A vontade de vencer era muita e o interesse pela fotografia também, no entanto afirma que nunca concorreu a nenhum prémio porque não gosta de concursos.
Ao longo da sua vida profissional também teve contacto com muitos políticos. Apesar de não ter uma paixão por esta classe, houve alguns que o marcaram, como é o caso de Lucas Pires, Ramalho Eanes, Nuno Abecassis, entre outros. No chamado “Jet-set” também fez bastantes amizades e afirma que as personalidades da nossa sociedade não são o que parecem: ocas, insensíveis, sem inteligência, pelo contrário.


Apesar da sua pouca inclinação para o poder, António Homem Cardoso foi presidente de uma associação de fotógrafos, a Associação dos Fotógrafos de Indústria, Moda, Publicidade e Editorial de Portugal (AFIMPEP) que tinha como objectivo principal defender esta classe, dos maus profissionais, dos oportunistas, dos fotógrafos estrangeiros, etc. Mas os sócios não se entenderam e a associação desfez-se. No entanto, os fotógrafos acabaram por sair beneficiados, porque a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) separou a área da Fotografia das Artes Plásticas, concedendo-lhe um departamento próprio.António Homem Cardoso ajudou muitos aprendizes de fotografia no seu atelier. Deu-lhes a formação que muitas escolas não dão e hoje em dia sente-se orgulhoso por serem uns bons profissionais. No seu estúdio trabalham os seus assistentes, a sua secretária e ainda a sua própria mulher, Maria João, que está a cargo da produção.
Ao nível profissional António é um homem realizado. Fez de tudo um pouco, desde fotografias para jornais, revistas, até à publicidade, aos catálogos e livros. Viajou pelo mundo inteiro, fotografou personalidades importantes e pessoas anónimas, visitou lugares românticos, andou de avião, de helicóptero, de submarino, visitou palácios, fábricas, etc, etc. A fotografia levou-o a muitos locais que guarda na sua memória.
Defensor da Monarquia, consequência de antepassados aristocratas, esta
ligação ficou reforçada quando, há alguns anos, Sua Alteza Real, D.Duarte, o convidou para ser seu fotógrafo pessoal. No entanto, e apesar de ser um excelente fotógrafo, António diz que nunca foi apaixonado pela fotografia. Foi uma coisa que aconteceu naturalmente, que assumiu como profissão e que faz de tudo para ser bom.






























Homem Cardoso was born in 1945 in São Pedro do Sul, but has lived in Lisbon since the age of 10. He has been a professional photographer for more than 25 years. He began with commercial photography and was a reporter until the age of 30. He then devoted himself to the design of different types of image in almost all branches of photography as he was totally averse to specialisation.







  • Primeiro Prémio (Elefante de Ouro), na 20ª. Exposição de Manifesto Turístico em Itália.
  • Premiado pela Office Internacional De La Vigne Et Du Vin referente ao trabalho no livro do Dão.
  • Premiado pela Office Internacional De La Vigne Et Du Vin referente ao trabalho do livro do Alentejo.

 Obras

  • Cozinha Tradicional Portuguesa (co-autor)
  • Oriente Ocidente nos Interiores em Portugal (co-autor)
  • Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal
  • Sintra, A Paisagem e as suas Quintas
  • Os Meus 50 Melhores Vinhos
  • Vista Alegre - Porcelanas
  • Navio Escola Sagres
  • O Retrato na Obra do Pintor" de Luís Pinto Coelho.
  • Enciclopédia dos Vinhos de Portugal "Os Vinhos Verdes"
  • Encenar a Cidade" Livro do Metropolitano de 1994.
  • Enciclopédia dos Vinhos de Portugal - "Os Vinhos do Alentejo"
  • André Jordan - 25 Anos de Realizações em Portugal
  • O Caminho Português para Santiago (co-autor)
  • Viseu - Terra de alegrar o coração







Homenagem ao Mestre Homem Cardoso pelos seus 40 anos de carreira ímpar e pelo engrandecimento da arte fotográfica em Portugal, na Sociedade Nacional das Belas Artes, Lisboa, em Maio de 2008






















LIVROS
1986


1989

1989


1996



2000


2001


2005


2007


2007


2004








28 de fevereiro de 2012

GONÇALO RIBEIRO - (MAR) - ALMADA - PORTUGAL



he appeal was constant, it was only a matter of time, the interpretation that MAR makes of the environment that involves him as an artist must be painted…
At the age of 12 he already drew figures of his imagination with a bit of chalk in the asphalt. Over the years his professional choice was natural. During his academy course - graduated in Fashion Design at the F.A.L. - he applies for a job in a Portuguese animation studio “Magic Toons”, as a drawing artist.It´s by this time, in 98, that he has his first experience with graffiti. Since then, moved by his artistic convictions, Mar looks for constant self evolution and for the graffiti movement-which is evolving globally.
Known by his peers for his characters, he stands out for the way he builts his characters and atmospheres giving them lines and shapes that make them unique. Among a lot of commissioned works/street works, individuals or collective shows, the “VSP_Visual Street Performance” was one of the most notorious as a colective exhibition, being one of the most important of its kind in Portugal. He is also the mentor of “SeixalGraffit” since 2005, and took part in the international exhibition of customised sneakers “We Love Sneakers”, and the Eurocultured Tour in East Europe.
In 2010, he takes part in the collective show “Underdogs” at Vera Cortês Art Gallery, and works for the intervention in the parking lot Chão do Loureiro, for EMEL in Lisboa.
2011 brings the artist to the “Crono” festival in Lisboa, “Walk&Talk” in Azores and “Wool” in Covilhã, which would later have been selected as one of the 5 best walls of 2011 by the national newspaper Público. Collective show at António Prates gallery “Além Paredes/Beyond Walls”. Collective show at CascaisArtspace in Cascais.
2012 was the year of big scale paintings, having run Portugal from top to bottom with major interventions on walls and building facades, as it was the case of events like ARTUR in Lagos, Lourinhã and Alcântara in Lisboa. Ends the year with a solo show at Influx gallery in Lisboa, Lumiar.
2013 started with the creation of the Lusíadas mural (Av. India), a commissioned work that came to reveal itself as one of the best interventions of the year thanks to it’s symbolic and visual value, followed by the representation of Portugal in Tour Paris 13 alongside other artists. Developed the “Prego da Peixaria” main wall for the restaurante in Lisboa, participated in “O Bairro I o Mundo” with a building painting in Loures, left a work in BoideObra, Covilhã inserted as a social project, concept and execution for a commissioned work at Tabaqueira Portugal, and ended up with an intervention at Hotel Pestana, in Madeira.
2014 Developed the background structure for the anniversary concert of Portuguese band Xutos e Pontapés, participated in the biggest mural intervention (Lionesa/Unicer) up north, in Leça do Balio. Was part of the event “Expansão” in Caldas da Raínha, created the cover for two magazines of the publication “Expresso” about the 40 years anniversary of the 25 of April. Left an intervention at Palácio Dulcineia (logistics and communication agency). Invited to take part in the event Off the Wall, at Conrad Hotel in Quinta do Lago, Portugal.
Nowadays, his artistic aim has to do with the exploration of new urban spaces, and with the never ending evolution in the visual field, as well as in the graphic one, that graffiti can still offer.


O apelo era constante, era tudo uma questão de tempo. A interpretação que Gonçalo Mar faz do ambiente que o envolve enquanto artista tinha que ser retratada ...
Aos doze anos já desenhava figuras do seu imaginário a giz no alcatrão. Passados anos, a escolha profissional foi natural. Durante o seu percurso académico - é licenciado em Design de Moda pela F.A.L.- concorre ao lugar de desenhador no estúdio de animação português ”MagicToons”. Sendo aqui, em 1998, que tem a sua primeira experiência com o Graffiti.
Movido por convicções artísticas, MAR procura desde então evoluir sempre com e para o movimento de Graffiti- que se vem desenvolvendo globalmente.
Conhecido no meio pelos seus bonecos ou characters, destaca-se pela forma como constrói as suas personagens e ambientes, incutido-lhes linhas e formas que os tornam únicos.
Por entre diversos e extensos trabalhos comissariados de rua, individuais e colectivos, destaca-se a participação e organização na mostra de Graffiti/Street Art mais importante do género em Portugal, a exposição colectiva “VSP-Visual Street Performance”,com edições entre 2005 e 2010.
Participa no Tour internacional de Graffiti, inserida no festival Europeu “Eurocultured” em 07/08/09, e é também mentor do “SeixalGraffiti”(2004/2009).
Em 2010, participa na exposição colectiva “Underdogs” na Galeria de Arte Vera Cortes.
Já em 2011, participou nos festivais “Crono” em Lisboa, “Walk&Talk” nos Açores e no “Wool” na Covilhã,tendo sido esta peça eleita como uma das 5 melhores paredes de 2011 pelo jornal Público.
Neste momento, o objectivo artístico de Mar passa pela exploração de novos espaços urbanos e pela continua evolução do seu trabalho por diversa áreas no campo visual e gráfico que o graffiti pode oferecer.
Pertence ao team Eastpak desde 2006.


Final work at Alpiarça for Torreão streetartfestival//Peça final em Alpiarça para o festival Toreao StreetartFestival,
muito obrigado Joao Francisco Domingos pela ajuda e boas companhias! e toda a Ajuda também do município pelas mãos de Goreti Meca
Ribatejo a descobrir!








"Uvas D´ouro" GONÇALO MAR!
Semana passada em Vila Real para o Festival Pitoresco.
Foi incrível como tudo esteve tão alinhado,Obrigado Universo
e foi bom conhecer pessoas com o vosso empenho e valor
obrigado por tudo,equipa pitoresca:


Tons de Primavera
GonçaloMAR . Viseu / Portugal 2016
Produced by Município de Viseu
Curated by Kruella d'Enfer & Akacorleone


O Fugitivo"//"The Escape"
MAR@MURO Festival de Arte Urbana@Bairro Padre Cruz,LX
Photo: Mário Tavares / Agência Calipo
it´s finished!
big thanks to: Galeria de Arte Urbana Galeria de Arte Urbana | GAU couldn´t be done without all of you guys.... 


MAR is an artist with true conviction and an innate need to paint his interpretation of his environment. From drawing pictures on the sidewalk in chalk as a 12 year old to studying Fashion Design at the F.A.L. academy to working in an animation studio... MAR is now a fully fledged member, leader and instigator of the worldwide graffiti movement. In addition to a myriad of commissioned works, MAR is also a constant feature of the infamous Visual Street Performance (VSP) collective. He has been SeixalGraffit’s mentor since 2005 and took part in the international exhibition of customized tennis shoes “We Love Sneakers”. Nowadays, his artistic goals lead him to the exploration of new urban spaces and taking part in the constant evolution of the visual field.

PAPER CUTE| OLD FACTORY


MAR|LX 09|BRAÇODEPRATA

Dulcineia by ARMcollective

ARMcollective
DULCINEIA| LX2013




















JWMNmeets2013

Sponsored by Montana Cans. Powered by: Dedicated Store Lisboa.

JUSTWRITINGMYNAMEmeets 2013...Portugal's Finest.
Sponsored by Montana Cans.
Powered by: Dedicated Store Lisboa.
contest crew: MDP — com Ram Miguel, Gonçalo Ribeiro e Fredy Klit.







Além Paredes|Beyond Walls

Além Paredes / Beyond Walls Galeria António Prates . Lisboa / António Prates Gallery . Lisbon - Inauguração / Opening 05 Abril /05 April . 22.00h - Exposição Colectiva / Group Show Costah, Dalaiama Street Art, EL ST, Miguel Januário, Gonçalo Ribeiro, Maria Imaginário, Pantónio, Ram Miguel, Robert Proch, Target, Yup/Paulo.Arraiano - Galeria António Prates Rua Alexandre Herculano, 39A 1250-009 Lisboa Horário: 2ª a 6ª feira das 11h às 20h Sábados das 15h00 às 20h







Woolforothers
Boidobra2013
Mt obrigado a todos,  Foi intenso;)


Done
ARMcollective2013
Apelação|O Bairro e o Mundo


Quiksilver|SK8 Park Ericeira|ARMcollective2011










Telheiras tem paredes perfeitas:)
big up Smile|Ayer|Emot


Underdogs2010|4 colour print


Lisboa, 2010


 Nazaré,Ram&Mar,2010


Nazaré,Ram&Mar,2010


Lisboa,2010


VSP2010,Porto


VSP2010,Porto



VSP2010,Porto


out for fame


found love


city playground

believe in heroes

fly house


gold rainbow


muppets


torre


tree house


wall mar


Secret Wars Lx| detail LegKrew

SecretwarsLX09|detail Monorex

SecretwarsLX09|Hallof Fame|detail by MAR


detail by MAR


Corner in artspace Cascais

cascais project building

the hand

the eye
Individual exhibition in Muuda|Porto

portrait
Individual exhibition in Muuda|Porto


lost bear
Individual exhibition in Muuda|Porto


IMG_2614
Individual exhibition in Muuda|Porto

Sim, definitivamente as obras de Mar cumprem o efeito da colagem, na reunião de fragmentos recortados, provindos de domínios e discursos visuais distintos, em que o todo se torna muito mais que a soma das partes. A aglomeração, a amalgama ou a fusão dessas realidades que... povoam o nosso inconsciente ligado não só à animação e aos comics, mas também à história contemporânea das artes plásticas, às mitologias ocidentais e orientais, constroem criaturas-síntese nunca antes observadas. Elas habitam numa certa atmosfera de cores sorridentes, feita igualmente de candura, de bondade, de idealismo e de um poder responsável, atributos que tão bem caracterizam o carácter do seu autor".
Silvia Camâra.

Fábrica das Histórias






IMG_2613
Individual exhibition in Muuda|Porto


Benfica| WALLOFFAME09|?|MAR


O ARM Collective surge em 2005 da colaboração de dois artistas: Miguel Caeiro aka RAM (Sintra, 1976) e Gonçalo Ribeiro aka MAR (Seixal, 1974). Dedicam-se exclusivamente à arte urbana desde 2000 e 2005 respectivamente. Com estilos bastante diferentes (RAM pratica um graffiti freestyler, experimental e psicadélico e MAR trabalha com motivos figurativos surgidos de um imaginário particular) pintam directamente na parede, à mão livre, o que proporciona um resultado muito espontâneo e orgânico na adaptação da pintura ao espaço/parede.








MAR|HIUM|CACILHAS09


Loja de animais1

loja de animais 2


final Mtv barreiro

eastpakexibhition poster
MAR Exibhition|Eastpak Store-Bairro Alto
rua do norte 12   Art Expression  16 de Abril

KLIT|MAR SINTRA 09


clinica s. joao






#tourparis13 _ 6 months ago! WIP gonçaloMAR

#tourparis13 _ 6 months ago! WIP gonçaloMAR










Canto I + Canto II by Ram Miguel & Gonçalo Ribeiro


Canto III e IV também já cá "Cantam


Óóh Pedro... Óóh Inês!!! Canto III já na mão . Os Lusiadas para toda a Família ...


O Adamastor ... Canto V ... Brevemente na tua casa


























O ARM Collective surge em 2005 da colaboração de dois artistas: Miguel Caeiro aka RAM (Sintra, 1976) e Gonçalo Ribeiro aka MAR (Seixal, 1974). Dedicam-se exclusivamente à arte urbana desde 2000 e 2005 respectivamente. Com estilos bastante diferentes (RAM pratica um graffiti freestyler, experimental e psicadélico e MAR trabalha com motivos figurativos surgidos de um imaginário particular) pintam directamente na parede, à mão livre, o que proporciona um resultado muito espontâneo e orgânico na adaptação da pintura ao espaço/parede.