2 de março de 2012

HELÔ ALCANTARA MACHADO - PINTURA -BRASIL



Helô Alcantara Machado nasceu em São Paulo, SP.Certificado da Royal Drawing Society com "honours", LondonInchbald School of Design, LondonEscola Brasil :, São PauloArt Student's League, New YorkCiências Socias - PUC, São PauloDesenho e Pintura - Atelier Carlos Fajardo, São PauloGravura e Desenho - Atelier Dudi Maia Rosa, São PauloXilogravura - Luise Weiss, São PauloGravura em metal - Atelier Marilu Beer, São Paulo



Helô Alcantara Machado já expôs suas pinturas e desenhos em várias mostras individuais e coletivas :
Salão Paulista de Arte Contemporânea – MASP, São Paulo
Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro
Bienal de Artes Plásticas, Santos
Galeria SESC Paulista, São Paulo
Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
Chapel Art Show, São Paulo
Salão de Arte Jovem do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, São Paulo
Salão de Arte Jovem Contemporânea de Santo André
PARTE 2012- São Paulo,
Dconcept Escritório de Arte- São Paulo
Centro Brasileiro Britâinico , São Paulo
Exposição ” Trialidade” – Galeria Sergio Caribé, São Paulo
Escritório de Arte Rosa Barbosa , São Paulo
Exposição “Do Concreto ao Pop”- Galeria Nicoli , São Paulo
Exposição “Razão Concreta “- Galeria Berenice Arvani , São Paulo
PARTE 2016 – São Paulo
Exposição ” Núcleos Contemporâneos IV” – Valu Oria Galeria de Arte ,São Paulo
Exposição ” Diálogos” – Galeria Nicoli, São Paulo


A ilusão de cores sobrepostas, a inspiração em elementos da natureza e experimentações de paletas criam uma obra única e rara.
A paleta de Helô Alcantara Machado é fruto de experimentações precisas e muito planejadas, resultando em pinturas cujo olhar do outro ajuda na forma. A artista é nascida em São Paulo, onde trabalha, formou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, o que ajudou a produzir um olhar diferente sobre o mundo. Estudou em escolas lendárias no mundo das artes plásticas, como a Royal Drawing Society, a Inchbald School of Design (Londres), a Art Student’s League of New York – em um período de efervescência da Pop Art – e na “Escola Brasil:”, também conhecida como Centro de Experimentação Artística.
A experiência profissional da artista vem também de visitações a ateliers de seus colegas, que igualmente a visitavam, de discussões sobre a arte e de uma fase das artes plásticas, nos anos de 1980, em que os artistas se uniam para atingir suas metas, para analisarem-se e criticarem-se uns aos outros. O jogo de chiaroscuro trabalhado por Helô produz a ilusão de cores sobrepostas quando, na verdade, elas são colocadas no tom previamente escolhido e encaixado de maneira estudada.
As cores, bem como os desenhos formados pelo cosmos estão entre as bases do que se vê na tela de Helô Alcantara Machado. Como diz a artista, “a arte é observação”, de maneira que a descoberta do olhar é importante para ela no resultado final. Devido a seu trabalho com gravura em metal, especialmente com xilogravura, e do seu presente momento de vida, somado à toda sua experiência artística, a carreira dela se tornou resultado da fusão de disciplina com liberdade. As cores na tela são trabalhadas de maneira a parecerem um jogo de véus e a permitirem ao público que mergulhe em uma paleta exclusiva. Para Helô Alcantara Machado, a arte traz vida interior, a arte cura, e essa vida interior está presente em sua obra.

























Helô Alcantara Machado já expôs suas pinturas e desenhos em várias mostras individuais e coletivas :Salão Paulista de Arte Contemporânea - MASP, São Paulo Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de JaneiroBienal de Artes Plásticas, SantosGaleria SESC Paulista, São Paulo Salão de Arte Contemporânea de PiracicabaChapel Art Show, São PauloSalão de Arte Jovem do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos Salão Jovem de Arte Contemporânea de Santo André Contatos Contatos Endereço Atelier : Praça Germania 45 São PauloTelefone : (55) 11 3813-2278Cel : (55) 11 9911-1197email : helo527@hotmail
























ATELIER
Jardim Paulistano
São Paulo
GALERIA 
Galeria Nicoli, São Paulo
ESCRITÓRIO DE ARTE
Rosa Barbosa – Escritório de Arte, São Paulo








Sem comentários:

Enviar um comentário