6 de novembro de 2017

RUI CARIA -FOTOGRAFIA -PORTUGAL


Rui Caria nasceu na Nazaré em 1972. O seu percurso profissional na área da imagem começou em 1990, realizando pequenos filmes comerciais. Em 1993, tornou-se correspondente da TVI, onde permaneceu como repórter e editor de imagem até 2003. Em 2005, mudou-se para a Ilha Terceira nos Açores, onde começou a dar formação de multimédia na Escola Profissional da Praia da Vitória. É repórter e editor de imagem correspondente nos Açores para a SIC, desde 2006. Colabora como fotojornalista com alguns jornais nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é internacionalmente reconhecido pelos editores de importantes sítios de fotografia, como a National Geographic, 500px, 1x, Leica Fotografie International e Getty Images, entre outros. Entre outros sites e revistas da especialidade, foi entrevistado pela National Geographic e vencedor de três concursos de fotografia da Leica, tendo ainda várias fotos a serem marcas de excelência nesses concursos. Foi em 2014, terceiro classificado no concurso Photo District News e finalista em variadas competições internacionais de fotografia. As suas fotos estão publicadas em diversos livros internacionais de fotografia. Tem diversas fotos publicadas na imprensa nacional e internacional, em publicações como o Telegraph, Daily Mail, Metro New York e o Metro Luxembourg, entre outras. Em 2016, foi câmara de prata da Federação Europeia de Fotógrafos na categoria de fotojornalismo na competição de fotógrafo europeu do ano de 2016. 

O nazareno Rui Caria venceu, este domingo, a Câmara de Prata, do concurso anual de Melhor Fotógrafo Europeu, promovido pela FEP (Federação Europeia de Fotógrafos), em Fotografia de Reportagem.
O fotógrafo, radicado há vários anos nos Açores, submeteu a concurso uma imagem sobre um incêndio florestal, outra com jogos de luzes entre chuva e uma terceira com as ondas da Praia do Norte, na Nazaré. 
Na primeira etapa da competição, a FEP selecionou 2.000 fotografias assinadas por 400 autores de 29 países, passando à fase final da prova 100 imagens finalistas da autoria de 60 profissionais. Nessas obras incluíam-se as de cinco fotógrafos portugueses, entre os quais o correspondente da SIC nos Açores e colaborador do Expresso.

A Federação de Fotógrafos Europeus (FEP) distinguiu, este domingo, em Santa Maria da Feira, os melhores fotógrafos europeus durante a Expofoto. Os portugueses Rui Caria e Jorge Bacelar vencem na categoria de reportagem. O italiano Antonio Barrella foi considerado o Fotógrafo Europeu de 2016.
A competição anual que é promovida pela FEP distingue os melhores trabalhos em 10 categorias. Na primeira etapa do concurso, a FEP selecionou 2000 fotografias assinadas por 400 autores dos 29 países incluídos na organização, mas apenas 100 imagens da autoria de 60 profissionais passaram à grande final. A esta fase chegaram oito fotógrafos portugueses, entre os quais Rui Caria e Jorge Bacelar, ambos nomeados para a categoria de Reportagem e Fotojornalismo.









































































Sem comentários:

Enviar um comentário