2 de maio de 2018

BAYNE PETERSON . SCULPTURES - EUA



Bayne Peterson (n. 1984 Palo Alto, CA) vive e trabalha em Providence, Rhode Island, onde leciona no Departamento de Pós-Graduação da Rhode Island School of Design. Ele recebeu um MFA em escultura da Escola de Design de Rhode Island em 2013 e um BA da Vassar College. Próximas exposições coletivas incluem seleções da coleção moderna e contemporânea, RISD Museum, dezembro de 2016, Underlying System is not known, exposições ocidentais, Chicago, Illinois, janeiro de 2017 e Graham McDougal + Bayne Peterson, galerias de Providence College, Providence, RI, janeiro 2018. Seu trabalho está incluído na coleção do Museu RISD.

Peterson está tão interessado em criar conexões compartilhadas entre o tátil e o virtual como ele é ao fundir um senso de gravitas antigas com sinais da cultura digital atual. Ao longo da superfície de cada escultura de contraplacado, por exemplo, um padrão linear repetitivo composto de linhas perpendiculares e diagonais se funde com declives sinuosos, cores vibrantes e ovais concêntricas, apontando para a tela de design virtual. Por sua vez, as esculturas de metal projetadas digitalmente incluem fases de montagem manual, lixamento e tingimento. Formas suaves e escalonadas parecem girar, dobrar e abrir, oferecendo novas possibilidades de expansão da forma no espaço.

Kristen Lorello tem o prazer de anunciar a primeira exposição individual de esculturas de Bayne Peterson na galeria. A exposição, intitulada "Curves", incluirá três esculturas de compensado tingido à mão e duas esculturas de metal, feitas em um processo de fabricação digital e fundição por cera perdida. A exposição individual de Peterson segue a inclusão do artista em uma exposição de duas pessoas em Kristen Lorello em setembro de 2015.



Plywood, sand
60 x 32 x 26 inches
As installed in A Dialogue on Distortion: Graham McDougal and Bayne Peterson, Curated by Jamilee Lacy, Providence College Galleries, Providence, RI.
Images courtesy Providence College Galleries
Photo credit:Scott Alario




Untitled, 2017
Dyed plywood, dyed epoxy    15 1/2 x 9 x 5 1/2 inches




Deep Tissue
dyed plywood, dyed epoxy
Courtesy of Kristen Lorello


Point Cloud
dyed plywood, dyed epoxy




Apollo, dyed plywood, dyed epoxy, 14 3/8 x 8 x 7 1/4 inches



Sky Rockets, dyed plywood, dyed epoxy, 11 3/4 x 13 x 5 3/8 inches



Autumn Sweet, dyed plywood, natural wood, dyed epoxy, 18 3/4 x 7 5/8 x 5 1/2 inches





Untitled (blues and pinks)
dyed plywood, dyed epoxy
Courtesy of Kristen Lorello, NY


Untitled (greens and wood)
dyed plywood, natural wood, dyed epoxy
Courtesy of Kristen Lorello, NY



Untitled (yellow, red, gray, blue, green)
dyed plywood, dyed epoxy
11 x 6 x 6 in.
Untitled (gray, blue, green, yellow, red)
dyed plywood, string 
2014


Untitled
painted bronze, vinyl
2014


wood, foam, fiberglass, steel, tinted epoxy filler, paint, fabric
67" h, 53" w, 24" d


fiberglass, wood, expansion foam, tinted epoxy filler
43" h, 27" w, 17" d



http://www.baynepeterson.com



baynepeterson @ gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário