17 de maio de 2018

SHOK - 1 STREET ART -ENGLAND



Shok-1 nasceu em 1970 em Birmingham (Reino Unido). Em 1983, ele começou a pintar com spray nas ruas. A partir de 1989, ele viajou para os Estados Unidos e China, entre outros. Em 1993, ele parou completamente de trabalhar como assistente social e químico.

Ele experimentou várias técnicas de grafite. Por exemplo, recentemente, ele usou a reprodução de raios X de maneiras diferentes. Este trabalho foi para ele uma maneira de mostrar a profundidade dos seres humanos.


































Pioneiro da arte em aerossol de raios X, a SHOK-1 produziu uma nova pintura conceitual intitulada "Elvis" na Truman Brewery em Londres. A peça é renderizada inteiramente à mão livre e mostra um raio-X da pélvis de Elvis Presley.

O trabalho examina a apropriação cultural; o artista descreve isso como uma espécie de debate imaginário entre Chuck D, Warhol e ele próprio. Elvis foi acusado de se apropriar da cultura negra e popularizá-la para um público mainstream. Em seu tempo, seus movimentos de dança sexualizados lhe valeram o apelido de "Elvis the Pelvis". Embora inicialmente considerado chocante e repugnante pelo estabelecimento, eles também ajudaram muito a sua ascensão à fama.

A peça poderia ser vista como uma alegoria para a relação entre graffiti e street art - o último poderia ser visto como uma versão mainstream, aceitável do exterminador mais sombrio e menos palatável.

A pintura é apresentada em preto sobre fundo prateado, referindo-se à paleta das famosas pinturas de Elvis de Warhol. Dizia-se que a prata se referia à "tela de prata" de Hollywood e se relacionava com a obsessão de Warhol pela fama. Shok usa as cores para fazer um ponto irônico: "A prata e o preto também são a espinha dorsal do grafite ortodoxo, frequentemente usado em busca da fama - ironicamente a própria 
























































Sem comentários:

Enviar um comentário