Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de Novembro de 1898, filho caçula de Léopold Magritte. Em 21912 , a sua mãe, Régina, cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre.
Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. Trabalhou em uma fábrica de papel de Parede, e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura a sua principal atividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu a sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo a primeira exposição apresentada no ano seguinte.
René Magritte praticava tanto o surrealismo realista, como o realismo mágico. Começou a imitar a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico.
Magritte tinha espírito travesso, e, em A queda, os seus bizarros homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida como conhecemos. A sua arte, pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista, caracteriza o amorsurrealista aos paradoxos visuais: embora as coisas possam dar a impressão de serem normais, existem anomalias por toda a parte: A Queda tem uma estranha exatidão, e o surrealismo atrai justamente porque explora a nossa compreensão oculta da esquisitice terrena.
Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a envolver-se nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp.
Quando a Galerie la Centaure fechou e seu contrato encerrou, Magritte retornou a Bruxelas. Permaneceu na cidade mesmo durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.
O seu trabalho foi exposto em 1936 na cidade de Nova York, Estados Unidos, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992.
Magritte morreu de câncer em 1967 e foi enterrado no Cemitério do Schaerbeek.
os amantes
The False mirror
1928; Paris, France4 x 80,9 cm Museu Art Moderna
Collective Invention
The Humam Condition
Not to be reproduced
Representation
The future of statues
1937; Brussels, Belgium Tate Modern
The Pleasure Principle ( Portrait of Edward James)
1937; Brussels, Belgium 79 x 63,5 cm West Dean House (Edward James Foundation), Sussex, UK
The Therapeutist
The white race
Attempting the Impossible
1928; Paris, France 105,6 x 81 cm coleção particular
The Familira objects
The flood
A friend of order
Fine realites
1964; Belgium
Gioconda
Man in a Bowler Hat
1964; Belgium
The Son of Man
Elective Affinities
1933; Brussels, Belgium 41 x 33 cm Private Collection
The red model
Sem comentários:
Enviar um comentário