29 de março de 2018

JULIEN MALLAND -STREET ART -FRANÇA






Nascido em Paris, em 1972, Julien Malland começou a pintar murais no 20º arrondissement de Paris, sob o nome de Seth. Ele se fez conhecido entre os grafiteiros parisienses, criando personagens.
Formado na Escola Superior de Artes Decorativas de Paris (ENSAD), publicou ““ Kapital, um ano de grafite em Paris ”em colaboração com Gauthier Bischoff em 2000, que se tornou o livro mais vendido sobre grafite francês. 

Juntos, eles fundaram a “ Wasted Talent” , uma editora especializada em monografias de artistas urbanos.

Desde 2003, convenceu pelo mundo a trocar com artistas de rua de diferentes culturas, a fim de ampliar seu horizonte de vida e pintura mural. A partir dessa experiência, ele foi obrigado a desenhar personagens simples, principalmente crianças, de alguma forma conectados ao ambiente caótico em que são revelados. Testemunhando o resultado da globalização, suas criações estão celebrando tradições. Assim, eles estão definindo uma cultura híbrida entre expressão moderna e representação tradicional. Sua abordagem visa despertar um diálogo artístico, seja uma colaboração com artistas urbanos locais ou um processo de aprendizagem de técnicas tradicionais de artesãos locais. Além disso, Seth é o apresentador, autor e diretor de " Les nouveaux explorateurs ", um programa de TV produzido pelo Canal +, cada show com foco em um país e seus murais locais. Suas viagens durante os últimos dois anos são narradas em um livro que ele escreveu, “ Extramuros “.

O artista de rua francês Julien Malland, também conhecido como Seth Globepainter, cria arte de rua colorida em todo o mundo. Seus murais de grande escala retratam com frequência crianças e estão repletos de cores. "Eu sou inspirado pelo ambiente onde estou pintando"
"Eu sou inspirado pelo ambiente onde estou pintando", disse Malland ao Panda Entediado. "Pode ser uma situação social, cultural ou política, ou apenas a forma da parede." Quando perguntado quanto tempo leva para criar uma peça, o artista disse: "Pode ser algumas horas para um pequeno pedaço e para as grandes paredes - de três dias a uma semana."
O artista nascido em Paris tem estado ativo desde os anos 90. Ele lançou dois livros sobre suas viagens e arte de rua. O último é chamado "Extramuros".Captura 3 anos de sua "globepainting" quando ele estava viajando e criando em países como Índia, China, México, Indonésia e Vietnã.

MoCA Shanghai


Wynwood, Miami, 2013






Avant-Après pour les Ateliers Nomades du quai Branly, Cergy-Pontoise


Kharkiv, Ukraine, merci aux peintres du collectif Ky2, à l'Institut français et aux responsables du district Lenins'kyi. спасибо !


















































Julien Malland, também conhecido como Seth Globepainter, é dono de uma sensibilidade admirável. Nascido em Paris e graduado pela Escola Nacional de Artes Decorativas de Paris, o artista francês transforma prédios previsíveis e paredes abandonadas em autêntica arte urbana. Desde os anos 90, Malland espalha seu trabalho através de sprays, tintas e surpresas, dando vida aos arredores que, anteriormente, eram permeados por concreto.




























21 de março de 2018

BRUNO DUNLEY -PINTURA -BRASIL


Bruno Dunley (n. 1984, Petrópolis, Brasil) vive e trabalha em São Paulo. Dunley formou-se bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo SENAC, na mesma cidade. Por seu envolvimento com o Grupo 2000e8, desenvolveu um pensamento crítico acerca da trajetória da pintura no mundo contemporâneo. Desde 2008, a principal corrente de sua prática diz respeito à pintura. Seus trabalhos partem de imagens encontradas e de uma análise da natureza da pintura na qual códigos linguísticos, como o gesto, o plano, a superfície e a representação, são compreendidos como um alfabeto, um vocabulário compartilhado. Recentemente, sua prática voltou-se à abstração gestual, sem, no entanto, deixar de lado a representação de objetos do cotidiano. Dunley afirma: “Há uma variedade visual nos trabalhos mais recentes. Há uma mudança fundamental na função da imagem, uma descrença numa forma única de representação, uma descrença na afirmação da unicidade no corpo de sua obra e da sua identidade por um estilo – uma repetição visual 
fortemente demarcada. Ao invés de articular o modo de fazer as coisas, os tipos de visibilidade e a reflexão sobre as relações entre eles, isso implica a construção de um efetivo que sustenta e afirma a obra”. Há sempre uma só cor predominante na superfície de suas telas, o que sugere uma linguagem visual minimalista e confere um ar meditativo a algumas de suas pinturas, ao mesmo tempo em que revela lacunas na continuidade aparente da percepção. Algumas de suas individuais mais recentes foram: Ruído (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2016), No lugar em que já estamos (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2014); e (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, Brasil, 2013) e Bruno Dunley (11 Bis, Paris, France, 2012). Também participou recentemente das coletivas Os primeiros 10 anos (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2011); Assim é se lhe parece (Paço das Artes, São Paulo, Brasil, 2011); e Paralela 2010 (Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil, 2010). 
by galeria Nara  Roester



12 de março de 2018

FREDERICO HERRERO -PINTURA -COSTA RICA




Nascido em 1978, San José, Costa Rica.
Vive e trabalha em San Jose, Costa Rica.

na verdade, não foi motivado pela tradição mural na América Latina, embora seja muito forte e importante em alguns lugares como o México e a Guatemala. No meu país, na verdade não se desenvolveu, e graffiti também não foi uma prática forte. Fui movido por outros motivos. A pintura em uma tela está bem, mas para mim nunca foi suficiente. Na Costa Rica, estou cercado por momentos de simplicidade pictórica, que me atraem muito. Estou fascinado com a forma como as pessoas, que precisam comunicar algo de uma forma muito direta sem a barreira da linguagem, usam tinta. Olhando para sinais de ruas, propagandas, outdoors e todas as outras formas de comunicação pictóricas, não linguísticas, me influenciaram muito. O notável para mim é que os vemos em toda a paisagem urbana e que eles são colocados lá, muitas vezes, aleatoriamente. "


 Sopa de letras, 2015

Acrílica e óleo sobre tela    220 x 200 cm 

 Sem título, 2016

acrílica sobre tela   150 x 165 cm



 Monteverde, 2013

Oil on canvas   200 x 150 cm

Amansalva 
2014   Mixed media on canvas   270 x 220 x 5.5 cm


Zipacná 
2014    Mixed media on canvas   270 x 290 x 5.5 cm













Barco 
2008   Mixed media on canvas   300 x 500 cm

As composições geométricas tropicamente coloridas de Federico Herrero foram pintadas em pisos, paredes, garagens de estacionamento e até ônibus em todo o mundo. Tal é a aplicação generalizada que encontrar essas composições como objetos singulares pode levar a esquecer como elas surgiram em primeiro lugar. Desde que Herrero começou a pendurar seu trabalho em árvores em sua origem em San José, Costa Rica, a estética persistente das pinturas expansivas do artista continua a aparecer em várias formas e permutações. Nos planos coloridos de Herrero, paisagens de processos mentais mapeiam uma subjetividade cromática e composicional. Começando como um encontro com um site, que poderia ser a superfície de uma tela ou uma fachada pública, o estilo característico do artista envolve espaço para forçar novos entendimentos de distância e proximidad
















9 de março de 2018

ARMANDO PRADO -PHOTOGRAPHY -BRASIL




Graduou-se em Comunicação pela Universidade Anhembi-Morumbi (1975), em São Paulo. Fotografa desde 1972 e foi fotógrafo dos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde (1977 – 1979). Desenvolve trabalho de expressão pessoal em fotografia e desde 1977 trabalha com Polaroid, compondo um amplo ensaio pessoal denominado Jardim Secreto. Dentre suas principais exposições, destacam-se o 2º Colóquio Internacional de Fotografia, Havana, Cuba, 1989; Polaroids, Galeria Fotoptica, São Paulo, 1991; SX-70, Galeria Vermelho, São Paulo, 1991; Notações e Insntantâneas, Galeria Lurixs, Rio de Janeiro, 2004.





























www.armandoprado.com




PROJETO DECANOS, 16 PERSONAGENS EM TRÊS TEMPOS

Projeto Decanos | 1995 – 2005 – 2015

texto Fernando Costa Netto
O início do projeto Decanos foi concebido em 1995. Há 20 anos, reunimos para as páginas da extinta revista Boom uma reportagem com 20 personagens que ascendiam profissionalmente e agregavam charme e conteúdo à cena paulistana. Esta homenagem seria replicada 10 anos depois em outra publicação, a revista 2005. Àquela época, neste segundo ato, as fotos de Armando Prado já deixavam o plano efêmero e editorial para se tornarem um projeto em construção que ia além de um olhar sobre a casta cultural de São Paulo. Em 2015, 20 anos após a primeira sessão de fotos, a exposição Decanos entra no terceiro round e ganha um corpo muito interessante, que escancara a passagem do tempo sobre nós. Três épocas colocadas lado a lado conversam visual e nostalgicamente sobre o passado e o presente, sobre a juventude que ficou para trás, sobre o jeito de se vestir, sobre o penteado, as tatuagens, o impacto de duas décadas sobre nós. Dos 20 convidados em 1995, quatro desapareceram nos 10 anos que antecederam a segunda sessão de fotos. Não foram encontrados, não puderam ser localizados ou abandonaram o projeto. Outro, o fotógrafo David Zingg, faleceu em 2000 e, mais recentemente, em 2013, o músico Alberto Marsicano também nos pegou de surpresa e agora encanta o cosmo com sua cítara indiana.

O projeto Decanos entra em 2015 sob a forma de um trabalho cronológico e nunca antes realizado pela fotografia brasileira. É um encontro por década que materializa um estudo sócioantropológico ou estético-filosófico sobre quem éramos. Uma bela lembrança das nossas vidas, um trabalho para a posteridade, que, a cada ato, ganha mais força e novos significados.





Em 2025, esperamos reunir todos novamente para a quarta temporada. Cuidem bem da saúde para que isso possa acontecer! Nesses 20 anos, prosperamos.


Jac Leirner, 53, artista plástica.
[1995] Sua droga favorita era pensar. Adorava o trabalho, os doces e o cigarro.
[2005] “Adoro estar com meu filho, Marcelo, e crescer com ele. Continuo amando doces e cigarros, mas com muita resistência. Eu quero largar os dois. Pensar continua sendo minha droga predileta, mas o amor transcende mais do que o pensar. Amadureci, virei mãe, percebo o mundo com menos encantamento e vejo que o buraco é mais embaixo.”
[2015] “Daqui a 10 anos espero estar em movimento e em transformação, tentando tornar meu entorno mais leve e fresquinho.” Jac é amor à primeira vista, um exocet das artes. Representa o país nas principais coleções de arte contemporânea no Brasil e no mundo e em grandes museus como MoMA e Guggenheim.



Alex Atala, 46, chef, Cristiana Monaco, 47, diretora de arte, e Pedro, estudante.
[1995] Alex Atala ainda era o Alê, havia retornado da Europa e dava os primeiros passos na cozinha do restaurante que ele havia acabado de inaugurar, o Sushi & Pasta, em sociedade com a ex-mulher Cristiana Monaco, ótima cozinheira. Pedro tinha nascido semanas antes. O sonho do Alê era comprar um barco, morar perto do mar e dar uma vida saudável para Pedro.
[2005] Pedro surpreende a mãe ao se tornar um garoto superligado em música. Aos 10 anos tocava guitarra e já tinha até uma banda. Alê virou Alex. Casou-se novamente e teve mais dois filhos, os gêmeos Tomás e Joana, de dois anos. É um dos chefes de cozinha mais importantes do país. Abriu o restaurante D.O.M., em São Paulo, e apresenta o programa “Mesa para Dois”, no canal GNT. “Não imaginava esse sucesso profissional. Trabalhei muito, mas há 10 anos nem passava pela minha cabeça onde iria chegar.” “Sonho com um barco e em morar na praia. Já não sei quando isso vai acontecer, mas é bom ter sempre isso em mente.” Para Cris, o que mudou foi a percepção do tempo. “Hoje eu não penso mais no que será daqui a 10 anos, e sim, no próximo minuto. O que eu quero é viver bem para chegar daqui a 10, 20, 30 anos de bem com o meu tempo.”
[2015] Quero chegar lá com sabedoria para compartilhar e mais tempo livre para criar. [Cris]
Alex estava sem comunicação, em viiagem pelo interior da Amazonia pescando, pesquisando raízes, frutos e temperos. [NR]




Alaor Vieira, 59, engenheiro elétrico, produtor técnico de áudio e luz e barman.
[1995] Era uma das 15 pessoas no mundo que tinham o rosto tatuado.
[2005] Afirmava que não estava preocupado com a quantidade de tatuagens, que esse era um pensamento ocidental e que não poderia fazer a foto em 2015 porque iria desencarnar em breve.
[2015] Alaor, esse cara tão especial, segue no projeto e faz parte do terceiro ato. “Mergulhei na Ufologia e fiz vários contatos. Passaria muito tempo para explicar a relatividade do meu tempo com a vida. Mas o tempo que me foi estabelecido ficar por aqui não seriam 5 anos terrestres. Até eu fico confuso com o tempo de desencarne ou de teletransportagem.” Diz que nada lhe foi dito, mas que as novas coordenadas mostram que há muita coisa ainda a ser realizada, muitas pesquisas, estudos e obtenção de novas tecnologias. “Tenho muitos trabalhos nessa área. Me refiro ao campo mais encantado, independentemente da obra terrena e da sobrevivência.”





kowa, 60, músico.
[1995] Era o homem de frente da banda Skowa e a Máfia. Tocava de tudo, “era um especialista em generalidades.” Skowa colecionava Kinder Ovo e gibis.
[2005] Fazia parte do Trio Mocotó, grupo que tinha mais de 30 anos de estrada e foi um dos pais do samba rock, ao lado de Jorge Benjor. “Sou um cara mais tranquilo. Hoje quero paz. Em 10 anos, se estiver todo mundo aqui, quero estar tocando com eles. Vou estar com 60; a turma vai estar com 80. Sei lá, talvez eu entre no Demônios da Garoa.”
[2015] “Me candidato aos Rolling Stones ou ao Abba. E estou contente por agora estar realmente sexy. Sexy e agenário. Um envelhescente irresponsável no caminho do útero cósmico, mamando no peito e à espera da fralda geriátrica… Me aguarde, Benjamin Button!”



João Pedrosa, 56, colecionador.
[1995] Frequentava os clubes Massivo, ChaChaCha e Columbia e vestia antes o que ia ser o máximo no ano seguinte.
[2005] Saía pouco à noite, ao D-Edge, Pix ou Level. “Tudo mudou. Não bebo mais, acredita?” No domingo ia às feiras de antiguidade do Masp e do Bixiga. Ficou casado por 8 anos. “Mas, como todo casamento, terminou.”
“Daqui a 10 anos meu objetivo é ser feliz sozinho, que é a condição fundamental para se casar.”
[2015] Atualmente dedica-se ao colecionismo. E prefere não falar sobre o futuro.



http://docfoto.com.br/site/projeto-decanos-