8 de abril de 2012

H.MOURATO - PINTURA /ESCULTURA



H. Mourato, pintor, escultor, desenhador e gravador, nasceu em Santiago do Cacém a 10 de Maio de 1947.
Comendador da Ordem de São Miguel de Ala.
Começou a pintar em Almada, começando na mesma altura a frequentar o Atelier da Costa da Caparica de Manuel Cargaleiro, assim como o atelier de Artur Bual na Amadora realizou a sua primeira exposição em 1967 em Almada.
Tem o Curso de Gravura na Cooperativa Nacional de Gravadores, tem exposto individual e colectivamente desde 1967, contando no seu curriculum com inúmeras exposições. Tem exposto internacionalmente na Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino-Unido, Polónia, Japão e Brasil
entre outros.
Conta com alguns prémios e menções honrosas.
Esta representado em museus tais como: Museu de Arte Contemporânea – Sabugal; Museu Francisco Tavares Proença Júnior; Museu Municipal Santiago do Cacém; Museu Municipal Portalegre; Museu Municipal Escultor Martins Correia; Museu Biblioteca Marquês de Pombal; Museu Municipal Manuel Cabanas; Museu Angra do Heroísmo – Açores; Graceland – Elvis Museum (Memphis – U.S.A).
Assim como em Organismos Públicos como: Fundação Mário Soares – Lisboa; Governo Regional dos Açores; Consulado
Português na Praia - Cabo Verde; Universidade dos Açores - Sala de Estudos Nemesianos; Casa Fernando Pessoa – Lisboa; Escola Superior de Dança – Lisboa; Biblioteca Municipal Camões – Lisboa; Biblioteca Municipal David Mourão - Ferreira – Lisboa; Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém; Biblioteca Fórum Romeu Correia – Almada; Associação Agostinho da Silva – Lisboa; Associação de Escritores Portugueses – Lisboa; Associação Cultural Encontros da Eira – Madeira; Associação 25 de Abril – Lisboa e Pinacoteca do
Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo – Espanha.
Ao longo deste 40 anos de carreira artística ilustrou mais de 200 capas e livros.  Foi e é Ilustrador e Colaborador de muitos vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e ainda jornais on-line e blogs.
Autor de cenários para peças de teatro e bailados, tendo feito um cenário para a Escola Superior de Dança, apresentar na Expo 98.
É autor de uma dezena de esculturas ao Ar livre na região de Coimbra e de painéis de azulejos públicos espalhados pelo nosso país.
Vem representado em inúmeros livros e dicionários de Arte Plásticas quer nacionais quer estrangeiros.
Em 2006 foi-lhe atribuído o título de Comendador Patrono dos Museus do Vaticano, pelos serviços prestados a Cultura.
Em 2008 foi atribuído o título de Comendador da Real Irmandade de São Miguel de Ala, pelas e actividades humanitárias que tem realizado ao longo de décadas.
Conta ainda com os títulos de Barão de Santiago do Cacém, Cavaleiro Honorário da Real Irmandade de São Miguel de Ala; Cavaleiro da Imperial Ordem da Estrela de Honra do Império da Etiópia.






















 
H. Mourato começa por ser um grande Homem.
Dotado de forte personalidade, inabaláveis convicções, indefectível verticalidade e notável independência de espírito e livre pensamento, isso já seria suficiente para não concitar unanimidade à sua volta.
H. Mourato é também um grande Artista.
Versátil, multifacetado, original, criativo e enérgico, isso bastaria, no país de capelas e compadrios em que vivemos, para que também não suscitasse o melhor acolhimento no seio da comunidade artística, se é que se pode dizer que ela existe como tal entre nós.
Desta unicidade entre homem e artista decorre, obviamente, que nunca tomaria qualquer atitude de subserviência perante os "donos da comunicação social".  Não admira, pois, que seja ignorado.
Sendo apreciador de arte e estando ligado ao meio literário, já ouvira falar no seu nome, principalmente como autor de centenas de capas para livros.
Só tive prazer de o conhecer pessoalmente, no entanto, há pouco mais de três anos, numa exposição de pintura organizada pela Associação Escadote Cultural.
A partir daí se aprofundou o nosso conhecimento mútuo e nasceu uma amizade franca e sólida, extensiva a ambas as nossas famílias.
Não sendo crítico da especialidade mas pretendendo repor alguma justiça através da sua presença nesta modesta página pessoal, recorro, com a devida vénia, à inserção de textos de pessoas mais abalizadas que se pronunciaram sobre a sua vida e a sua obra.
JOAQUIM EVÓNIO
 
 
 

PASSARO SERIGRAFIA 25X32


GATO SERIGRAFIA 25X32




Mirante da Pontinha
foi em tempos o Restaurante particular de El Rei Dom Carlos I


Al Mutamid - Escritor Mouro


Almada Negreiros - O mestre dos mestres


Cidade pintado em 1968



Vinda para Lisboa

cabaret


Barcos


Uivando ao Luar








David Mourão Ferreira








Inserida no Programa de Peregrinação à “Terra de Santa Maria”, o Mosteiro de Alcobaça recebe, no dia 29 de Setembro, pelas 12h 45, a exposição de pintura de Mestre H. Mourato e Henrique Tigo. Com o patrocínio da Casa Real Portuguesa, os Pintores e Cavaleiros da Real Ordem de São Miguel de Ala, irão participar numa exposição “História da Ordem de São Miguel e a sua presença em Alcobaça” com algumas telas alusivas e esse evento. A exposição será inaugurada com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, do director do Mosteiro, Rui Rasquilho e S.M.R Dom Duarte Pio de Bragança.
     A iniciativa decorre no 860º Aniversario da fundação da Real Ordem de São Miguel de Ala: 1147-2007, 760º Aniversário do Santíssimo Milagres de Santarém: 1247 – 2007 e 75º Aniversario da Morte de S.M. El Rei D. Manuel II: 1932 – 2007. Os ilustres artistas participam com obras como: D. Afonso de Henriques e a batalha de Alcobaça, São Miguel de Ala e ainda retratos de S.M El Rei D. Carlos I entre outros.
    Estes artistas estão ligados á Casa Real Portuguesa pois são Cavaleiro da Imperial Ordem da Estrela do Império da Etiópia, Cavaleiro Honorário da Real Irmandade de São Miguel de Ala, Cavaleiro Honorário do Ordem Real do Leão do Ruanda, Comendadores Patronos do Museu do Vaticano. Mestre H. Mourato é também Barão de Santiago do Cacém e Henrique Tigo Barão de Alfornelos.


campones de H Mourato


http://h-mourato.planetaclix.pt

hmourato47@gmail.com


Convite
Tenho o prazer de convidar para da minha Exposição de escultura.
É inaugurada (hoje) dia 2 de Agosto pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Miguel Torga de Miranda do Corvo, a exposição de escultura da autoria de H. Mourato, intitulada “Pequenos formatos








































 

 
 
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário