16 de junho de 2012

FLÁVIO SPONTON - ARTE URBANA - S.PAULO - BRASIL




O artista autodidata Flávio Sponton, introduzio nos trabalhos artisticos sem pretensão, produzindo capasa de fitas K7 para bandas de amigos isso em meados de 1990, logo em seguido começou a descobrir a técnica do stencil, já amadurecido nessa técnica começou seus primeiros traços, sem pre linhas e formas organicas, tendo como influência artistas como, Herbert Baglione, Doze Green e Picasso.
É com a forte influência da cultura Maori e do mundo da tatuagem que o artista plástico, Flavio Sponton vem abrangendo várias etnias e criando suas obras. Atualmente, Sponton segue diversificando mais ainda nos tipos de suporte, usando fibras naturais de banana, telas, madeira, confeccionando esculturas em camadas com um efeito 3d. Além de customizar peças de marcas famosas. (Em breve, novidades!)
Não há limites para arte, nem para espaço ou tempo, tudo vira motivo de criação. Telas, vinis e outras superfícies, junto a sprays e tinta acrílica expressam a sensibilidade do artista. As ruas foi um bom aprendizado, foi lá em que o Sponton viveu seus primeiros momentos não só com a arte, mas com a mensagem que ela deveria passar.
Hoje, Sponton atua na marca de street Wear Echo e DCK, onde encontrou suporte e liberdade para as criações. Para Sponton, “quem tem que aparecer é o trabalho do artista não o artista”, mas não há como retratar sua obra sem falar do seu talento, dos traços firmes e retilíneos.
Através do stencil, técnica praticada desde 2003, Sponton participou de exposições como a do casarão histórico, Fim do Mundo Bar, em São Paulo. A exposição recebeu o nome: “Black”, onde abordou ícones de jazz e musica negra dos anos 60 e 70.
Dentro de seu universo encontramos várias influências: Tatuagem, música, street life e uma forte característica do cubismo.
Recentemente teve a abertura de sua nova exposição, (S) (e|)(u) olhar na Galeria Traço Livre em São Paulo.
Em sguida participou da Virada Cultural 2012, produzindo um painel durante a apresentações de bandas dentro do evento.Após isso, Participa de uma exposição no Espaço Como Assim? na Praça Benedito Calixto junto a todos os artista que participaram da Virada Cultural.  

NEW WORKS JULY

ETERNAL


A.F.R.I.C.A


GAZA


COLTRANE


PADANG

Em Itanhaém.










DRUMMOND STUDIOS

Making of do Job no estudio do Thiago Drummond Lessa por Flavio Sponton - AO VIVO!


Making of do Job no estudio do Thiago Drummond Lessa por Flavio Sponton - AO VIVO E ONLINE!


2011


2011


2011


WORK


















Hoje, vivemos em uma sociedade que vive à procura por sua identidade pessoal. Muitos acreditam em santos mais não são católicos. Outros são apolíticos, mas com uma idéia totalmente democrática. Estamos sempre em busca da liberdade de expressão, seja ela na música, na dança, no graffit… não importa tudo é arte.
Há quem diga que “A arte liberta!” [Criolo Doido], mas também dá a direção. Em busca da expressão o artista plástico, Flavio Sponton mostra o que está fazendo na cena e sua arte chega mais uma vez as ruas. Agora através da customização.
Estudado, o artista mistura o cubismo e o contemporâneo e aproveita do preto e branco com um expressivo Maori.
Tudo começou com a customização das suas próprias peças, até que os olhares comerciais perceberam o quanto poderiam ir além através do artista.
No ultimo sábado(24), Sponton recebeu os amigos e convidados em um coquetel realizado através do projeto Custom Sneaker Day, da marca Echo.
Durante o evento o artista, que tem o apoio do grupo SIC, colocou a mão na massa e interagiu através da sua arte com as pessoas que passaram por ali. A idéia do projeto surgiu após Sponton aplicar suas técnicas nos tênis da marca e agora caminha ao sucesso, despertando o interesse de muitos pelo seu trabalho em geral.
Vale destacar o quanto é importante que as marcas invistam em peças que possam ser customizadas. Assim, cada um pode dar a sua cara em seu vestuário. Além de despertar o senso artístico de artistas, seja ele renomado, um pouco mais under ou até mesmo você. Afinal, arte nuca saí de moda!
Fotos: CRISTIANO CANACHE E ROBERTA PARENTE


cabrita


kill tv


underdog


hell/heaven


preserve


oxigênio


anjo comigo


Live Painting - Fim do Mundo
Painel feito durante a exposição Black
no Fim do Mundo Bar Cultural


Linhas...


Louis Armstrong


Futuro Primitivo


ART AGAINST THE WAR


ART AGAINST THE WAR


Exposição “(S(E)U) Olhar” de Flavio Sponton


(S(E)U) Olhar é, mais do que uma exposição de telas, uma exposição de possibilidades. Podemos de certa forma, escolher o que estamos vendo, se é uma figura ou uma abstração, se é uma criatura inventada ou um animal distorcido.
O próprio nome da exposição já nos coloca uma duvida: como ela realmente se chama? Seu olhar? Se eu olhar? Ou as letras S, E e U seriam uma sigla para Só Existe Um olhar, indicando que as telas possuem um significado oculto, que cabe ao observador ficar atento aos detalhes para desvenda-las? Para obter as respostas (ou gerar mais duvidas) é preciso deixar o olhar se perder pelas imagens criadas por Flávio Sponton, deixando que ele encontre seu próprio caminho.
Boa Viagem
Curadoria: Silvana Viestel e Luciano Iritsu
A exposição vai até o dia 5 de maio
Os horários são de terça a sexta das 10h às 19h e aos sabados das 11h às 17h. Entrada gratuita.
www.galeriatracolivre.com
3862-8753

















Nova linha de cadernos ! Sponton x + Papers (laminado)


Nova linha de cadernos ! Sponton x + Papers (laminado)


Nova linha de cadernos ! Sponton x + Papers (laminado)



Agradeço a todos da Cidade de Leme SP e região, pela recepção e simpatia, Obrigado a todos os presentes , Breve estaremos de volta!



 flavio.sponton@facebook.com

spontonflavio@hotmail.com

flickr.com/photos/flaviosponton




Sem comentários:

Enviar um comentário