29 de maio de 2018

MÀRIO BELÉM - GRAFFITI - PORTUGAL



Eu desenhei desde que eu me lembro de mim mesmo. Eu costumava desenhar muitos Snoopys e Mickeys.

Meu primeiro trabalho real foi desenhar um desenho animado mensal para uma revista de Bodyboard. Foi legal, mas eu rapidamente me cansei de sempre desenhar no mesmo estilo.

Mais ou menos na mesma época eu fui trabalhar com um (ótimo) cara chamado Zozimo, que pinta capacetes. Isso é quando eu aprendi que fazer um bom desenho você tem que suar.

Eu fui para a universidade para estudar arquitetura (pensando que seria a coisa mais sensata a fazer) e eu odiava isso. Foi quando soube que não era muito bom em desenhar engrenagens e parafusos, e que sempre deixava manchas no papel em que estava desenhando (ainda faço).

Estudei design gráfico no Ar.Co, em Lisboa, e gostei. Eu gostava do que o design traz à sua vida, eu gostava de (alguns) professores, eu gostava dos outros alunos (que eram todos personagens), principalmente eu gostava que as horas da escola fossem leves e eu fosse capaz de trabalhar ao lado.

Eu fui contratado em tempo integral por um portal de esportes para criar banners. Foi quando aprendi a desenhar com o menor pincel que existe no Photoshop.

Depois que eu fui trabalhar com (outro grande cara chamado) José Bandeira, ele é um dos melhores ilustradores que eu já vi. Nós fizemos páginas da web e outros projetos malucos. Foi ele quem me apresentou ao meu tablet digital pen (meu fiel companheiro diário).

(Adoro usar parênteses, também adoro livros com notas de rodapé).

Depois de algum tempo trabalhando como freelancer, iniciei uma empresa chamada thestudio com dois parceiros, Andre Ribeiro e Juan Carmona. Fizemos vários projetos muito legais e vários projetos que não eram tão legais. Isso é quando ficou claro que existem projetos que você usa para o portfól io e há outros, que assim que você os terminar, você se esconde em uma gaveta.

Hoje em dia volto a trabalhar como freelancer, faço um pouco de tudo, desde projetos comerciais para agências de publicidade até capas de álbuns. O que eu realmente gosto de fazer são os projetos pessoais.
Eu adoro experimentar novos estilos, técnicas e materiais (eu já estive em uma situação mais de uma vez por pensar que eu poderia desenhar qualquer coisa).

Dois ou três anos atrás, eu decidi que estava cansado de trabalhar apenas na tela do computador, o resultado foi sempre muito limpo e direto. Então eu me enchi de coragem e comecei a (re) aprender a desenhar à mão (e foi muito mais difícil do que eu imaginava).

Um dia eu passei por um prédio muito grande em Lisboa, pintado com um lindo mural, parei e pensei "é isso que eu quero fazer". Toda vez que posso, me envolvo com latas de spray, rolos de tinta e roupas sujas. Eu ainda tenho que aprender lotttttssss de coisas (fazer uma linha reta com uma lata de spray não é a mesma coisa que desenhar uma linha reta com um lápis). Um dia desses eu vou pintar um prédio muito grande, você verá ...

Eu tenho aprendido que o meu trabalho provoca reações extremas nas pessoas, algumas gostam do meu trabalho, outras não. Desde que tenha uma chance de produzir coisas coloridas, sou feliz. É isso aí.

Já me perguntaram várias vezes "por que você não sai de Portugal?", Eu sempre respondo "porque eu amo isso!"


Murais e bons costumes

Série de murais criados durante 2016 e início de 2017, intitulada “Murais e outros bons hábitos”. As peças são todas criadas como uma resposta à pergunta “e se a publicidade fosse brutalmente honesta?”, Eles usam layouts e tipografia de antigos acréscimos para resolver problemas cotidianos.

Da esquerda para a direita: “Sonhe mais alto”, “Não se esqueça de ser FELIZ”, “Ido (não tenho certeza se estou voltando)”, “Abra seus olhos (tantas coisas bonitas ao seu redor)”, “Pego no natal? N

Estes murais foram criados para vários Festivais e Câmaras Municipais do norte ao sul de Portugal.

sonha mais alto


não se esqueça de ser feliz

ido, não tenho certeza se volto


abra seus olhos, tanta coisa bonita ao seu redor



Daquela vez que dei de caras com a janela para a minha alma


O rótulo que fiz para o "Mais vale tarde do que nunca" para o 100 Maneiras e a Real Companhia Velha, Porto , foi ontem destacado num artigo doObservador sobre bons vinhos com bons rótulos 


Valha-me tudo


Tour Paris 13
Muito orgulho de ter feito parte deste projeto incrível. Saiba mais aqui http://www.tourparis13.fr/ A tripulação portuguesa recebeu o segundo andar deste edifício de 9 andares, cada artista recebeu uma ou duas salas para personalizar de alto a baixo. Acabei com o quarto da criança que tinha o papel de parede super kitsch 😉

Meu trabalho se chama “Qui t'as vu et quis te vois”, que é uma tradução direta do ditado em português “Quem te viu e quem te vê” (que significa algo como “a pessoa que você era e a pessoa que você é” agora"). É uma homenagem aos imigrantes portugueses em Paris e aos seus sonhos e esperanças. Você pode fazer um tour virtual pelo meu quarto aqui, e você pode ver minha entrevista em vídeo aqui.























A culpa não é do espelho, se mostra à virgem que está grávida
50x70cm, contraplacado sobre espelho antigo. O nome é baseado em um velho e estranho provérbio português que diz: "Não é culpa do espelho se ele mostra a virgem que está grávida".

Cala-te e ama-me
Duas peças criadas para o show Soma na Underdogs Gallery.

“SOMA - um retrato atual da arte contemporânea de inspiração urbana em Portugal”
EXERCÍCIO DO GRUPO DE FIM DE ANO - 28 de novembro a 23 de dezembro de 2014

± MaisMenos ± / Adicionar Combustível / AkaCorleone / Dwelle / Mar / Maria Imaginário / Mário Belém / Pantónio / Paulo Arraiano / Pedro Matos / Wasted Rita.

 “Soma” apresenta na Galeria dos Underdogs uma unidade composta de um universo amplamente diversificado de linguagens visuais autorais, celebrando a vitalidade e a riqueza dessa mesma heterogeneidade; adicionando pessoas e trazendo diferentes talentos juntos, expressando suas vozes individuais no mesmo espaço, criando um todo maior que a soma de suas partes.

As peças em si baseavam-se em um dos maiores tabus da nossa sociedade: a noção de que, à medida que você envelhece, suas opiniões e seus sonhos deixam de ser tão importantes e respeitados quanto quando era mais jovem. À medida que envelhece, os seus sonhos desaparecem… “Cala-te e ama-me” significa “Cale-se e ame-me”.



Ligar +351 914 747 001

www.mariobelem.com









































Sem comentários:

Enviar um comentário