Nestor Jr. , 25 anos – usa caneta, usa nanquim, usa lápis, usa giz, usa traços tortos, usa contornos paralelos, usa um infinito de retas que não existem; se expressa no papel, no papelão, na blusa, na tela, no tênis, no filtro de café e no juízo: abusa do desenho, suga da criação toda a verdade escondida e joga de volta no papel, no papelão, na blusa (…) e deixa escancarada e despida, pra todo mundo ver, tão nua sua obra. Deleitada em experimentações, a arte deste artista deixa de lado os excessos de técnicas acadêmicas para atingir e expressar de forma mais convincente o corpo e o sexo de seus personagens carregados de belezas não convencionais.
ABC DESIGN
Ilustrador de publicidade e moda, Nestor Jr. trabalhou para grandes empresas de moda no sul do Brasil, para agências de publicidade e revistas nacionais e internacionais. Suas peças inspiradas pelo mar e pelas mulheres de sua família, já foram exibidas em diversas cidades brasileiras e em uma mostra coletiva na Espanha.
Depois de uma temporada em Lyon, França, onde estudou técnicas de arte na École National de Beaux-arts de Lyon, Nestor voltou ao Brasil em 2011 onde fez uma série de 4 exposições individuais que incluíram uma passagem por esta galeria.
RV CULTURA E ARTE
Exposições Individuais
Fundação Cultural – Blumenau/SC – 2008
Espaço Cultural da Alliança Francesa - Blumenau/SC - 2009
Ateliê Estiloarte – Blumenau/SC – 2009/2010
Instituto Orbitato - Pomerode/SC – 2009
Galeria Cor – Florianópolis/SC - 2009
Quina Galeria - Belo Horizonte/MG - 2009
Espaço Cultural CIB - Florianópolis/SC - 2010
Espaço Cultural UNERJ – Jaraguá do Sul/SC – 2010
Galeria Angelin – FURB – Blumenau/SC - 2010
Inst. de Lingua e Cultura Lusófona - Lyon/França - 2011
Galerie 16 - Lyon/França - 2011
Galeria Mabeck - Blumenau/SC - 2011
Galeria Cor - Florianópolis/SC - 2011
Quina Galeria - Belo Horizonte/MG - 2011
RV Galeria - Salvador/BA - 2011
Fundação Cultural – Blumenau/SC – 2008
Espaço Cultural da Alliança Francesa - Blumenau/SC - 2009
Ateliê Estiloarte – Blumenau/SC – 2009/2010
Instituto Orbitato - Pomerode/SC – 2009
Galeria Cor – Florianópolis/SC - 2009
Quina Galeria - Belo Horizonte/MG - 2009
Espaço Cultural CIB - Florianópolis/SC - 2010
Espaço Cultural UNERJ – Jaraguá do Sul/SC – 2010
Galeria Angelin – FURB – Blumenau/SC - 2010
Inst. de Lingua e Cultura Lusófona - Lyon/França - 2011
Galerie 16 - Lyon/França - 2011
Galeria Mabeck - Blumenau/SC - 2011
Galeria Cor - Florianópolis/SC - 2011
Quina Galeria - Belo Horizonte/MG - 2011
RV Galeria - Salvador/BA - 2011
Exposições Coletivas
Espaço Cultural Alegra - Jaraguá do Sul/SC - 2008
Galeria Cor - Florianópolis/SC - 2009
Espài Cromátic Gallery - Tarragona/Espanha, 2009/2010
Espaço Cultural Univali - Itajaí/SC - 2009
SESC Blumenau - Blumenau/SC - 2010
OF COR - Galeria Fita Tape - Porto Alegre/RS - 2011
Maratona Cultural - Cor - Florianópolis/SC - 2011/2012
Espaço Cultural Alegra - Jaraguá do Sul/SC - 2008
Galeria Cor - Florianópolis/SC - 2009
Espài Cromátic Gallery - Tarragona/Espanha, 2009/2010
Espaço Cultural Univali - Itajaí/SC - 2009
SESC Blumenau - Blumenau/SC - 2010
OF COR - Galeria Fita Tape - Porto Alegre/RS - 2011
Maratona Cultural - Cor - Florianópolis/SC - 2011/2012
O mar de Nestor Jr.
Após mais de um mês de sumiço, volto ao Vorkurs para falar e mostrar sobre a arte genial de Nestor Jr. Residente de Blumenau, Santa Catarina, esse artista plural (pois ele trabalha com telas, instalações, já desenvolveu estampas para camisetas, tênis, etc.) compôe um trabalho maravilhoso, inovador, mas que nos remete a algo familiar, antigo. Belas referências é o que não faltam no trabalho do autor, desde a Arte bíblica Bizantina, a “fase dourada” de Gustav Klimt e até mesmo as composições de Beatriz Milhazes. Favor não confundir referência com cópia, pois mesmo com uma linha de trabalho já existente, Nestor consegue fazer com que suas obras se mostrem moderníssimas e inovadoras, com temas lindos sobre o mar e a natureza humana. Há algum tempo atrás Nestor fez uma exposição individual na Galeria Quina, de Belo Horizonte e eu me arrependo todas as noites de não ter ido. Seguem abaixo algumas imagens do artista, o link para o seu flickr (onde você pode conferir a série de trabalhos que eu achei mais interessante: “Lembranças do meu mar”) e para o flickr da Quina Galeria. Façam bom proveito!
tecnica mista sobre papel
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
café e aquarela sobre papel
CARNÍVORA
Lançamento dia 1º de maio em Blumenau. Para anotar em suas agendas
sem titulo, 2012 • aquarela sobre papel 42x60cm
sem titulo, 2012 • aquarela sobre papel 42x60cm
fome-aquarela, 2012•
amoras - aquarela, 2012•
Casulos • Galeria Cor • Abertura 13.nov às 19h• —
Metade das vagas para a oficina estão preenchidas. :D
•08.nov abertura da expo • 10.nov oficina SESC Chapecó•
aquarela sobre papel, 2012•
Casulos • 13.nov • Cor Galeria
preparando minha volta às ruas. :D
*pitanga*
*Aquarela sobre papel - 2010*
* aquarela sobre papel, 2012 *
* aquarela sobre papel, 2012 *
Sem titulo, 2010 - 80x100cm - Obra na Galeria Cor
* casulo, 2012 - aquarela sobre papel *
* Vizinhos, 2011 *
* Pitangas, 2012 *
sem titulo, 2011
Rubro - Aquarela sobre papel, 2011
*Benzedeira - Aquarela sobre papel - 2012*
sem titulo, 2012
Barcos - Aquarela sobre papel 300g - 30x42cm
o livro-catalogo do 'tainhas na rede' chegou.
Mista Sobre papel - 50x70cm - 2010*
Mista Sobre papel - 80x100cm - 2010*
mista sobre papel - 80x100cm - 2009
pingado, 2009
Casulos • Galeria Cor • Abertura 13.nov às 19h• —
Metade das vagas para a oficina estão preenchidas. :D
•08.nov abertura da expo • 10.nov oficina SESC Chapecó•
aquarela sobre papel, 2012•
Casulos • 13.nov • Cor Galeria
13.nov em exposição na Cor Galeria •
Expo Coletiva de Artistas Catarinenses em São Joaquim/SC•
••amantes, 2012 - acrilica sobre papel••
preparando minha volta às ruas. :D
*pitanga*
*Aquarela sobre papel - 2010*
* aquarela sobre papel, 2012 *
* aquarela sobre papel, 2012 *
Sem titulo, 2010 - 80x100cm - Obra na Galeria Cor
* casulo, 2012 - aquarela sobre papel *
Está sendo distribuída a segunda edição do Jornal Cultural Art Office.
Matérias sobre:
Arte, design, museu de arte contemporânea em SC, arte-educação, artistas e seu novos trabalhos, galerias, escola de circo, direitos autorais em arte etc.
Capa de Nestor Jr.
Matérias sobre:
Arte, design, museu de arte contemporânea em SC, arte-educação, artistas e seu novos trabalhos, galerias, escola de circo, direitos autorais em arte etc.
Capa de Nestor Jr.
detalhe 'mãe', 2009
embranças do meu mar
* Vizinhos, 2011 *
* Pitangas, 2012 *
Carne Viva, 2012 - Aquarela sobre papel - 34x46cm
sem titulo, 2011
Rubro - Aquarela sobre papel, 2011
sem titulo, 2012
Barcos - Aquarela sobre papel 300g - 30x42cm
o livro-catalogo do 'tainhas na rede' chegou.
Mista Sobre papel - 50x70cm - 2010*
Mista Sobre papel - 80x100cm - 2010*
mista sobre papel - 80x100cm - 2009
pingado, 2009
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
100cm x 80cm
tecnica mista sobre papel
100cm x 80cm
100cm x 80cm
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Posters - 60cm x 45cm - edição 30 cópias - numeradas e assinadas - Contato: nestordesenho@gmail.com
Até 08.dez em São Paulo>>> http://
PRESS
Pixel Show 2011
Capa Lazer - Jornal de Sta Catarina 2011
Jornal Letras - Belo Horizonte/MG
Revista Wazap - Santa Catarina
Poutpourri Mag - Italia
Fluxus Mag - Colombia
Jornal Diário Catarinense
Blü Mag - EUA
Jornal Diário Catarinense
Revista Ruido - Santa Catarina
Woof Mag
Revista Rolling Stone
Revista Computer Arts Brasil
Jornais A Noticia e Diario Catarinense
B.Coolt
IdeaFixa Mag
Jornal de Santa Catarina
Diário Catarinense
Revista Nanu
Livro-catalogo do projeto de arte urbana "Tainhas na Rede" 2012
* Obras a venda na GALERIA COR EM FLORIANOPOLIS/SC
contato@corgaleria.com * (48) 3232_5620
*Obras a venda na FLAVIA TRONCA ART OFFICE EM FLORIANOPOLIS/SC
arte@flaviatronca.com.br * (48) 99362280
* Obras a venda na QUINA GALERIA - BELO HORIZONTE/MG
quinagaleria@gmail.com
*Obras a venda no ESPAÇO MABECK - BLUMENAU/SC
mabeck@mabeck.com.br * (47) 3322-0340
*Obras a venda na RV CULTURA E ARTE - SALVADOR/BA
rvculturaearte@gmail.com * (71) 3347-4929
Evolução Francesa é selo de curadoria da LACOSTE que evidencia
o que há de fresh em moda, música e arte no eixo cultural França-Brasil.
Entrevista::
Cores e curvas que desenham formas sensuais e o inusitadas: assim é arte experimental de Nestor Jr, artista brasileiro de 27 anos que há alguns meses decidiu se mudar para o interior da França. Na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Lyon, Nestor estuda técnicas de gravuras e leva parte do brazilian way para a arte francesa. A ideia deu tão certo, que o artista já tem agendada uma exposição coletiva em collab com a Galerie 16, além de quatro mostras individuais aqui no Brasil. Entre elas estão uma em Belo Horizonte, marcada para outubro na Quina Galeria, e outra em Salvador, prevista para novembro na RV Galeria.
Você costuma dizer que as pessoas muito feias te inspiram. Assim, você usa a arte para transformar o feio no belo. Quais outros poderes transformadores a arte representa para você?
Mais do que as coisas feias me inspirarem, eu gosto mesmo é de poder criar algum tipo de provocação dessa maneira também. Eu gosto muito do que é bonito, mas nem sempre essa beleza segue os padrões que nos querem impor diariamente. Na verdade, eu vejo beleza nessas coisas ditas “feias”.
As mulheres que eu tive como referência durante toda a minha vida, por exemplo, eram “grandes” mulheres de origem italiana que não tinham os corpos dentro do padrão de beleza que conhecemos – eu mesmo não sou lá o tipo mais padronizado que se espera de um homem (risos).
E ainda eu gosto de provocar de uma outra maneira: as “coisas feias” que a gente não pode mostrar, seja o desejo sexual, sejam palavras…essa busca do proibido, que na verdade vai além da simples provocacão que citei antes, muito mais para dismistificar, quebrar essa carapaça, naturalizar.
Senti que seus trabalhos se tornaram um pouco mais dramáticos depois de sua viagem para a França. Quais outras transformações a viagem fez sobre seu trabalho?
Na verdade não parei para fazer essa análise e acho que essa mudança só ficará mais clara para mim na volta para casa. Mas uma coisa é verdade, as referências vão mudando muito. A experiência num país com uma cultura tão diferente da nossa não tem como não tem como não acrescetar num trabalho artístico, porque a minha bagagem geralmente é traduzida para o meu trabalho.
É possível perceber uma pluralidade muito grande de técnicas e materiais em seu trabalho. De que forma essas experimentações acontecem durante o processo de criação das obras?
Esse ano eu continuei trabalhando com os materiais que eu já vinha estudando há mais tempo, especialmente com a aquarela.
Mesmo assim, comecei a experimentar aqui na França trabalhos com gravura (linogravura, monotipia, ponta seca). Pretendo estar mais focado nessas técnicas a partir do ano que vem.
Seus criações começaram com foco em moda e publicidade. Hoje você consegue transitar com muita facilidade entre trabalhos comerciais e alternativos. Qual a sua visão sobre os mercados de arte brasileiro e francês?
Na verdade a moda e a publicidade vieram depois. Quando eu ainda estava com muitas dúvidas sobre que carreira seguir, eu acabei optando por ser ilustrador, já que eu venho de uma família que nunca incentivou muito o caminho das artes. Porém, quando eu estava terminando meus estudos universitários em Publicidade e Propaganda, tive a oportunidade de mostrar alguns de meus trabalhos autorais em pequenas exposições e comecei a me dar conta de que seria possível manter uma carreira artística. Quando as coisas de fato começaram a acontecer, larguei a moda e a publicidade, mas a bagagem ficou. Hoje eu até faço alguns trabalhos comerciais quando as propostas me parecem interessantes, mas meu foco hoje é na linha autoral mesmo.
Quanto ao mercado consumidor de arte no Brasil, percebi de uma maneira muito feliz que ele está mudando. Meus compradores são estudantes, jovens do circuito artístico – teatro, artes visuais, música -, não mais apenas pessoas com muito dinheiro que querem investir. E acho que essa mudança acabou permitindo o surgimento de novos artistas. Já na França, não posso falar muito. Posso dizer que em Lyon existem infinitas galerias de todos os gêneros, espaços e ideologias, mas não saberia dizer como estão nessas questões. O fato de ter a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts aqui faz com que o número de jovens artistas seja gigantesco e isso cria uma diversidade de trabalhos incríveis.
Com tantas exposições agendadas, quais são as suas expectativas para a volta ao Brasil?
Estou morrendo de saudades dos amigos e do Brasil. A França é um lugar incrível, berço e efervescência das artes. Mas como desde antes da minha partida eu já sabia, meu lugar não é aqui. Não agora. Tenho todo um país – enorme – para conhecer e apresentar meus trabalhos. A expectativa da volta é a melhor possível.
WWW.FLICKR.COM/NESTORJR
NESTORJRART@FACEBOOK.COM
contato@corgaleria.com * (48) 3232_5620
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* Obras a venda na QUINA GALERIA - BELO HORIZONTE/MG
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*Obras a venda no ESPAÇO MABECK - BLUMENAU/SC
mabeck@mabeck.com.br * (47) 3322-0340
*Obras a venda na RV CULTURA E ARTE - SALVADOR/BA
rvculturaearte@gmail.com * (71) 3347-4929
Evolução Francesa é selo de curadoria da LACOSTE que evidencia
o que há de fresh em moda, música e arte no eixo cultural França-Brasil.
Entrevista::
Nestor Jr.
Postado por Maria Fernanda Vieira, do Lacoste Evolução Francesa
Cores e curvas que desenham formas sensuais e o inusitadas: assim é arte experimental de Nestor Jr, artista brasileiro de 27 anos que há alguns meses decidiu se mudar para o interior da França. Na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Lyon, Nestor estuda técnicas de gravuras e leva parte do brazilian way para a arte francesa. A ideia deu tão certo, que o artista já tem agendada uma exposição coletiva em collab com a Galerie 16, além de quatro mostras individuais aqui no Brasil. Entre elas estão uma em Belo Horizonte, marcada para outubro na Quina Galeria, e outra em Salvador, prevista para novembro na RV Galeria.
Nesta entrevista, Nestor nos conta um pouco mais sobre suas inspirações, técnicas, traça um panorama sobre os mercados de arte brasileiro e francês e ainda fala sobre suas expectativas para a volta ao Brasil, que acontecerá dentro de alguns meses.
Você costuma dizer que as pessoas muito feias te inspiram. Assim, você usa a arte para transformar o feio no belo. Quais outros poderes transformadores a arte representa para você?
Mais do que as coisas feias me inspirarem, eu gosto mesmo é de poder criar algum tipo de provocação dessa maneira também. Eu gosto muito do que é bonito, mas nem sempre essa beleza segue os padrões que nos querem impor diariamente. Na verdade, eu vejo beleza nessas coisas ditas “feias”.
As mulheres que eu tive como referência durante toda a minha vida, por exemplo, eram “grandes” mulheres de origem italiana que não tinham os corpos dentro do padrão de beleza que conhecemos – eu mesmo não sou lá o tipo mais padronizado que se espera de um homem (risos).
E ainda eu gosto de provocar de uma outra maneira: as “coisas feias” que a gente não pode mostrar, seja o desejo sexual, sejam palavras…essa busca do proibido, que na verdade vai além da simples provocacão que citei antes, muito mais para dismistificar, quebrar essa carapaça, naturalizar.
Senti que seus trabalhos se tornaram um pouco mais dramáticos depois de sua viagem para a França. Quais outras transformações a viagem fez sobre seu trabalho?
Na verdade não parei para fazer essa análise e acho que essa mudança só ficará mais clara para mim na volta para casa. Mas uma coisa é verdade, as referências vão mudando muito. A experiência num país com uma cultura tão diferente da nossa não tem como não tem como não acrescetar num trabalho artístico, porque a minha bagagem geralmente é traduzida para o meu trabalho.
É possível perceber uma pluralidade muito grande de técnicas e materiais em seu trabalho. De que forma essas experimentações acontecem durante o processo de criação das obras?
Esse ano eu continuei trabalhando com os materiais que eu já vinha estudando há mais tempo, especialmente com a aquarela.
Mesmo assim, comecei a experimentar aqui na França trabalhos com gravura (linogravura, monotipia, ponta seca). Pretendo estar mais focado nessas técnicas a partir do ano que vem.
Seus criações começaram com foco em moda e publicidade. Hoje você consegue transitar com muita facilidade entre trabalhos comerciais e alternativos. Qual a sua visão sobre os mercados de arte brasileiro e francês?
Na verdade a moda e a publicidade vieram depois. Quando eu ainda estava com muitas dúvidas sobre que carreira seguir, eu acabei optando por ser ilustrador, já que eu venho de uma família que nunca incentivou muito o caminho das artes. Porém, quando eu estava terminando meus estudos universitários em Publicidade e Propaganda, tive a oportunidade de mostrar alguns de meus trabalhos autorais em pequenas exposições e comecei a me dar conta de que seria possível manter uma carreira artística. Quando as coisas de fato começaram a acontecer, larguei a moda e a publicidade, mas a bagagem ficou. Hoje eu até faço alguns trabalhos comerciais quando as propostas me parecem interessantes, mas meu foco hoje é na linha autoral mesmo.
Quanto ao mercado consumidor de arte no Brasil, percebi de uma maneira muito feliz que ele está mudando. Meus compradores são estudantes, jovens do circuito artístico – teatro, artes visuais, música -, não mais apenas pessoas com muito dinheiro que querem investir. E acho que essa mudança acabou permitindo o surgimento de novos artistas. Já na França, não posso falar muito. Posso dizer que em Lyon existem infinitas galerias de todos os gêneros, espaços e ideologias, mas não saberia dizer como estão nessas questões. O fato de ter a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts aqui faz com que o número de jovens artistas seja gigantesco e isso cria uma diversidade de trabalhos incríveis.
Com tantas exposições agendadas, quais são as suas expectativas para a volta ao Brasil?
Estou morrendo de saudades dos amigos e do Brasil. A França é um lugar incrível, berço e efervescência das artes. Mas como desde antes da minha partida eu já sabia, meu lugar não é aqui. Não agora. Tenho todo um país – enorme – para conhecer e apresentar meus trabalhos. A expectativa da volta é a melhor possível.
WWW.FLICKR.COM/NESTORJR
NESTORJRART@FACEBOOK.COM
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